Saiba qual é a melhor época para viajar rumo a um dos refúgios mais encantadores do nordeste brasileiro, bem como onde se hospedar e quais comidas típicas e atrações esperar

Em se tratando do nordeste brasileiro, sempre é um bom momento para se estar lá. Na paradisíaca praia de Jericoacoara, principal destino turístico do Ceará (CE) com suas águas cristalinas e areia branquinha, não é diferente.

Localizada a 300 km da capital Fortaleza, no município de Jijoca, é carinhosamente chamada de Jeri graças a seus encantos que resultam em paixão à primeira vista. Não por acaso, turistas e celebridades que visitam a pequena e charmosa vila de pescadores a consideram um dos melhores lugares do mundo.

Contudo, as lindas paisagens da região podem mudar um pouco a depender do calendário e estação, tornando a estadia mais agradável em determinados períodos quando pensamos em atrações e comodidades. Por isso, vale a pena conferir se o mês da viagem irá atender suas expectativas.

A depender do perfil do viajante, a estadia será mais agradável e produtiva ao escolher a hora certa. No post de hoje, te ajudamos a decidir falando sobre:

  • O que esperar do clima de janeiro a dezembro;
  • Sugestões de passeios;
  • Um pouco da gastronomia local;
  • Hotéis indicados pela Vai Pro Mundo.

Segundo semestre é alta temporada em Jeri

Quem faz questão de aproveitar os dias ensolarados, o ideal é que se programe para ir de agosto a dezembro. Além do período que os cearenses chamam de “quadra chuvosa” (referente aos quatro meses do ano em que é possível chover) ter acabado, somam-se outras peculiaridades, como por exemplo a realização de passeios que dependem das condições climáticas para acontecer.

Confira um resumo com as principais vantagens de conhecer Jericoacoara no segundo semestre:

  • Chove bem menos, o que significa que os passeios serão mais secos e com ótimos dias de sol;
  • É uma época de ventos, o que é bom para refrescar as temperaturas e incrível para quem pratica esportes que dependem do clima;
  • Como no primeiro semestre chove bastante, no segundo as lagoas já estão bem cheias e preparadas para os turistas as desfrutarem ao máximo.

De qualquer maneira, é bom saber o que esperar de cada mês caso não seja possível se programar tanto. Ou se os primeiros seis meses do ano forem os mais propícios para uma pausa na sua rotina.

Pensando nisso, hoje trazemos um breve resumo do que esperar de Jericoacoara de janeiro a dezembro. Claro que para ter o frio de Curitiba em Jeri, só ligando o ar-condicionado. Todavia, a dica de ouro é ficar ligado para não ter nenhuma surpresa durante as férias.

Se você já está de viagem marcada para lá, não deixe de ver também a matéria com os principais pontos turísticos de Jeri.

O que esperar de cada mês do ano em Jericoacoara

Janeiro e fevereiro

Apesar de ser verão e as temperaturas subirem, o começo do ano não é considerado alta temporada em Jericoacoara. O tempo encoberto, assim como os mosquitos, predomina. Inclusive, os temporais começam a dar as caras em fevereiro.

Não é a mesma umidade a que estamos acostumados aqui no Sul, obviamente. Porém, o segundo semestre é muito mais agradável. Aliás, um detalhe importante: mesmo com a previsão não tão animadora, o movimento é alto por causa das férias escolares e do Carnaval.

Março e abril

São os dois meses mais chuvosos, acredite. Certamente, há sempre alguém que esteve em algum deles para dizer o contrário, mas possivelmente essa pessoa teve sorte. As chances do volume de chuvas aumentar é grande, da mesma forma que as nuvens predominam no céu. Diante do cenário, o passeio de barco para a Pedra Furada, um dos mais procurados, costuma acontecer com menos frequência.

Maio e junho

As chuvas começam a diminuir, mas os dias nublados ainda são corriqueiros. Apesar do calor, com temperaturas médias entre 25ºC e 28ºC, a faixa de areia segue mais vazia, enquanto os praticantes de esportes aquáticos vão sendo atraídos pelas condições favoráveis do tempo que promete começar logo a seguir.

Julho, agosto e setembro

Após tanta água, em julho as lagoas estão cheias e formam o que os locais chamam de “fronhas”, em alusão aos Lençóis Maranhenses. Trata-se de um intervalo interessante para quem quer fugir das chuvas sem enfrentar um sol tão escaldante. Essa amenidade é o que leva muitos turistas para Jeri entre julho e setembro. Vale destacar que a calmaria observada durante a semana dá lugar a um burburinho maior aos sábados e domingos.

Outubro

Em outubro de 2022, aconteceu a primeira edição do Jeri Festival. Como se não bastassem os cenários paradisíacos, o projeto cultural foi criado para levar apresentações de teatro, folclore, música, artes visuais e outras linguagens. Oferecido gratuitamente a moradores, visitantes e turistas, conta com várias apresentações e exposições artísticas, além de saraus literários, desfiles de moda e shows musicais. Uma excelente oportunidade para celebrar e divulgar as raízes culturais locais. Ou seja, uma boa pedida de passeio alternativo caso esteja por Jeri na ocasião.

Agosto a novembro

Chegamos à época do ano em que quase há uma unanimidade sobre ser a melhor para se estar em Jeri – quem concorda respira! O fato é que de agosto até o fim do ano, dificilmente terá um dia nublado, que dirá chuvoso. Os termômetros começam a subir até chegarem à casa dos 30ºC.

Por outro lado, os ventos amenizam o calor. E, por serem fortes, são ideais para a temporada de esportes aquáticos. Entre os mais famosos, estão windsurf (prancha à vela) e kitesurf (prancha com ou sem alças). Como é considerada uma referência nessas modalidades, gente do mundo inteiro vai para Jeri em busca da experiência.

