Dubai é sinônimo de riqueza, modernidade e ostentação. Fundada em meio às dunas do deserto, é difícil imaginar que em um cenário tão “cru” seria erguida a cidade mais esplendorosa dos Emirados Árabes Unidos. Capital do estado que tem o mesmo nome, Dubai é uma cidade cosmopolita e um grande centro de negócios – que cresce em ritmo acelerado graças aos frutos do petróleo. Uma vez na cidade, o viajante se dará conta que um ditado muito popular no Brasil não faz o menor sentido para os árabes: em Dubai, o céu nunca foi o limite.

Elaboramos uma lista com as principais atrações de Dubai que não podem ficar de fora do roteiro de nenhum visitante!

Burj Khalifa

A arquitetura arrojada é uma das marcas de Dubai. A cidade coleciona arranha-céus e o Burj Khalifa é considerado o edifício mais alto do mundo! Com 828 metros de altura e 160 andares, o prédio tem uso comercial e residencial, abrigando um hotel de luxo. O deque de observação “At The Top” fica no 124⁰ andar. De lá é possível ter uma visão de 360 graus da cidade, do oceano e do deserto.

Dubai Mall

Considerado o maior shopping do mundo, está localizado em Downtown Dubai no complexo do Burj Khalifa. São mais de 1.400 lojas, restaurantes e diversas atrações capazes de prender os turistas por dias. É por ele que o visitante acessa o At The top, tem oportunidade de visitar um dos maiores aquários indoor do mundo – o Dubai Aquarium. E também andar numa grande pista de patinação no gelo, pilotar um simulador de Boeing A 380 e apreciar o famoso espetáculo das Fontes de Dubai, que ocorre no lago artificial do shopping, com águas luminosas e dançantes.

Burj Al Arab

Outra marca arquitetônica da cidade é o Burj Al Arab. Um prédio cujo formato lembra a vela de um Dhow, barco típico árabe. A estrutura abriga um hotel sete estrelas listado entre os melhores do mundo. Localizado em uma ilha artificial, apenas hóspedes e clientes (com reservas) em um dos nove restaurantes podem acessar o prédio.

Praias de Dubai

A cidade dos superlativos não é feita apenas de atrações gigantescas, pelo menos não só no sentido de altura. No verão, Dubai é conhecida pelas alta temperaturas. Mas independente da estação, as praias da cidade são um destino procurado por turistas do mundo inteiro. Grande parte da costa é dominada por resorts com praias privadas, mas há opções de praias públicas que em nada deixam a desejar. Listamos três dicas de praias livres para visitar:

  • Kite Beach: cenários de várias atividades esportivas tanto na areia quanto na água. A vista contempla o Burj Al Arab e há sempre food trucks em um clima mais familiar e despojado.
  • JBR Beach: localizada na Marin de dubai, é um ambiente familiar cm lojinhas e cabanas de praia, festas e parque aquático.
  • Sunset Beach: também com vista para o Burj Al Arab, é muito procurada por surfistas no inverno.

Palm Jumeirah

Mais uma façanha arquitetônica que o turista só encontra em Dubai. É um arquipélago artificial em formato de palmeira, que se estende pelo Golfo Pérsico, e comporta vários resorts de luxo, hotéis e residências. Formado por tronco, uma coroa com 17 copas e um quebra mar, formando uma barreira às ondas, o megaprojeto – que pode ser visto do espaço! –contou com utilização de materiais naturais para construção, pois a ideia era que casasse perfeitamente com a paisagem da região.

Dubai Creek e Souks

A região mais antiga da cidade, Dubai Creek difere de toda a paisagem extravagante de Dubai. Trata-se de um canal que corta o centro da cidade e é passagem para acessar os bairros de Deira (norte) e Bur Dubai (sul), região que concentra as atrações históricas da cidade. Para realizar o trajeto é necessário pegar um Abra, uma embarcação aberta, que é um dos passeios mais tradicionais em Dubai.

Bur Dubai concentra os prédios históricos da cidade, um bom passeio para ver o quanto Dubai cresceu desde quando era só um entreposto comercial. Lá também está o Museu de Dubai e alguns restaurantes tradicionais. Do outro lado, o Deira comporta os mercados populares da cidade, conhecidos como souks, famosos por vender todos os tipos de produtos. Os mais populares são o Gold Souk – o maior mercado de ouro do mundo – e o Spice Souk, ideal para os amantes da gastronomia, com uma enorme variedade de especiarias. O turista deve ficar de olho nos preços, nos souks a regra é negociar!

Deserto de Dubai

Dubai é cercada por dunas de areias douradas e finas. É possível fazer um passeio no deserto ao redor da cidade com um safari 4×4, jantar em um acampamento deserto, observar os animais da região, passear de camelo ou mesmo passar a noite no deserto. É possível contratar um sobrevoo de helicóptero, hidroavião e até mesmo de balão pelo deserto!

Ficou curioso para conhecer Dubai? A Vai Pro Mundo tem um roteiro exclusivo para Dubai e Turquia esperando por você! Nossos agentes estão pronto para te atender.