Quando se fala em Amazônia é comum só imaginar uma floresta imensa, com muito verde e muitos rios. Afinal, ela é considerada a região de maior biodiversidade do mundo, sem contar que também é tida como o maior bioma do Brasil. No entanto, apesar de ser o pulmão do mundo, a grandeza e beleza do local não são resumidas apenas à sua fauna e flora. Vai muito além disso! 

Por isso, a decisão de conhecer e se aventurar pela Amazônia, sem dúvidas, acaba mexendo muito com o imaginário das pessoas. Afinal de contas, há muito para se conhecer. Mas, por onde começar?

Amazônia e suas riquezas – saiba mais!

Apesar de podermos encontrá-la em outros países, o bioma da Amazônia está localizado em 9 estados brasileiros, ocupando, em média, cerca de 55% de todo o nosso território. Por isso, optar por realizar um turismo nesta região é a certeza de um grande enriquecimento cultural, pois além da própria história do local, há paisagens naturais que enchem os olhos.

No entanto, antes de embarcar nessa aventura, é preciso ter consciência e se despir da ideia de que a Amazônia e toda a região norte só tem mato e floresta. Na verdade, esse estereótipo só atrapalha a imersão cultural, pois sua riqueza em biodiversidade, com muita flora e fauna, formam esse ecossistema como um dos mais eficientes do mundo.

Vale ressaltar que Manaus, a cidade porta de entrada para a Amazônia, também proporciona muito engrandecimento cultural, pois não é uma cidade nem de longe pacata no meio da selva. Pelo contrário, Manaus ergueu-se e se tornou uma capital de concreto, com mais de 2 milhões de habitantes, mas claro, com a natureza sempre ali bem pertinho. 

A melhor época para visitar a Amazônia

Está pesquisando e montando sua viagem para a Amazônia, mas não sabe quais os melhores meses para conhecer as belezas de lá? É simples: por lá, o turismo tem passe livre e pode ser realizado em qualquer época do ano, afinal, a temperatura não apresenta muita variação – a média é de 30º C. 

Contudo, se você é o viajante que deseja aproveitar os rios bem cheios, sem que chova frequentemente, a melhor época é entre os meses de junho a agosto. Além disso, é importante ter em mente que cada época vai mostrar uma nova realidade da floresta Amazônica e do ambiente em si. Por isso, antes de comprar sua passagem, sempre considere o objetivo da sua viagem e o que você espera dela.

Vai para a Amazônia? Confira os passeios que não podem faltar no seu roteiro!

A Amazônia é um local único que, por consequência, vai te proporcionar experiências singulares. Pois, todo aquele cenário transforma-se constantemente, dependendo do clima e da quantidade de chuvas que aconteceram na região. No entanto, seja qual for o cenário, não faltam atividades e opções de passeios. Mas, quais são os passeios que precisam estar na sua imersão no coração da Amazônia? Veja:

1. Encontro das águas

O encontro das águas é, sem dúvidas, um dos passeios mais clássicos para quem visita a Amazônia e que não pode ficar de fora da sua estadia por lá. A formação do Rio Amazonas se dá pelo encontro do Rio Negro e do Rio Solimões e é possível ver a divisão nitidamente.

Você pode se aventurar de maneira confortável, conhecendo mais da Amazônia, através do Iberostar Grand Amazon. Um cruzeiro na selva, muito mais intimista e menor que os convencionais, que apresenta qualidade nos serviços para que você possa aproveitar com segurança, sem preocupação, com alimentação e roteiro de passeios, pois tudo está incluso.

2. Parque Nacional de Anavilhanas

Entre os municípios de Manaus e Novo Airão, o Parque Nacional de Anavilhanas é conhecido por suas praias de areias brancas e belezas naturais durante o período mais seco. No entanto, além disso, o Parque Nacional forma uma das regiões que mais apresentam a biodiversidade da Amazônia. É um ponto de parada quase que obrigatória para todo viajante!

3. Amazon Ecopark Jungle Lodge

Já pensou em se hospedar no coração da Amazônia? Sim, é possível! O Amazon Ecopark Jungle Lodge é um hotel situado no meio do pulmão do mundo, contando com uma estrutura espetacular, onde é possível aproveitar as piscinas naturais, realizar passeios com guias locais, além de experimentar a gastronomia da região, sem necessitar ir muito longe. É uma experiência única!

4. Nadar com os botos

Se você é do time aventureiro, saiba que é possível nadar com os botos. Contudo, é imprescindível contar com um guia, pois há uma série de normas para manter a preservação do ambiente. Afinal, você está ali para apreciar e conhecer, não interferir no ambiente. 

5. Cachoeiras de Presidente Figueiredo

As cachoeiras de Presidente Figueiredo são quase uma parada obrigatória para quem ama esse contato com a natureza. A cidade fica a cerca de 100km de Manaus e merece que você separe um tempo para explorar esse refúgio natural que abriga dezenas de cachoeiras. 

Algumas das cachoeiras mais famosas por lá são: 

Cachoeira do Santuário

Ela tem esse nome por conta do pequeno santuário situado entre suas pedras, perto de uma das quedas. É uma das cachoeiras mais queridas da região.

Cachoeira Iracema

Em época de seca, a água que escorre pelo paredão de pedras não mantém sua pressão tão forte, por isso, é possível relaxar, como se estivesse recebendo uma massagem natural revigorante!

Cachoeira Pedra Furada

Embora seja um pouco mais distante, fazer esse passeio vale e muito a pena! Como o próprio nome já nos diz, a água passa literalmente por um buraco e cai em uma areia branca, deixando a paisagem maravilhosa. 

Isso e muito mais você pode fazer no coração da Amazônia brasileira. Um ambiente rico, encantador e que proporciona inúmeras descobertas, podendo ser visitado de forma mais fácil e acessível do que se imagina. Com a Vai Pro Mundo sua viagem torna-se mais organizada, segura e inesquecível. Entre em contato e saiba mais.