Belmond Andean Explorer
Uma jornada cultural e gastronômica pelos Andes peruanos
Viajar pelo Peru já é uma experiência fascinante. Agora, imagine percorrer os Andes em um dos trens de luxo mais renomados do mundo, o Belmond Andean Explorer. O Paulo viveu essa experiência e a gente vai contar como foi. Dela, surgiu também a nossa primeira série documental que mostra em detalhes essa jornada extraordinária.
O início da experiência no Andean Explorer
O início do passeio do Paulo foi em Cusco. Após fazer o check-in no Belmond Monastério, um antigo seminário do séc. XVII transformado em um dos hotéis da rede Belmond, ele seguiu para o embarque na charmosa estação Wanchaq.
Na sequência, foi o momento de ouvir as orientações sobre o trem, seus serviços e o itinerário, como a primeira parada da viagem, o sítio arqueológico de Raqchi, onde se pode conhecer um pouco mais sobre a Civilização Inca, com templos e construções que resistiram ao tempo.
No vídeo abaixo você pode conferir como foi a chegada do Paulo ao Belmond Andean Explorer, a atenção do Luís, membro da equipe Belmond que o acompanhou apresentando a cabine e os vagões-restaurante, e a experiência no sítio arqueológico:
Navegando pelo Lago Titicaca entre a cultura dos povos andinos
No segundo dia a bordo do Belmond Andean Explorer, o Paulo participou de uma visita especial ao Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, para conhecer duas de suas ilhas, incluindo uma ilha artificial.
A experiência começou em Taquile, com a recepção da comunidade local, com muita música e danças típicas, seguida de um almoço à beira do lago, preparado com toda a excelência da Belmond. Na sequência, foi a vez de navegar até as ilhas flutuantes de Uros, construídas com totora, a mesma planta utilizada para dar forma às embarcações tradicionais do povo local.
De volta ao trem, foi hora de descansar e aguardar o jantar. Mais tarde, no vagão-lounge, um brinde antecedeu um dos episódios mais curiosos da viagem: a passagem do trem pelo movimentado mercado de Juliaca, literalmente pelo meio do mercado.
Veja como foram essas experiências no 2º episódio da nossa série documental no vídeo abaixo:
Um dos momentos mais marcantes da viagem
O terceiro dia a bordo do Belmond Andean Explorer teve um dos momentos mais marcantes da jornada: o nascer do sol entre os lagos Saracocha e Lagunillas. Após receber um café da equipe, para esquentar e dar aquela despertada, todos seguiram até o alto da montanha que fica entre os lagos para aguardar o nascer do sol. Lá em cima, os aguardava uma fogueira para se aquecerem enquanto a paisagem se transformava em dourada, com os primeiros raios de sol refletidos nas águas tranquilas do lago, uma lembrança inesquecível.
A viagem seguiu rumo às Cuevas de Sumbay, um sítio arqueológico com diversas pinturas rupestres pré-históricas que datam de 6.000 a 8.000 anos atrás. Para chegar às cavernas, é necessária uma breve caminhada a partir do local onde o trem para, descendo entre encostas. Para tornar o trajeto mais seguro, os viajantes recebem um bastão de trekking para auxiliá-los no início da caminhada.
Para encerrar o dia, o Paulo teve um encontro especial com o Arnaldo, gerente do Belmond Andean Explorer, que compartilhou um pouco da história do trem, curiosidades e detalhes de quem vive essa experiência única todos os dias. Por fim, foi o momento de se despedir de toda a equipe que, com trabalho, atenção e muita simpatia, transformou essa experiência magnífica em algo ainda mais especial.
Confira no vídeo o encerramento dessa jornada especial pelos Andes peruanos:
História do Belmond Andean Explorer
Inaugurado em 2017, ele foi o primeiro trem de luxo da América do Sul, trazendo todo o charme e sofisticação da rede Belmond para os trilhos peruanos. Inspirado na tradição dos grandes trens clássicos, o Andean Explorer combina design elegante com toques sutis da cultura andina, como as mantas de lã de alpaca disponibilizadas aos viajantes.
O trem foi construído na Austrália entre os anos de 1994 e 1999 e operou no país durante alguns anos como Grande Expresso do Pacífico Sul, fazendo o percurso entre Brisbane e Kuranda, antes de ser trazido para o Peru.
Vagões, Suítes e Restaurantes
O Belmond Andean Explorer é composto por 20 vagões que oferecem uma experiência sofisticada e acolhedora. O trem possui 35 cabines que acomodam até 70 passageiros. Há uma variedade de suítes, incluindo cabines com cama de casal, outras com beliches e as elegantes suítes duplas, todas equipadas com banheiros privativos, que garantem o máximo de conforto durante a viagem.
A culinária a bordo é uma atração à parte. O trem conta com dois vagões-restaurante, o Llama e o Muña, onde são servidos pratos preparados com ingredientes frescos e sazonais da região. Os menus são assinados por chefs renomados e trazem o melhor da gastronomia peruana.
Para relaxar durante a noite, a dica é o vagão-lounge, onde é possível desfrutar de um coquetel ou de um excelente vinho peruano, ao som de música ambiente. Já o vagão-observatório, com seu terraço ao ar livre, convida a sentir a brisa da manhã ou da noite, enquanto se aprecia a paisagem ou se observa o céu super estrelado dos Andes.