Dunas de areia dourada, formações rochosas imponentes, rios, fervedouros e cachoeiras impressionantes: tudo isso é uma prévia do que você vai encontrar em uma viagem ao Jalapão.

Localizado no Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, esse destino é perfeito para quem deseja mais contato com a natureza enquanto se desliga um pouco do agito do mundo. Se você está pensando em viajar para lá, nós da Vai Pro Mundo separamos tudo o que você precisa saber para curtir o Jalapão!

A 400 km de Palmas, o local proporciona um passeio inesquecível. Como a maior parte das estradas não é asfaltada, a viagem vira uma espécie de rali, exigindo o transporte em veículos 4×4. Porém, não se preocupe, pois há várias opções de tours com guias e carros privados, e os roteiros de viagem já costumam incluir esse elemento. Para explorar esse paraíso brasileiro, é recomendado ir de Ponte Alta a Mateiros ou de Novo Acordo até São Félix do Tocantins. Dá para conhecer todas essas cidades fazendo os dois caminhos num roteiro circular.  

Quando visitar o Jalapão

É possível conhecer o Jalapão ao longo do ano inteiro, uma vez que o lugar tem uma temperatura média de 30ºC, ou seja, faz calor em todos os meses. O período de seca ocorre de maio a setembro. Caso você queira evitar aglomerações, julho não é um mês ideal para ir, já que o mesmo é considerado alta temporada e a região tende a se encher de visitantes.

Já no período de chuvas, de outubro a abril, quando a umidade do ar aumenta, mesmo tendendo a ter mais chuvas nessa época, o ar fica melhor para respirar e menos pessoas costumam frequentar a região, o que é ótimo para quem deseja viagens com menos aglomerações e “disputas” na hora de tirar aquela foto bacana nos pontos turísticos! 

O que fazer para curtir o Jalapão

  1. Ver o pôr-do-sol nas dunas

Ficar nas maravilhosas dunas da região no fim da tarde é essencial, para você poder conferir a beleza estonteante pôr-do-sol. Esse espetáculo da natureza realça o dourado da areia, transformando o local num cenário de filme. 

Um dos melhores locais para isso é a Pedra Furada, uma formação de arenito no meio do cerrado. Seus buracos esculpidos naturalmente pelo vento possibilitam que a luz do sol entre pelas frestas da rocha, gerando uma experiência incrível. 

Por falar em pôr-do-sol, a trilha da Serra do Espírito Santo também é ótima para a visualização desse momento tão bonito. Essa trilha fica na entrada do parque, do lado das dunas. Lá do alto, dá para ver a formação de arenito onde se inicia o processo de erosão que origina o chamado Deserto do Jalapão. E, no topo da serra, você consegue observar uma paisagem ainda mais impressionante. 

  1. Flutuar nas piscinas naturais

Os fervedouros encontrados no Jalapão permitem que as pessoas flutuem em piscinas naturais de água cristalina. Eles são formados a partir de lençóis freáticos, cuja atividade movimenta nosso corpo de modo que ele não afunde. 

São diversas opções e cada fervedouro proporciona sensações diferentes, variando conforme a intensidade do movimento da água, cuja temperatura costuma ser morna. Os mais conhecidos são o Fervedouro do Ceiça e o Fervedouro Bela Vista. 

  1. Apreciar o Rio Novo

Outra atividade que você pode fazer no Jalapão é curtir a beleza do Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do planeta. Essa atração do Jalapão cruza o caminho de passeios pela região em diversos pontos. É possível apreciar o visual das cachoeiras, fazer rafting ou caiaque pelas corredeiras e aproveitar a Prainha do Rio Novo, localizada à sua margem. 

E, falando em cachoeiras, não é à toa que o Jalapão é conhecido como Deserto das Águas, pois há inúmeras quedas d’água prontinhas para você se deliciar mergulhando em suas refrescantes e lindas águas. É o caso da Cachoeira da Velha e da Cachoeira do Formiga, entre outras.

Por que ir ao Jalapão com a Vai Pro Mundo?

Como o destino tem estradas de difícil acesso e várias atrações que requerem a condução de guias turísticos, o melhor a se fazer é optar por uma viagem com uma agência de viagens. Com a Vai Pro Mundo, você garante a melhor assistência em todas as etapas da sua aventura, desde o planejamento até o retorno para casa. 

Você se encantou pelo destino e quer planejar sua viagem? É só chamar a gente para descobrir como ter a melhor experiência possível no Jalapão!