Jalapão: uma imersão pelo cerrado brasileiro

A viagem ao Jalapão é um convite a contemplação da natureza e um lugar para viver grandes aventuras. Serão 6 dias em uma experiência inesquecível!

A PARTIR DE

10x R$ 264

por pessoa em apto duplo

DURAÇÃO:

6 noites

Embarque nessa imersão ao Jalapão para conhecer mais do paraíso natural no meio do Brasil. A viagem ao Jalapão é um convite a contemplação da natureza e um lugar para viver grandes aventuras. Prepare-se para a experiência de mergulhar em um fervedouro, se impressionar com lindas cachoeiras e ser recebido com carinho pelo povo jalapoeiro. 

jalapao-viagem

A sua viagem ao Jalapão vai incluir:

🛎️ 05 noites de hospedagem com café da manhã. Sendo: 1 em Palmas, 1 em Ponte Alta, 1 em Mateiros, 1 em São Félix e 1 em Palmas.

↔️  Traslados regulares de chegada e saída em Palmas: aeroporto/hotel/aeroporto.

🚙 Expedição realizada em veículos 4×4 com capacidade para até 6 viajantes (modelos: Pajero Dakar, Triton, SW4 ou similar).

🍝 Nas cidades de Ponte Alta, Mateiros e São Felix: regime de pensão completa, incluindo café da manhã, almoço ou picnic e jantar.

👲🏼 Motorista-guia autorizado, durante toda a expedição.

🎟️ Entradas nos atrativos incluídos no roteiro (exceto opcionais).

😋 Serviço de bordo durante o percurso: biscoitos, água mineral, refrigerante, snacks doces e salgados.

🧳 Transporte de uma mochila de até 20lts durante a expedição, não sendo permitido uso de bagagens grandes, rígidas e/ou com rodinhas.

 

ROTEIRO DIA A DIA:

1º dia: PALMAS

Bem-vindo a Palmas, capital do Tocantins. Esse é o mais novo estado brasileiro. 

Chegada, traslado ao hotel e tempo livre. Os quartos estarão disponíveis à partir das 15h00.

 

2º dia: PALMAS – JALAPÃO – PINDORAMA DO TOCANTINS 

Hoje, iniciamos nossa expedição! 

Visitas do dia: Lagoa do Japonês e Pedra Furada.

Pronto para se “desconectar” do mundo? No Jalapão, na maior parte da viagem, não haverá telefonia e nem internet, portanto, esteja preparado para se desconectar do mundo e se conectar à natureza! Próximo às cidades/pousadas, existe possibilidade de conexão sendo que atualmente a operadora com melhor cobertura na região, é a Claro.

Entre 06h30 e 07h30 check out no hotel de Palmas e saída para início da Expedição. Seguiremos rumo a Pindorama, onde conheceremos a Lagoa do Japonês, um oásis no meio do cerrado, com suas águas cristalinas, acessíveis através de um deck com escadas, onde os peixinhos vêm nos receber. Aproveite para nadar com seus óculos de mergulho e descubra as belezas desta linda lagoa que possui ainda um braço de rio que dá acesso a uma gruta, onde é possível apreciar formações rochosas esculpidas pelo tempo e integradas à vegetação. 

Opcionalmente, existe a possibilidade de passar por cima da lagoa, numa tirolesa e assim, desfrutar da linda vista (sujeito a disponibilidade).

Nosso almoço hoje, será nas proximidades da lagoa, no restaurante familiar da Dona Minervina ou Restaurante da Lagoa do Japonês, com uma típica refeição caseira, preparada pela família em fogão à lenha.

Sairemos em direção à Pedra Furada, conjunto de blocos de arenito que reinam imponentes no cerrado. Com um buraco causado pela erosão lembrando um portal e que permite uma linda vista de toda a região e de onde, se o tempo permitir, será possível contemplar o pôr do sol.

Sairemos em direção à pousada, localizada em Ponte Alta. Check in e jantar tipo buffet com comidas típicas da região. Pernoite.

 

3º dia: PONTE ALTA DO TOCANTINS – MATEIROS 

Visitas do dia: Cânion Sussuapara, Prainha do Rio Novo e Dunas do Jalapão

Sairemos bem cedo, logo após o café da manhã e hoje, as Serras e chapadas nos acompanharão durante todo o dia. Nossa primeira parada é no Cânion Sussuapara, com suas pedras onduladas que parecem ter sido moldadas por águas. Embora não seja muito alto, este cânion é imperdível com sua vegetação que desce pelos paredões, seu riachinho que cruza a formação rochosa e sua pequena cascata entre uma fenda, onde os mais corajosos podem aproveitar para tomar um banho refrescante.

Seguiremos para a “Prainha do Rio Novo”, localizada na Comunidade Quilombola do Rio Novo, onde pode-se ter a experiência de conhecer como vivem os habitantes locais e seus costumes, assim como, aproveitar as águas límpidas e fresquinhas para tomar um banho. Dando continuidade a essa experiência, desfrutaremos de um típico almoço caseiro, com comidas regionais e visitaremos uma sorveteria local, que produz sorvetes de sabores regionais. 

