A Turquia é repleta de paisagens exóticas e deslumbrantes, gastronomia riquíssima, excelente infraestrutura nas áreas de transportes, segurança e uma população que tem prazer em receber os turistas.

Istambul, principal cidade do país, é uma das metrópoles mais movimentadas, sendo a quarta maior cidade do mundo. A cidade é dividida pelo estreito de Bósforo, que separa o lado europeu do lado asiático, ligando Ocidente com Oriente. Um lugar repleto de história e cultura!

Porta de entrada do país, Istambul abriga o maior aeroporto da Turquia, por onde chegam os visitantes que desembarcam para conhecer a fascinante mistura entre a modernidade, típica de uma cidade grande, e antiguidade, oriunda de suas origens na velha Constantinopla.

Ponto geográfico estratégico, a cidade foi alvo de diversas disputas ao longo dos séculos por sua localização privilegiada, sendo palco de múltiplas influências culturais.

Riqueza cultural da Turquia

Os elementos arquitetônicos encontrados na Turquia também afirmam essa fusão de tradições que influenciaram a região ao longo do tempo. Hoje, é possível encontrar elementos de tradição bizantina, presentes em numerosas partes do país. Assim como elementos da arquitetura otomana fundidos com a cultura islâmica.

Tanta diversidade cultural se reflete diretamente na música e na literatura turca, uma deliciosa mistura entre o Império Otomano, o mundo islâmico e a Europa.

Essa diversidade também está presente nas atrações culturais, com variadas opções de bares, restaurantes e centros para compras. Nisso se incluem os mercados, com milhares de artigos que logo se tornam objetos de desejo para todos os  turista.

O Grande Bazar é um dos maiores, mais conhecidos e mais antigos mercados cobertos do do país. São mais de 60 ruas e cerca de 5 mil lojas. No mercado, além de lojas de comércio, há estabelecimentos de câmbio, mesquitas, fontes de água, cafés, restaurantes e muito mais.

A região da Capadócia

A região da  Capadócia é de tirar o fôlego de qualquer viajante. Formada por vilarejos e pontos turísticos variados e cheia de formações de origem vulcânica, a Capadócia serviu como inspiração para os filmes como os Flintstones e a novela Salve Jorge, da Rede Globo. É um lugar perfeito para os amantes de pequenas cidades, da simplicidade e da natureza.

Talvez a imagem mais presente no imaginário das pessoas, quando se fala na Capadócia, seja a das belas formações rochosas do Parque Nacional Göreme, com seus edifícios esculpidos por monges nas porosas pedras vulcânicas.

Os vales coloridos, as formações rochosas e as cidades subterrâneas são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e também podem ser admiradas do alto, através dos tradicionais passeios de balão.

No trajeto dos voos de balão estão os principais povoados da Capadócia e as formações rochosas surpreendentes. Quem já viveu a experiência, descreve o passeio como tranquilo, prazeroso e emocionante. Aliás, como os demais destinos do país!

Vamos para Turquia e Dubai? Embarque com a Vai Pro Mundo em uma viagem de 13 noites