Momento econômico e atrativos turísticos de um dos principais destinos da América Latina estão levando brasileiros a escolherem a Argentina nestas férias.

Motivos para visitar e se apaixonar por Buenos Aires não faltam e é claro que aqui na Vai Pro Mundo temos o roteiro ideal. Escolher o destino, considerado um dos mais atrativos da América Latina, ficou mais barato para os brasileiros. Em virtude de uma recente desvalorização da moeda argentina, na qual 1 peso equivale a 0,30 centavos na cotação da primeira semana deste ano, e da criação de uma taxa de câmbio oficial diferenciada para os turistas, este é o momento ideal para quem deseja conhecer ou revisitar a capital do tango e ainda economizar.

Por causa da proximidade, a viagem costuma ser a primeira opção internacional de quem sonha em sair do país, porém sem enfrentar longas horas de voo. Partindo de Curitiba, são aproximadamente duas horas e trinta minutos que passam em um piscar de olhos. O tempo de deslocamento menor também favorece as temporadas mais curtas, já que em meio período se resolve o deslocamento, evitando os habituais dois dias de ida e volta que normalmente se gasta em aeroportos.

Se animou? Então vem que ainda temos uma série de detalhes para contar sobre uma das viagens mais amadas por nossos clientes. Caso seu sentido de viajante já tenha sido ativado, até o final da leitura é provável que esteja de malas prontas. Aliás, contamos aqui o que o Paulo, da Vai Pro Mundo, descobriu quando esteve em Buenos Aires há pouco tempo. Antes de embarcar para uma nova aventura, todo bom turista sabe que levar relatos na bagagem é crucial para aproveitar cada segundo e evitar os perrengues.

Mi Buenos Aires Querido

Para que a temporada em Buenos Aires seja de tirar o fôlego é crucial reservar um tempo para cada tipo de passeio, do cultural ao gastronômico. Se você é daqueles que prefere resolver logo as visitas aos pontos turísticos, a versão hermana do famoso ônibus de dois andares, um velho conhecido dos curitibanos, percorre as largas e arborizadas avenidas da cidade em um circuito que dura três horas.

Ainda que não goste de dançar, convém assistir a um espetáculo de tango no berço do estilo musical. A coreografia complexa, composta pelo compasso de dois por quatro dos bailarinos, é de emocionar. Inclusive, de tão procurada, alguns restaurantes dedicam espaço exclusivo à apresentação. Ou seja, é possível desfrutar da culinária portenha enquanto assiste. Algumas opções, entre os mais citados, são Rojo Tango, Sr. Tango e Piazzolla Tango.

Culinária portenha

Falando no prazer de comer bem, a gastronomia argentina é, sem dúvidas, uma atração à parte. Ao longo de décadas, o cardápio criollo foi sendo enriquecido por influência dos imigrantes, povos vindos da Espanha, Itália e Alemanha, bem como pelas criações da cozinha andina dos países vizinhos. A qualidade dos pratos, reconhecida internacionalmente, figura na lista “Latin America’s 50 Best Restaurants 2016” com oito restaurantes premiados. Isso sem falar na empanada, alfajor e doce de leite, iguarias típicas de dar água na boca.

Argentinos e o futebol

A recente conquista da Copa do Mundo pela seleção de Messi e companhia faz jus à paixão que os hermanos têm pelo futebol. Ainda que distantes do nosso pentacampeonato, os argentinos celebram a prática esportiva no dia a dia. Caso assistir a uma partida do clássico Boca Juniors vs River Plate esteja nos planos, com certeza será um momento marcante. No percurso até o estádio, que pode ser feito de bicicleta, a dica de ouro é aproveitar para contemplar a natureza. Apesar de ser um centro urbano, Buenos Aires preserva muitos espaços verdes.

