Por Lindslei Monteiro Antunes

“Os ingredientes essenciais para a civilização são vinho e azeite”, diziam gregos e romanos, segundo Carol Firenze, uma respeitadíssima estudiosa de oliveiras e olivas com vários livros publicados.

As viagens são uma excelente oportunidade para termos novas experiências e Mendoza pode surpreender com a infinidade de possibilidades. A maioria das vinícolas dessa região da Argentina oferecem almoço e mini cursos, como é o caso da Família Zuccardi, em Maipú.

Ao visitar os vinhedos e o processo de produção do vinho, é possível dar uma paradinha para aprender a degustar azeites e tirar o máximo dessa iguaria tão apreciada no mundo todo.

A degustação do azeite puro permite conhecer suas características de intensidade de frutado, picante e amargo e esta experiência pode nos levar a desfrutar de várias características desse produto que não prestávamos atenção antes.

Dizem que as oliveiras costumam proteger as vinhas e talvez por isso, cada vez mais produtores de vinhos andam se aventurando também na produção de azeites de alta qualidade, produzidos a partir de técnicas tão sofisticadas quanto as que são usadas para garantir os melhores vinhos. Portanto, é comum em Mendoza, e em outras regiões do mundo, que ao admirar as videiras, as lindas plantações de oliveiras sejam vistas ao longo da paisagem.

Ter uma experiência dessas pode tornar uma viagem muito mais interessantes e inesquecível. Depois de todo esse passeio incrível você pode terminar com um belo almoço harmonizado com os vinhos da própria vinícola e ter algumas surpresas, como no meu caso que experimentei uma sobremesa finalizada com fios de azeite de oliva que superou todas as minhas expectativas, já que estou sempre em busca de experiências novas de harmonização.

Quer ir sentindo esse gostinho desde já?

Pois te conto que peguei algumas dicas com o chef do restaurante da Zuchardi para reproduzir essa delicia em casa: Peras cozidas com vinho branco e anis e sorvete de creme com pistache picado, finalizado com azeite de oliva (Sim, azeite!).
Fica divino e tem um sabor surpreendentemente inusitado.
Pode provar e já ir viajando nessa viagem maravilhosa pela Argentina, o paraíso dos vinhos e azeites!

Deu aquela vontade, é? fale conosco aqui para começar a organizar sua viagem dos sonhos!