Lar de belezas naturais exuberantes, além da cultura riquíssima, o destino é uma excelente opção para viagens em qualquer época do ano

Quem ama viajar e conhecer belíssimas paisagens naturais precisa marcar uma viagem para a Patagônia. Ela é o terceiro território em extensão de gelo do mundo, tendo 23 mil quilômetros quadrados cobertos por neve.

Dois países dividem a região que fascina os viajantes: a Patagônia Argentina e a Patagônia Chilena são áreas turísticas muito procuradas para o turismo de luxo e por casais em lua de mel.

Quer saber o que tem de tão envolvente por lá? Continue a leitura e conheça 3 excelentes motivos para visitar a Patagônia!

Qual é a diferença entre a Patagônia Argentina e a Chilena?

Além das diferenças culturais entre os dois países, é importante entender as diferentes possibilidades de turismo que você tem nas duas Patagônias.

A maior parte do território está na Argentina, onde também se concentra o maior número de cidades. É uma ótima opção para quem quer conhecer o país além de Buenos Aires. Sendo assim, possui mais infraestrutura para receber turistas, tendo como destaque Ushuaia, também conhecida como “cidade do fim do mundo” por se localizar no extremo austral da América do Sul. Algumas das principais atrações são o Parque Nacional Los Glaciares, o Museu do Fim do Mundo, a Cordilheira Martial e o Parque Nacional Terra do Fogo.

Já a Patagônia Chilena ocupa 240 mil quilômetros quadrados, que vão de Puerto Montt até Punta Arenas, um dos principais portos do Chile. Os principais pontos turísticos são o Parque Nacional Torres Del Paine, o Parque Nacional Bernardo O’Higgins e a Ilha Magdalena.

Qual é a melhor época para visitar a Patagônia?

A melhor época para ir à Patagônia depende do que você espera viver por lá. Afinal, é uma região que pode oferecer experiências diversificadas nas estações quentes e frias.

No verão, as temperaturas são amenas, embora você não sinta calor. Os dias são mais longos, com maior tempo de luz do sol para passear e aproveitar a estadia. Assim, é uma boa estação para quem quer aproveitar ao ar livre. Porém, você precisa saber que neste período há ventos fortes que podem chegar a 120 km/h.

Durante a primavera, os termômetros começam a baixar, mas é uma época excelente para quem quer aproveitar os lagos e fazer trekking. O outono tem algumas semelhanças, apesar do frio aumentar assim como a incidência de chuvas. Apesar disso, conta com um pôr do sol muito romântico, sendo uma ótima escolha para os casais.

O inverno, por sua vez, é a estação que entrega tudo o que você pensa ao imaginar a Patagônia. O frio é intenso, os dias são mais curtos e a paisagem vira um espetáculo de neve e gelo. Nos meses de julho e agosto, alguns estabelecimentos podem fechar devido às condições climáticas.

Por que visitar a Patagônia? Veja 3 motivos!

Paisagens belíssimas

A Patagônia é o destino perfeito para uma viagem de tirar o fôlego. No lado chileno, você vai conhecer o Parque Nacional Torres del Paine, declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, em 1978. Sem falar nos lagos azul turquesa, devido ao derretimento dos glaciares, e uma rica fauna de pumas, raposas, gansos selvagens e outras espécies.

Na Argentina, o destaque fica para a geleira Perito Moreno, a mais famosa entre trezentos glaciares. Um ponto positivo é o acesso por carro, no Parque Nacional Los Glaciares.

 

 

 

Gastronomia

Para quem deseja apenas relaxar e desfrutar de uma boa comida, a gastronomia patagônica não deixa a desejar em nada. No lado argentino, você pode experimentar carnes típicas deliciosas, como o cordeiro argentino, a centolla (preparada com caranguejos do oceano), a merluza negra e o célebre bife de chorizo.

No Chile, os destaques vão para as tortas e caldos. Os pastéis de choclo e as empanadas são muito populares com seus recheios deliciosos. Além disso, o caldo de congrio e machas a la parmesana são dois pratos feitos de peixes e frutos do mar que impressionam quem experimenta.

Altas aventuras

Por fim, quem viaja para viver aventuras únicas também encontra passeios incríveis na Patagônia. Há várias opções de trekking, ou seja, de caminhadas nos glaciares, que permitem apreciar a paisagem de perto. Outra opção são os passeios em 4×4 e para a observação da vida animal na região, como os pinguins no Canal Beagle.

 

 

 

 

 

 

A Patagônia é um destino que surpreende em qualquer época do ano. Para viajar sem imprevistos e com todo o conforto possível, conte com a ajuda da Vai pro Mundo para realizar seu sonho de conhecer o sul da Terra!