Programação cultural na capital da argentina

Finalmente, podemos afirmar que respirar arte não será mera coincidência. Repleta de cultura, Buenos Aires ostenta muitas livrarias, teatros e museus, além dos monumentos vistos nas ruas, parques e espaços públicos. No gênero lírico, o Teatro Colón se destaca pelo título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, dado pela Unesco. Da programação à luz do dia, vamos para a badalada noite buenairense: batizada de “cidade que nunca dorme”, recebeu o título por causa dos bares, cervejarias e casas noturnas consideradas inimigas do fim.

O que fazer em Buenos Aires?

Na lista de atrativos completa, é claro que não podem faltar menções às diversas facetas da região mais europeia deste lado do globo. Para quem achou que não falaríamos dos pontos turísticos, atrações, restaurantes e da arquitetura e estética incomparáveis, basta continuar a leitura para se deixar levar.

Para ir entrando no clima, preparamos um breve guia com 10 opções dentre o que há de melhor na cosmopolita metrópole que se renova a cada dia. Não por acaso, quem já esteve por lá faz questão de voltar. Vale lembrar que graças à distância, vira e mexe as companhias aéreas brasileiras fazem promoções de passagens para Buenos Aires. Por isso, não deixe de nos contar sobre seu interesse para que possamos encontrar as melhores ofertas na realização da sua tão sonhada viagem.

Logo após desembarcar em solo argentino, a aventura começa para valer no start das descobertas inesquecíveis que, na Vai Pro Mundo, estão a um passo de acontecer para você.

Vai pro Mundo? Vamos juntos!

Pontos turísticos de Buenos Aires

1.Casa Rosada e Plaza de Mayo

Bem no centro de Buenos Aires, a Plaza de Mayo é considerada o coração da cidade e um importante marco político. Da época da independência até os dias atuais, nela acontecem as principais manifestações populares. Em seu entorno, ficam edifícios históricos, como o Museu Histórico Nacional del Cabildo, a Catedral Metropolitana e a famosa Casa Rosada, endereço da presidência argentina. A sede do governo, pintada de rosa em 1870, conta com visita guiada de graça aos finais de semana.

2.Obelisco e Av. 9 de Julho

Um dos principais cartões postais é o Obelisco de Buenos Aires. Localizado no emblemático cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de Julho, foi construído na ocasião do 400o aniversário da capital, em 1936. Impossível passar por ali e não prestar atenção nos 67 metros do marco central, sempre muito movimentado. Além disso, a 9 de Julho é famosa por ser a avenida mais larga do mundo, ladeada por hotéis, restaurantes, casas de tango e teatros, entre eles o Colón. Pela quantidade de casas de espetáculos, a calle Corrientes é conhecida como a Broadway argentina. Nela, é possível fazer fotos com estátuas de artistas argentinos presentes na calçada.

3.Caminito

No alegre e de grande valor cultural bairro La Boca, está o Caminito. Com o mesmo nome de um conhecido tango de 1926, composto por Juan de Dios Filiberto e estampado nas coloridas paredes que permeiam o local, a espécie de rua-museu a céu aberto conta com imóveis históricos, restaurantes, cafés, lojas de lembrancinhas e casais dançando tango ao ar livre.

4.Estádios La Bombonera e Monumental de Núñez

Pertinho do Caminito, fica o estádio La Bombonera, chamado assim por ter sido construído no formato que lembra uma caixa de bombons. Casa do Boca Juniors, um dos principais times de futebol da Argentina, é possível fazer um tour que dá acesso às arquibancadas, ao museu com a trajetória dos 117 anos e às relíquias da equipe, além de comprar produtos licenciados na loja de produtos oficiais. Já em matéria de tamanho, o Monumental de Núñez, do River Plate, é considerado o maior do país. Recentemente, passou por uma reforma que incluiu a ampliação para receber até 81 mil pessoas.

5.Rua Florida e Galerías Pacífico

Podia ser a XV de Novembro, de Curitiba, mas é a Calle Florida, ou simplesmente Rua Florida. Trata-se de um calçadão que começa na Avenida de Mayo e vai até a Plaza San Martin, cerca de 1 km de distância. Lá, há muitos comércios, casas de câmbio e vendedores oferecendo ingressos para passeios e shows de tango. Ao final, na esquina com a Avenida Córdoba, está um dos shoppings mais famosos e visitados, a Galerías Pacífico. Com uma bela arquitetura no estilo francês, reúne lojas de grifes, joalherias e restaurantes conceituados.

