O feriado do Carnaval está se aproximando e é uma excelente época para viajar e aproveitar a folia. Mas esse feriado não é só para quem deseja agito. É possível se divertir e relaxar bastante em destinos tranquilos. E o melhor: não é preciso sair do Brasil para isso!

Aproveitar o carnaval não é necessariamente participar de bloquinhos ou de outras festas. Curtir esse feriado, que é um dos principais do país, também pode ser descansar e conhecer novos lugares mais sossegados.

Quer conhecer os melhores destinos para fugir do carnaval, sem sair do Brasil? Então continue lendo e confira algumas das opções que separamos para você, com suas principais atrações, espalhadas por todo o país. 

Serra Gaúcha – Rio Grande do Sul

Alguns dos principais destinos para fugir do carnaval mesmo estando no Brasil são as cidades de Gramado e Canela. Por que lá? Principalmente pelo fato de ser uma região bem mais tranquila nesta época que praias e outros destinos associados à folia do Carnaval. Além disso, os preços são mais acessíveis do que se comparados com outras épocas do ano. 

A região da Serra Gaúcha oferece descanso e atrações para todas as idades. Além de saborear a típica gastronomia e os famosos chocolates e vinhos, você também pode aproveitar a neve no Snowland, visitar os diversos museus e parques temáticos e conhecer paisagens incríveis.

Bonito – Mato Grosso do Sul

A cidade de Bonito é bastante conhecida pelo Ecoturismo, e não é à toa. Localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Boquena, ela conta com aquários naturais, grutas, cachoeiras, cavernas, rios e muito mais!

As possibilidades de entretenimento são diversas, desde a prática de esportes de aventura até um simples banho nas águas cristalinas. Além disso, é possível fazer snorkel para poder conhecer mais da vida marinha local. 

Não deixe de colocar na sua programação uma flutuação, de preferência no Aquário Natural. Nadar no Rio da Prata, tomar banho nas cachoeiras da Estância Mimosa e conhecer a Nascente Azul e a Gruta do Lago Azul são outras das principais atrações de Bonito.

Parque Nacional do Catimbau – Pernambuco 

Este parque é um excelente destino para aqueles que desejam fugir do carnaval, mas estão com o orçamento restrito. Localizado a 300 km de Recife, o Parque Nacional do Catimbau é o segundo maior sítio arqueológico do país. Esse destino oferece uma série de atrações naturais e históricas de tirar o fôlego. Além disso, as chuvas dessa época do ano deixam a caatinga ainda mais  deslumbrante!

Inhotim – Minas Gerais

Localizado em Brumadinho, o Instituto Inhotim abriga obras de arte, atrações interativas e paisagens naturais belíssimas. O turismo na região sofreu com a tragédia da barragem em Brumadinho. Porém, o destino continua sendo uma ótima opção para passar o carnaval.

Aproveite para conhecer o maior museu a céu aberto do mundo, as paisagens da Serra da Calçada e da Serra do Rola-Moça, praticar esportes de aventura e também esticar a visita para conferir as principais atrações de Belo Horizonte. A capital do estado fica a apenas 60 km de lá.

Penedo – Rio de Janeiro

Este distrito de Itatiaia fica dentro da Serra da Mantiqueira. Trata-se de um ótimo exemplo de contraste com a folia na capital carioca. Penedo é conhecida por suas origens finlandesas e os turistas podem descansar perto da natureza enquanto conhecem um pouco mais sobre essa cultura. 

É possível aproveitar as inúmeras cachoeiras, apreciar a vista do Pico do Penedinho e passear a cavalo. Outras atividades de Penedo são: descobrir as trilhas na natureza, conhecer a Casa do Papai Noel e saborear o chocolate e outros pratos da gastronomia típica.

Como você pode ver, para viajar na época do Carnaval não é preciso necessariamente ir para algum destino concorrido e onde esteja acontecendo a festa dos desfiles e bloquinhos. Existe uma série de alternativas, seja para ir sozinho, de casal ou com a família. Não deixe de aproveitar para viver experiências incríveis e conhecer lugares novos no Brasil. Clique aqui para planejar seu carnaval com a Vai Pro Mundo.