Com sua recente popularidade entre os viajantes, Praga já figura como um dos destinos mais desejados pelos brasileiros. E não é para menos. Todo o charme cosmopolita da cidade se mistura com os famosos museus, a imponência de seus palácios e suas catedrais góticas. Além disso, uma atração inusitada chama a atenção: Loď Pivovar, uma cervejaria que funciona dentro de um barco. 

A cidade natal de Kafka é um dos destinos favoritos para os apreciadores de uma boa cerveja. Dizem que em Praga a cerveja é mais barata que água!

A produção de cerveja é uma tradição milenar na República Tcheca. Fala-se que a primeira cerveja na cidade foi produzida no fim do século X, no Mosteiro de Břevnov. Sem falar que a  República Tcheca é o país que mais consome cerveja no mundo.

 

Um projeto inusitado

Ainda que você não seja um aficionado por cerveja vai querer conhecer a Loď Pivovar. Observe que, na língua tcheca, l quer dizer barco e pivovar significa cervejaria. Loď Pivovar é uma micro cervejaria que realiza toda a sua produção dentro de um barco. Não há outra cervejaria no mundo com essas características!

O Loď Pivovar está localizado no Moldava, rio que atravessa Praga, e é bastante apreciado pelos tchecos. A margem do rio é um complexo de lazer bastante utilizado pelos locais e por turistas. 

Alguns barcos, durante a primavera e o verão, atracam e oferecem várias opções de gastronomia e atividades culturais. Mas o barco da cervejaria Loď Pivovar fica o ano todo atracado às margens do rio, não navega. 

O idealizador desse projeto ousado e inovador é o empresário Vojtěch Ryvola. Ele comprou o barco Classic Queen e fez uma reforma total, a fim de transformá-lo em cervejaria e restaurante. No final de 2016 a reforma terminou, e o barco foi ancorado à beira do rio Moldava. Ryvola decidiu chamá-lo de Loď Pivovar. 

Desde então, a curiosa cervejaria vem chamando a atenção por proporcionar uma experiência única, com uma decoração simples, charmosa e acolhedora. A comida, por sua vez, é deliciosa. Sem falar que o lugar pratica preços bem honestos. Essa combinação faz bastante sucesso entre os turistas.

A experiência na Loď Pivovar 

No Loď Pivovar você pode provar as três cervejas mais populares da inusitada cervejaria:  Legie, Republika e Monarchie  (são nomes de barcos). Elas estão o ano todo disponíveis. E sempre são adicionadas outras variedades à carta de cervejas, em edições limitadas. 

Além de cervejaria, a Loď Pivovar também conta com um pub e um restaurante bem charmoso.

Restaurante a bordo 

No restaurante, que fica no segundo andar, você pode saborear pratos clássicos checos, como o tradicional goulash. O cardápio do restaurante informa que os pratos são elaborados exclusivamente com produtos locais. 

Há também petiscos defumados para acompanhar a cerveja, inclusive a especialidade da casa, as almôndegas de peixe defumado. No menu você ainda encontra pratos leves, sobremesas, opções vegetarianas e para crianças. 

Falando em crianças, há um espaço infantil para os pequenos. Pode deixar as crianças se divertirem enquanto você bate um papo, aprecia as cervejas e as delícias do restaurante e curte o lugar.

No andar de baixo fica o pub, onde você pode degustar sua bebida entre os tanques de cerveja. Mas além da bebida principal da casa são servidos também vinhos e vodcas. 

Se sua viagem à Praga for no verão, o passeio fica ainda melhor. Isso porque, nessa época do ano, o terceiro andar do barco, onde está o terraço, fica aberto à visitação. Lá você pode apreciar uma belíssima vista da cidade, com destaque para o Castelo de Praga. 

Outra particularidade que torna toda a experiência ainda mais agradável é o fato de você poder fazer suas refeições ou apreciar as bebidas oferecidas vendo os barcos passando pelo rio Moldava, já que você estará no mesmo nível da água. 

É possível reservar a mesa no restaurante antecipadamente, online ou por telefone e a entrada é gratuita, sendo pago somente o consumo. 

 

Como chegar?

Para chegar na Loď Pivovar você pode pegar os bondes 6, 8 ou 10 em direção a Dlouhá Třída. Ou também pode ir andando a partir da estação de metrô B Náměstí Republiky. A Loď Pivovar está à margem do rio, ao lado da Ponte Štefánikův na Dvořákovo Nábřeží.

Curtiu a dica? Agora você já sabe: na sua viagem à Praga não deixe de conhecer a única cervejaria do mundo que funciona dentro de um barco! 

 

Conheça Praga com a Vai Pro Mundo! Viva experiências inesquecíveis em um dos destinos mais encantadores da Europa. Converse com um de nossos agentes e programe sua viagem!