6.Recoleta

Preferido pelos turistas experientes no quesito hospedagem, o charmoso bairro Recoleta tem um mix de atrativos invejáveis. As ruas são repletas de árvores e cafeterias, ótimos restaurantes (como La Cholita, Santos Manjares e Parrilla Peña) e shoppings. Aos sábados e domingos, acontece a tradicional feirinha com atividades culturais, artesanatos e pratos típicos. É nele que está a Floralis Genérica, obra metálica em forma de flor assinada pelo arquiteto Eduardo Catalano, o Museu Nacional de Belas Artes, o Palais de Glace (Palácio Nacional das Artes) e o Cemitério da Recoleta, onde fica o mausoléu de Evita Perón, atriz e ex-primeira dama argentina.

7. Livraria El Ateneo

A El Ateneo é nada menos que a livraria mais famosa do mundo, eleita pelo jornal britânico The Guardian como a segunda mais linda (fica atrás somente da gótica Boekhandel Selexyz Dominicanen, na Holanda). De fato, é absolutamente encantadora. Está localizada onde antigamente era o Teatro Grand Splendid, palco de grandes nomes da cultura argentina como Carlos Gardel. A melhor parte é que ela abre todos os dias e não custa nada para entrar. Por falar em leitura, Buenos Aires já foi considerada Capital do Livro pela Unesco. Aos aficionados, é possível incluir um tour pelas melhores livrarias da cidade, incluindo a El Ateneo.

8. Puerto Madero

Às margens do Río de La Plata está um dos bairros mais nobres e modernos de Buenos Aires, Puerto Madero, onde as ruas têm nomes de mulheres. Considerado um centro financeiro e turístico, é conhecido por reunir alguns dos melhores restaurantes, com destaque ao Cabaña Las Lilas, especializado em parrillas. O prato é equivalente ao nosso churrasco, no entanto, preparado ao modo argentino com cortes de carnes únicos, sempre acompanhados de chimichurri e bons vinhos. Como se não bastasse de entretenimento, o Casino Buenos Aires funciona em dois luxuosos navios atracados no porto. Quanto à Puente de la Mujer, é um símbolo de Puerto Madero: a obra do renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que também projetou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, representa um casal dançando tango.

9. San Telmo

Para falar do bairro mais antigo, San Telmo, precisamos lembrar da estátua da Mafalda, personagem criada pelo cartunista argentino Quino e cenário perfeito para fotografias. A área ostenta muito comércio, infraestrutura turística e a Feira de San Telmo, aos domingos, na Plaza Dorrego. Um ponto de encontro de quem busca antiguidades, produtos regionais, souvenir e boas opções gastronômicas.

10. Café Tortoni

O Gran Café Tortoni vai muito além de uma cafeteria comum, pois se tornou uma atração de Buenos Aires por ser a mais antiga da capital, um ícone histórico desde 1858. Mais do que saborear as delícias do menu, como o clássico churros com chocolate quente, na visita ao café é possível apreciar a decoração que preserva fotos, objetos e outras relíquias de época para uma viagem no tempo, como a caixa registradora. Eventualmente, a casa oferece shows de tango no melhor estilo intimista.

Para tornar sua experiência única, que tal passar um dia em Buenos Aires com o Paulo? Como te contamos, ele voltou de Buenos Aires recentemente trazendo muitas novidades. Tem desde dicas para quem irá viajar com crianças até orientações certeiras para não correr o risco de perder o voo. Ah, mas tudo isso é lá no Instagram, onde você encontra conteúdo feito por quem realmente entende de viajar e adora compartilhar o que viveu ao cair na estrada. Não deixe de ver o reels criado exclusivamente para os seguidores da Vai Pro Mundo! https://www.instagram.com/p/CnMjHdFIW2N/