Quem nunca praticou também pode se arriscar ou partir para o SUP (stand up paddle), caiaque e surfe. Isso porque a infraestrutura da vila conta com centros de ensino compostos por instrutores treinados e certificados. Durante as aulas, um bote de segurança fica na água acompanhando os movimentos dos alunos no mar. Os interessados precisam alugar os equipamentos.

A partir de outubro, principalmente por causa dos feriados prolongados, tudo sobe de valor, de diárias nos hotéis até alimentação e ingressos. Para conseguir uma acomodação é necessário reservar com antecedência, ou correr o risco de ficar sem. No Ano Novo, os preços são astronômicos, mas é possível estar na mesma festa do ator Caio Castro ou topar com algum ex-BBB.

Passeios para fazer em Jericoacoara

Jericoacoara é pequena, mas ostenta muitas praias e pontos turísticos. Serão necessários pelo menos dois dias e um bom guia para conhecer os principais – clica aqui e dá uma olhada. Pode fazer os passeios por conta própria? Claro que pode, embora a decisão possa significar não aproveitar tão bem todo o potencial turístico de Jeri por fatores como tempo, deslocamento e paradas.

Para quem ama planejar a viagem e não quer perder nada, o ideal é fazer um cronograma antes de embarcar, assim como fazemos com os clientes aqui na Vai Pro Mundo. Dessa forma, o tour já estará escolhido e pago, e só vai faltar aproveitar. Mas os ingressos também podem ser comprados na hora no centrinho de Jeri.

Nesse sentido, escolher como desbravar será uma das decisões difíceis a serem tomadas no paraíso. Os lados leste e oeste da vila são os mais requisitados, com opções que variam de valor e procura dependendo do mês escolhido. Além das canoas que passam pelos belos manguezais do Rio Guriú para avistar cavalos-marinhos, nas dunas são vistos veículos como caminhonetes 4×4, quadriciclos e jardineiras.

Entretanto, os mais escolhidos são os buggys. A vantagem é que o bugueiro, ou motorista, costuma ser um morador que conhece cada cantinho de Jeri. Por isso, ele te levará aos locais mais desejados, aqueles que irão proporcionar os melhores visuais e as recordações mais inesquecíveis. Sem contar que pagando um pouco mais o pacote inclui sessão de fotos ao longo dos passeios, que duram em torno de 6h.

Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara

No Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, criado em 2002, está a área de preservação ambiental administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Parna, como é chamado, tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

Em seus 8.850 hectares, incluindo também uma faixa marítima com um quilômetro de largura paralela à linha costeira, possui diversos atrativos. Além da contemplação de monumentos naturais que são os cartões-postais de Jeri, como Pedra Furada, Serrote e Árvore da Preguiça, pode-se passear a cavalo e assistir ao belíssimo espetáculo do pôr-do-sol.

Culinária cearense: o que comer em Jericoacoara

Se tem uma parte ansiosamente aguardada em qualquer viagem ela é, sem dúvidas, a de desfrutar dos prazeres da mesa. Conhecer a gastronomia do destino escolhido representa uma oportunidade imperdível da trip, já que assim descobre-se mais do que sabores, mas também um pouco da história do lugar, seus costumes e tradições.

A vila de Jericoacoara é incrível não só pelas suas belezas naturais, mas também pela rica culinária. Nela, os pratos típicos nordestinos marcam presença, como: baião de dois, churrasco de carneiro e receitas preparadas com carne de sol, macaxeira e tapioca. Os peixes da costa cearense também rendem ótimas refeições. Os mais comuns são o pargo, a cavala, a pescada-amarela, o sirigado e o robalo

Para quem não dispensa uma caranguejada, há restaurantes que prometem tudo e entregam o dobro. Como não podia deixar de ser, a iguaria do litoral brasileiro, o camarão, se faz presente em diversas preparações, tais como arroz e bobó. Do cardápio, o sarapatel e a moqueca de arraia estão entre os mais pedidos e são de dar água na boca. Para acompanhar, não deixe de provar a caipirinha de cajá.

Por receber turistas de várias nacionalidades e para agradar os diversos tipos de paladar, o setor gastronômico de Jeri é variado. Para que todos sintam-se acolhidos, há bares e restaurantes à escolha do cliente, que vão desde comidas mais leves, vegetarianas e veganas, a clássicos italianos, fast foods e muito mais.

Onde se hospedar em Jeri

Da hospitalidade que é peculiar ao povo nordestino, sobretudo o cearense, passando por acomodações e refeições impecáveis, a rede hoteleira de Jericoacoara não poupa esforços para agradar seus hóspedes. Seja de frente para o mar ou integrado à natureza, a ideia é fazer com que cada um que passe por Jeri volte para casa com a melhor experiência na bagagem.

Veja a seguir a lista de hotéis que a Vai Pro Mundo indica para você se hospedar com total conforto e tranquilidade:

  • Hurricane Jeri
    https://www.jerihurricane.com.br/
  • Casa na Praia Jeri
    https://www.casanapraiajeri.com/?utm_source=google&utm_medium=organic&utm_campaign=google-meu-negocio
  • Rox by Essenza Hotel
    https://www.roxhotel.com.br/
  • Essenza Hotel
    https://www.essenzahotel.com.br/

Ficou na dúvida sobre qual hotel ou época do ano escolher? Bora para Jeri com a Vai Pro Mundo. A gente te ajuda a viver os melhores dias da vida no paraíso sem preocupações! Venha nos visitar em nossa nova sede!