Certamente você já deve ter visto em algum lugar, fotos de uma festa onde as cores estão por todas as partes. Nos cabelos, nas roupas, nos ventos e, até mesmo, no rosto! O tradicional Holi Festival, que acontece na Índia durante o mês de março, é uma das celebrações mais bonitas do mundo! O evento marca o fim do inverno e a chegada da primavera no país com muita música e alegria. Além do festejo, há toda uma história por trás desta incrível festa das cores que simboliza também a vitória do bem sobre o mal. 

Por isso, se você quer saber tudo sobre esta celebração que reúne milhares de pessoas na Índia, você está no lugar certo! 

Origem do festival 

Apesar de ser uma celebração do hinduísmo, a religião mais antiga da Índia, o festival surgiu com base em diversas histórias do folclore local. A principal delas você confere a seguir: 

Lenda do rei Hiranyakashyap

De acordo com a lenda hindu, o rei queria que toda a sua população o reconhecesse como um deus único e soberano. Mas, seu filho Prahlad, não aceitava tal condição e continuou adorando suas divindades. 

O rei, furioso com a desobediência de seu filho, ordenou que sua irmã Holika o queimasse numa fogueira! No entanto, o plano deu errado, pois um dos deuses que Prahlad adorava o salvou, deixando Holika em meio às chamas. 

Por conta desta lenda é que todos os anos o festival se inicia com a fogueira de Holika, símbolo da ascensão e vitória do bem contra o mal.

Como são as celebrações 

O Holi é um festival igualitário e que abraça as diferenças. Na véspera, as pessoas reúnem galhos e folhas secas e constroem diversas fogueiras pelas ruas das cidades indianas. No dia seguinte, assim que elas se apagam, a celebração começa! 

As cores tomam conta das ruas, as pessoas saem de suas casas e brincam entre si com o famoso pó colorido, além das tintas. A positividade invade o coração de todos e a música agita a grande festa da primavera. Flores, brincadeiras, boas energias e muita curtição!

O significado por trás das cores

Assim como separamos o look de “réveillon” com uma cor específica para atrair o que desejamos, as cores do Holi Festival também têm um grande significado. Inclusive, elas não são escolhidas aleatoriamente, mas sim, de acordo com o que você deseja transmitir. 

Verde: vitalidade e força 

Rosa: amor 

Laranja: otimismo e alegria

Azul: calma

Vermelho: pureza, fertilidade e beleza 

Amarelo: piedade, humildade e saúde 

Sendo assim, todos aqueles que entram na brincadeira e aceitam receber os pós coloridos, se permitem ter uma vida mais leve e feliz!

Sugestão de roteiro da VPM

O festival em si já é uma oportunidade e tanto para conhecer um pouquinho mais das tradições da Índia e sentir a energia vibrante que o país entrega. Mas você sabia que pode aproveitar sua viagem por lá para explorar o Triângulo Dourado? As três cidades formam os clássicos indianos e, uma delas, abriga uma das Sete Maravilhas do Mundo! Confira: 

Delhi

A famosa capital da Índia impressiona logo de cara! O agito é visto em cada esquina, afinal, ela abriga mais de 16 milhões de habitantes. Ao mesmo tempo que ela é caótica, é extremamente encantadora. Com seus mais de mil prédios e monumentos históricos, a cidade presenciou o nascimento e a morte de vários impérios. Por isso, se você curte história, com certeza vai adorar visitá-la.   

Jaipur

Conhecida como “A Cidade Rosa”, ela já foi morada de diversos marajás. Atualmente, Jaipur é moderna e planejada, repleta de museus, fortes e grandes templos. Além das atrações, sua estrutura de restaurantes é um verdadeiro convite para apreciar a saborosa culinária indiana e experimentar novas especiarias. 

Agra

Aqui é a terra do amor! A cidade é a mistura do encanto romântico com atrações fascinantes. O local hipnotiza as pessoas do mundo todo com sua arquitetura impecável, mas definitivamente, o que chama a atenção mesmo é o mausoléu de mármore branco que é pura beleza e simetria: o imponente Taj Mahal. 

Garanta sua viagem! 

E aí, ficou com vontade de conferir tudo isso ao vivo e a cores? Com a Vai Pro Mundo você aproveita a chegada da primavera na Índia e garante muitas histórias para contar. Planeje sua viagem com a gente, participe do Holi Festival e, de quebra, conheça o triângulo dourado!