Hora de seguir para outro destino imperdível, as Dunas do Jalapão, formadas a partir da erosão da Serra do Espírito Santo e transportadas pelos ventos, a areia de tom alaranjado, forma dunas de até 40 metros de altura, nos presenteando com vistas imperdíveis e tornando o entardecer um show a parte. 

jalapao-viagem

Aproveite para sentar no alto das dunas e apreciar as belezas naturais da região e a vista privilegiada das Serras. 

Seguiremos para o jantar, em um típico restaurante familiar em Mateiros e depois disso para a pousada que está localizada na mesma cidade. 

 

4º dia: MATEIROS – SÃO FELIX DO TOCANTINS 

Visitas do dia: Fervedouros: do Salto, Buritis, do Ceiça ou Por Enquanto, Cachoeira do Formiga.

Café da manhã. Prepare-se que hoje visitaremos muitos fervedouros! Roupa de banho e toalha de praia são indispensáveis hoje.

Mas o que são fervedouros? Hoje, são conhecidos 08 fervedouros e a maioria deles está entre Mateiros e São Felix. São pequenas piscinas naturais de águas cristalinas e areias brancas e bem finas no fundo, formados da ressurgência de águas, dos lençóis freáticos e ficam borbulhando incessantemente, sem que tenhamos noção exata da profundidade. 

Nem tente encontrar o fundo, pois não conseguirá, uma vez que a força com que a água é jorrada, fará você flutuar. É uma sensação única em cada fervedouro que visitaremos: uns menores, outros maiores, com águas bem azuis ou com águas verdes, com muita vegetação ao redor e outros com pouca, com mais pontos de ressurgência, ou com com poucas. Todos são lindos e valem a pena mergulhar em cada um deles e sentir a força das ressurgências. Hoje, visitaremos os seguintes fervedouros: fervedouro do Salto, fervedouro Buritis, Fervedouro do Ceiça ou Por Enquanto.

jalapao-viagem

Entre as visitas de hoje, almoçaremos uma comidinha caseira, no Fervedouro Buritis, preparada com muito zelo pela família que preserva o local.

Hoje também visitaremos e poderemos tomar um banho refrescante na Cachoeira do Formiga, com suas águas cristalinas cujas cores mudam de acordo com a incidência do sol, variando entre o verde esmeralda e o azul turquesa.

Ao final do dia, seguiremos para o jantar no restaurante do Fervedouro Bela Vista e em seguida seguiremos para a Pousada. Aproveite para olhar para o céu, pois em noites claras um “mar” de estrelas iluminam o caminho 

 

5º dia: SÃO FELIX DO TOCANTINS – PALMAS

Visitas do dia: Prainha do Alecrim, Fervedouro Bela Vista e Vista da Serra da Catedral.

Café da manhã na pousada e saída cedo, para aproveitar ao máximo nossa última manhã no Jalapão. Visitaremos a prainha do Alecrim, às margens do Rio Soninho, uma típica praia do cerrado brasileiro onde os habitantes locais costumam passar o dia durante os fins de semana quentes da região. 

Conheceremos e teremos oportunidade de banho em mais um fervedouro, o Bela Vista, um dos maiores da região. Retornaremos à pousada para almoçarmos e em seguida, saída para retorno a Palmas. No caminho passaremos por belas paisagens e poderemos apreciar a Serra da Catedral com seu formato da frente de uma catedral, esculpido pelos ventos.

Seguiremos para Palmas, realizando uma parada técnica, onde também será servido um lanche com snacks doces e salgados, frutas da época/região, água e refrigerantes. Chegada em Palmas prevista entre 19h00 e 20h00. Traslado ao hotel, hospedagem.

 

6º dia: PALMAS

Café da manhã no hotel. Traslado ao aeroporto de Palmas e fim desta viagem.

 

MELHOR ÉPOCA PARA IR AO JALAPÃO:

Jalapão é um destino para visitar o ano todo. Porém há duas estações bem distintas e que podem influenciar na sua decisão de data para viajar.

Estação seca – de maio a setembro. Espere dias quentes e noites com temperatura amena. A chuva costuma ser bem escassa e o pôr do sol costuma ser espetacular.

Estação chuvosa – de outubro a abril. A temperatura é semelhante à da estação seca. Nessa época as condições do clima podem atrapalhar alguns passeios e o pôr do sol.

A melhor época para visitar o Jalapão é de maio a julho quando está no período de clima seco, porém a vegetação ainda estará verde e as cachoeiras com bom volume de água.

 

Observações:

– A ordem das visitas poderá ser alterada, de acordo com necessidades operacionais.

– Os horários previstos dependem das condições das estradas. A maior parte da viagem é realizada em estradas off road (sem asfalto).

– Durante a Expedição no Jalapão, diariamente, a previsão de chegada nas Pousadas é em torno de 19h30.

– Valores sujeitos a disponibilidade e alteração. Fale com um de nossos agentes e faça uma simulação personalizada para a sua viagem.

 

*Cotação somente da parte terrestre. Não inclui passagem aérea ou qualquer outro item não mencionado na parte “sua viagem inclui”

Essa viagem inclui

Hospedagem com café
Transfer
Passeios
Ingressos

Ficou interessado?

Não perca esta oportunidade!

Seu nome*

Seu e-mail*

Telefone*

Quantas pessoas?*

Comentários