Se ainda não te contaram, segura essa: a Itália está de portas abertas para os brasileiros vacinados! O país abriu suas fronteiras no dia 1º de março, depois de dois anos sem permitir a entrada de turistas em suas terras. 

E com essa notícia, obviamente que não poderíamos deixar de celebrar do jeitinho que a Vai Pro Mundo mais gosta: inspirando viajantes com dicas de roteiros incríveis! Até porque, a Itália é a queridinha dos brasileiros quando o assunto é Europa. 

Então, chega de conversa e vamos aos trabalhos! Ao longo deste blog você confere um itinerário de norte a sul pelos encantos italianos. Um deles é para quem deseja uma aventura praiana, e o outro, para quem ama o friozinho europeu. 

Inverno no norte da Itália 

Assim como nas outras temporadas, o inverno na Itália é sempre charmoso! A época das baixas temperaturas ocorre entre os meses de dezembro a março. Especialmente no norte, o clima é ainda mais gélido. Ou seja, perfeito para se deliciar com ótimos vinhos e curtir a neve! 

Lombardia 

Arte, cultura, turismo e arquitetura sem igual. A região da Lombardia reserva grandes florestas, picos nevados, incontáveis lagos e cidades belíssimas. Assim sendo, não deixe de fazer um passeio no centro histórico de Pavia, se aventurar nas estações de esqui de Cortina d’Ampezzo e apreciar todas as atividades turísticas de Milão. Afinal, sua modernidade fica ainda mais bela nesta época. 

Vêneto 

Vêneto faz parte da Lombardia, mas merece destaque! Localizada aos pés das montanhas Dolomitas junto às margens do imponente mar Adriático, a região é recheada de colinas e vales. Quem a visita, tem a oportunidade de incluir Verona, Vicenza, Padova e Treviso no roteiro, afinal, ela é o pontapé inicial de uma expedição incrível. Inclusive, se você não abre mão de um bom vinho, os passeios pelas vinícolas vão te surpreender! 

Piemonte 

Sua intenção é aproveitar o friozinho para explorar a culinária italiana? Piemonte é o destino certeiro para experimentar a gastronomia única do norte do país. Até porque, a região se encontra aos pés dos Alpes, bem na fronteira entre a Suíça e a França. Ou seja, bares temáticos e restaurantes sofisticados são marcas registradas. Entre uma refeição e outra, aproveite para passear pelas colinas verdejantes e conferir cada detalhe de seus vilarejos charmosos. 

Verão no sul da Itália 

Agora, mudando completamente de estação, que tal algumas dicas para curtir o verão da Itália? A temporada tem início em junho e se estende até o mês de setembro. Bem como apresentamos um roteiro pelo norte, nada mais justo do que destacarmos a região sul, né? 

La Pelosa, Sardenha 

Como um bom destino praiano, aqui você encontra mar azul cintilante, areias branquinhas e muita tranquilidade. La Pelosa é uma das mais amadas de Sardenha, pois é um recanto isolado deslumbrante. Na praia, o mar é calmo e límpido, o que possibilita enxergar até os detalhes de seus pés! 

Tropea, Calábria

Conhecida por ser “A Joia da Calábria”, ela é a combinação de mar esplêndido, falésias multicoloridas e beleza singular. Assim que o viajante atravessa o centro histórico da cidade, ele dá de cara com o mar Tirreno. Aí já sabe, né? É paixão à primeira vista!

A mais buscada da região é a Praia della Rotonda, localizada ao abrigo da imensa parede rochosa de São Leonardo. Portanto, se você gosta de esportes aquáticos, não pense duas vezes: dê um mergulho de snorkel e aventure-se na canoagem. 

Cetara, Campania 

Cartão-postal da Costa Amalfitana, ela é uma simpática vila de pescadores que divide os olhares entre suas águas azuis e pomares de frutas cítricas. Sem dúvida, o cenário é revigorante! Não é à toa que ela é um dos cantinhos mais disputados pelos turistas durante o verão… 

A vantagem da praia está na localização. Pois fica muito próxima à cidade, o que possibilita que os visitantes desfrutem dos restaurantes e outros serviços da vila. Pegue seu drink, coloque seu óculos de sol e sinta a brisa relaxante que ela tem! 

Personalize seu roteiro com a Vai Pro Mundo

E aí, gostou das dicas? Agora que a Itália está de braços abertos para nos receber, é hora de planejar uma viagem maravilhosa por lá. Com a Vai Pro Mundo você tem a oportunidade de personalizar um roteiro e selecionar quais experiências deseja viver neste encanto europeu. 

Converse com a nossa equipe e explore as terras italianas! 

Atualização de entrada de brasileiros na Itália 

Em 1º de junho a Itália suspendeu todas suas restrições de entrada, independentemente da nacionalidade do viajante. Até então, todos os visitantes precisavam mostrar comprovante de vacinação, de recuperação ou resultado negativo de covid-19 para serem liberados de cumprir a quarentena de cinco dias. Agora, nada disso é preciso.