Jericoacoara é um dos mais encantadores recantos do litoral do nordeste brasileiro. Situada entre enormes dunas e o mar, é um dos poucos lugares no Brasil onde é possível assistir ao nascer e ao pôr do sol no oceano, por causa de sua localização peninsular.

A praia de Jericoacoara fica a 300 Km de Fortaleza, capital do Ceará e é uma dos destinos mais requisitados do país para quem deseja descansar e aproveitar as belezas naturais do local. Celebridades e turistas de várias partes do mundo já elegeram a pequena vila de pescadores como um dos melhores lugares do mundo para curtir o feriado carnaval.

Os viajantes encontram sossego em meio a uma paisagem paradisíaca formada por grandes dunas móveis, lagoas naturais e o mar. A vila, com ruas de areia por onde carros não circulam, recebe um grande volume de pessoas que querem aproveitar um carnaval mais tranquilo, porém sem deixar os momentos de diversão.

Carnaval em Jeri

Jeri, como é carinhosamente conhecida, conta com uma estrutura satisfatória para hospedagem. Lá é possível encontrar hostels e mesmos acomodações com varanda e jacuzzi privativas, por exemplo, garantindo maior conforto. Há opções para todos os bolsos. A despeito do clima rústico da vila, locais com boa gastronomia e hospedagem podem ser bem sofisticados.

A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, município cearense onde está o distrito de Jeri, organiza um animado carnaval de rua com a participação de vários blocos carnavalescos, o que já garante uma boa parte da animação na festa de Momo.

Alguns hotéis e pousadas oferecem uma programação especial privativa aos hóspedes durante a época, entretanto, a maioria dos viajantes aproveita os dias de folia curtindo as belezas naturais sob os longos e deliciosos dia de sol da costa do Ceará.

Folia da natureza

Lagoas, piscinas naturais, grandes dunas e praias belíssimas, cada uma mais bonita do que a outra! Se você não quiser cair no folia, tudo bem! As variadas opções de passeio já vão lhe assegurar um dos melhores carnavais de sua vida. Por isso, listamos alguns passeios que são parada obrigatória de quem passa por Jeri.

Duna do Pôr do Sol

Considerada uma das atrações turísticas mais importantes de Jeri, é um acidente geográfico dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. A duna impressiona pelo tamanho e beleza de suas formas. É um tradição do local, entre viajantes e moradores, reunir-se no topo da duna para apreciar o pôr do sol no mar.

Pedra Furada

O mais famoso ponto turístico da Jeri, a Pedra Furada é um arco enorme, esculpido pela ação das ondas. O arco fica situado na Região Rochosa de Jericoacoara, que se estende por cerca de 2 km de litoral. No mês de julho, o sol se põe por trás do furo da Pedra num grande espetáculo de beleza.

Poço da Princesa

O poço encravada na rocha fica próximo à Pedra Furada e é uma pequena piscina natural com aproximadamente 1,70 m de profundidade. Só é possível visitar o local quando a maré está baixa.

Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso encanta a qualquer viajante com suas águas doces, mornas e cristalinas e sua areia clara.  As redes de tucum armadas dentro d’água compõem o cenário de um lindo cartão postal paradisíaco.

Mangue Seco

O Passeio Ecológico do Cavalo Marinho é feito de canoa pelo mangue. Em suas águas, vivem os incríveis cavalos marinhos, ameaçados de extinção no mundo todo. Vale muito a pena se você gosta de passeios ecológicos.

Praia Principal

Formada por dunas de cerca de 30 m de altura que mudam de cor ao longo do dia, jangadas e pequenas lagoas. Não poderia ser mais perfeita. As águas são rasas e os ventos constantes, que fazem da praia da vila uma das mais procuradas pelos praticantes do windsurf e outros esportes.

Se animou para viver essa experiência incrível no próximo carnaval? Então corre que Jeri te espera!