O período de férias escolares se aproxima e é nessa época que os pais aproveitam para viajar com as crianças, seja para fugir do frio nas praias do Nordeste ou fugir do calor na Serra Gaúcha.

Mas, viajar com os filhos não é uma tarefa fácil, especialmente porque elas exigem a nossa completa atenção. Ainda mais quando o destino é um lugar que elas não conhecem.

Nosso objetivo é dar algumas dicas para os pais que já programaram as férias e estão preocupados com a ideia. Calma! Esse é um momento maravilhoso que ficará registrado na memória dos pequenos por muito tempo.

Aqui vão 7 dicas do que fazer para não se estressar:

1 – Pesquisa

A pesquisa é essencial! Viajar em família é o momento para aproveitar e relaxar, então pesquise destinos que ofereçam atividades para todos os membros, sejam eles crianças ou adultos. A diversão deve ser garantida, principalmente porque as crianças ficam ansiosas e agitadas durante os passeios.

Dê preferências para lugares que sejam divertidos e não se tornem entediantes. Por exemplo, não dá para ir em um teatro assistir ópera com os pequenos, né?!

Outro fator importante que precisa ser levado em consideração é a amamentação. Alguns países permitem que o ato seja feito em lugares públicos, enquanto outros pedem que se procure um lugar mais reservado, como fraldários. Informe-se!

2 – Planejamento

Quando o destino é fora do Brasil, é preciso pensar no conforto das crianças, visto que a pressão do ar em um avião será bastante incômoda, principalmente quando se viaja com bebês.

Nesse contexto, alguns pais dão preferência para os voos noturnos, próximos aos horários que os pequenos dormem, tornando o trajeto menos estressante.

Caso uma conexão seja necessária, escolha aqueles voos com bastante espacejamento de tempo, o que evita desgaste com o embarque. Explicaremos o motivo mais adiante! 😉

3 – Malas

Assim que escolher o destino e fazer o planejamento, reúna as crianças e torne o ato de fazer as malas uma ocasião prazerosa para as crianças, sem esquecer que as bagagens devem ser pequenas e práticas, especialmente porque quem viaja em família carrega muitos itens, como brinquedos e fraldas.

Verifique com a companhia aérea se eles oferecem carrinhos de crianças no deslocamento pelo aeroporto, o que facilita muito se os seus filhos ainda forem novinhos.

4 – Embarque

Evite as filas de check-in no aeroporto e poupe tempo fazendo o processo pela Internet. Desde 29 de abril, as novas regras de franquia de bagagem estão valendo, por isso, evite o despacho de malas em viagens nacionais. Se o seu destino for internacional, a Vai Pro Mundo te ajuda na orientação.

No dia do embarque, evite correrias desnecessárias. Por estar com crianças, é melhor não arriscar, portanto programe-se para chegar com muita antecedência a fim de minimizar atrasos. É importante ficar de olho no portão de embarque, que algumas vezes muda sem a gente notar.

5 – Avião

Reflita sobre o próprio design da aeronave e defina prioridades. Se o seu voo é noturno e você deseja que seus filhos adormeçam durante a viagem, evite o fundo pela movimentação por conta dos banheiros. Também é a área preferida das pessoas que viajam em grupo e, por esse motivo, é a mais barulhenta.

O meio da aeronave é o lugar preferido de papais e mamães, isso porque são as áreas que possuem mais espaço para as pernas, o que possibilita distrair melhor os pequenos. Apesar de ser mais calma, o meio é a parte mais próxima das asas, o que pode gerar desconforto para os pequenos, que sentirão mais a pressão e o barulho das turbinas.

Sentar na frente pode parecer vantajoso pelo silêncio, mas possui bastante movimentação da equipe de bordo, pela proximidade da cabine.

Outro fator que precisa ser pensado é a questão dos assentos no corredor ou janelas. As crianças adoram observar tudo e, por esse motivo, adoram os assentos na janela, que podem ser mais apertados. Vale definir o que é mais importante!

6 – Hospedagem

Sabe aquele hotel maravilhoso que você adoraria se hospedar? Reflita muito antes de reservar. Quando se está com crianças, é preciso pensar em praticidade e isso inclui acomodações que priorizem muito além de conforto. Se os seus filhos são muito novinhos, evite andares altos por causa das escadas e dê preferências pelos hotéis que possuem elevadores para facilitar o deslocamento.

7 – Segurança

Compre pulseiras que permitam a identificação, colocando o seu contato para caso a criança se perca. É um momento desesperador, nós sabemos, então previna-se. Em alguns casos, vale a pena investir em um GPS na roupa ou mochila dos pequenos, permitindo o rastreio via aplicativo.

 

Se você tem filhos pequenos, certamente adorou nossas dicas de viagem em família. Além disso, a Vai Pro Mundo estará auxiliando todos as etapas de sua viagem de férias, então apenas relaxe. Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais.