Dois destinos incríveis no nordeste: Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Maragogi, em Alagoas, impressionam pelos cenários paradisíacos, com atrações para turista nenhum por defeito. Separadas por 100 km de distância, as duas estrelas do litoral brasileiro têm várias características em comum, com destaque para as piscinas naturais – cartões-postais de ambas –, vilas com boa infraestrutura e excelentes opções de hotéis e resorts na região.

Olhando mais de perto

Porto de Galinhas e Maragogi estão localizados na Costa dos Corais, uma barreira de corais com mais de 130 km de extensão, compreendendo todo o litoral Norte do Alagoas até a Tamandaré do Sul, em Pernambuco. A barreia é a responsável pelas maravilhosas piscinas naturais e suas águas calmas e cristalinas – que ficam ainda mais exuberantes durante a maré baixa.

Apesar das semelhanças naturais, algumas diferenças ficam claras quando se olha mais de perto para os destinos:

Estrutura: a vila de Porto de Galinhas é mais desenvolvida para receber os turistas, devido a maior variedade de bares, restaurantes, lojas, hotéis e opções de entretenimento durante a noite. Em Maragogi a estrutura é mais modesta, com menor números de opções de hotéis e restaurantes, sendo as praias as maiores atrações. Há poucas opções noturnas.

Localização: Porto de Galinhas está a pouco mais de 1 hora de Recife e a 3 horas de Maceió, o que torna possível um bate e volta pela capital pernambucana. Já Maragogi está a cerca de 2 horas de Maceió e 2 horas 30 minutos de Recife. Dessa maneira é possível organizar a viagem para incluir um passeio a ambas as capitais.

Praias: aqui a disputa é acirrada. Porto de Galinhas têm praias com características diferentes, umas com mar agitado e outras com águas mais calmas. Grande parte das piscinas naturais estão concentradas próximo à Praia da Vila. Em Maragogi as praias têm águas mais calmas e quentinhas. As faixas de areia crescem durante a maré baixa, possibilitando que o visitante caminhe até um quilômetro mar adentro!

O que vale a pena conhecer

As praias e galés – outra denominação para as piscinas naturais – são as principais atrações de ambos os destinos.  Para facilitar a viagem, selecionamos alguns passeios que não podem ficar de fora nos dois destinos e redondezas:

Porto de Galinhas: um passeio de buggy é uma ótima pedida para conhecer as praias da região. O centrinho é repleto de bares e lojinhas de artesanato, onde o turista encontra as famosas lembrancinhas de galinhas. À noite, a movimentação continua com muitas opções de entretenimento. Próxima à vila, a Praia dos Carneiros é um passeio que vale a pena reservar um dia da viagem. O passeio de jangada até a colônia de cavalos-marinhos na praia do Pontal de Maracaípe também é imperdível!

Maragogi: também é conhecida como Caribe brasileiro justamente pelas piscinas naturais de águas quentes e cristalinas. Um passeio de barco pelos três conjuntos de piscinas: as galés principais (que são as maiores), Taocas e Barra Grande é passeio certo. As ruínas do Mosteiro de São Bento é uma boa opção para quem curte conhecer um pouco mais sobre a história da região. Também é possível fazer um passeio de buggy para conhecer as praias de Maragogi e, uma dica, esticar o passeio para as outras praias do litoral Norte da região, com destaque para a Praia de Peroba, já na divisa com Pernambuco.

Para os dois destinos é indispensável que o viajante esteja atento à tábua das marés: visitar as piscinas naturais na maré baixa faz toda a diferença!

Conheça esses dois destinos espetaculares do nordeste brasileiro! Clique e veja essa oportunidade!

Os agentes da Vai Pro Mundo dispõem das melhores condições para você conhecer Maragogi e Porto de Galinhas em uma única viagem! Faça contato e já planeje suas férias na região mais paradisíaca do país!