Feriados

Dicas para viajar em grupo sem problemas

:: 17.jan.2020

Seja para um feriado curto ou para férias prolongadas, viajar em grupo pode ser uma experiência excepcional. Se a viagem for entre parentes e amigos, melhor ainda. Mas sempre há riscos de ter estresse nesse tipo de programa. Quanto mais pessoas envolvidas, mais conflitos podem surgir no meio do caminho. 

Contratempos entre os viajantes é natural, pois reunir um grupo numeroso é sinônimo de vários gostos, estilos e interesses. Isso tudo afeta as decisões no passeio. Porém, é possível evitar dores de cabeça e desentendimentos. Basta seguir as nossas dicas para viajar em grupo sem problemas.

Comunicação é essencial

Se já leva tempo decidir as coisas em dupla, imagine com mais pessoas. Por isso, é fundamental se comunicar frequentemente com todos os integrantes do grupo. Isso vale tanto para o período de planejamento da viagem como para os dias em que vocês já estiverem no destino. 

É importante deixar bem claro antes de viajar como será a dinâmica da viagem, uma vez que algumas pessoas podem preferir seguir um cronograma fixo enquanto outras podem estar em busca de uma viagem com mais independência. 

Ao irem a um museu, por exemplo, dividam o grupo entre os que pretendem passar rapidamente por cada obra e os que gostam de apreciar com mais tempo. Além disso, marquem um horário e um ponto de encontro para a ida à próxima atração.

Fale com seus companheiros de viagem pelo WhatsApp

Uma forma fácil de se comunicar com todos é por meio de um grupo no WhatsApp destinado ao passeio. Lá vocês devem falar apenas dos detalhes da viagem, deixando todos os avisos no mesmo local, antes e durante o passeio. Desse modo, é mais fácil evitar atritos e confusões. 

E quando houver diferença de opinião sobre o que, como e quando fazer algo, proponha votações entre os membros. A decisão com base nos votos da maioria é a maneira mais justa de determinar ações que afetam todos os envolvidos. 

Planilhas ajudam na organização

Além do WhatsApp, uma boa forma de organizar as atividades é criando planilhas com todos os pontos turísticos do roteiro e com as listas de compras e afazeres. Isso pode ser feito pelo Google Drive, que permite a visualização e edição de documentos a qualquer hora, de qualquer local e por qualquer pessoa com acesso às planilhas.  

É só ter uma conta do Gmail para utilizar o recurso, que pode ser acessado pelo celular por meio do aplicativo do Google Drive. Essa opção salva tudo na nuvem, então vocês ainda podem salvar fotos e vídeos sem ocupar o armazenamento de celulares e computadores. 

Dinheiro também gera atritos

Como cada pessoa tem um orçamento e um jeito de gastar, é importante estabelecer alguns limites para gastos. Por exemplo: vocês podem escolher tomar café da manhã só no hotel, gastar determinada quantidade por dia em pratos de comida, entre outros combinados. 

Uma alternativa para lidar com os gastos da viagem em grupo é separar um dinheiro em comum. Definam o que todos irão gastar, como pedágios, gasolina, água e outros itens básicos. Dividam o total estimado entre todos os membros e escolham uma pessoa para ser a responsável por essa grana. Deixem os outros gastos para que cada um faça como quiser. 

Apps facilitam a sua viagem

Há aplicativos que ajudam na organização financeira entre amigos. O Splitwise, por exemplo, organiza automaticamente os valores, mostrando quem deve pagar e receber quanto de quem a partir de uma planilha on-line. 

Paciência, respeito e flexibilidade fazem a diferença

Por fim, seja flexível diante dos diferentes interesses das opiniões dos seus companheiros de viagem. Ao haver respeito entre todos, a experiência será muito mais gostosa!

Já tem uma viagem em mente? Fale conosco para planejar o seu roteiro. Nós também podemos te ajudar a escolher o melhor destino para sua viagem em grupo.