Dunas de areia dourada, formações rochosas imponentes, rios, fervedouros e cachoeiras impressionantes: tudo isso é uma prévia do que você vai encontrar em uma viagem ao Jalapão.
Localizado no Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, esse destino é perfeito para quem deseja mais contato com a natureza enquanto se desliga um pouco do agito do mundo. Se você está pensando em viajar para lá, nós da Vai Pro Mundo separamos tudo o que você precisa saber para curtir o Jalapão!
A 400 km de Palmas, o local proporciona um passeio inesquecível. Como a maior parte das estradas não é asfaltada, a viagem vira uma espécie de rali, exigindo o transporte em veículos 4×4. Porém, não se preocupe, pois há várias opções de tours com guias e carros privados, e os roteiros de viagem já costumam incluir esse elemento. Para explorar esse paraíso brasileiro, é recomendado ir de Ponte Alta a Mateiros ou de Novo Acordo até São Félix do Tocantins. Dá para conhecer todas essas cidades fazendo os dois caminhos num roteiro circular.
Quando visitar o Jalapão
É possível conhecer o Jalapão ao longo do ano inteiro, uma vez que o lugar tem uma temperatura média de 30ºC, ou seja, faz calor em todos os meses. O período de seca ocorre de maio a setembro. Caso você queira evitar aglomerações, julho não é um mês ideal para ir, já que o mesmo é considerado alta temporada e a região tende a se encher de visitantes.
Já no período de chuvas, de outubro a abril, quando a umidade do ar aumenta, mesmo tendendo a ter mais chuvas nessa época, o ar fica melhor para respirar e menos pessoas costumam frequentar a região, o que é ótimo para quem deseja viagens com menos aglomerações e “disputas” na hora de tirar aquela foto bacana nos pontos turísticos!
O que fazer para curtir o Jalapão
-
Ver o pôr-do-sol nas dunas
Ficar nas maravilhosas dunas da região no fim da tarde é essencial, para você poder conferir a beleza estonteante pôr-do-sol. Esse espetáculo da natureza realça o dourado da areia, transformando o local num cenário de filme.
Um dos melhores locais para isso é a Pedra Furada, uma formação de arenito no meio do cerrado. Seus buracos esculpidos naturalmente pelo vento possibilitam que a luz do sol entre pelas frestas da rocha, gerando uma experiência incrível.
Por falar em pôr-do-sol, a trilha da Serra do Espírito Santo também é ótima para a visualização desse momento tão bonito. Essa trilha fica na entrada do parque, do lado das dunas. Lá do alto, dá para ver a formação de arenito onde se inicia o processo de erosão que origina o chamado Deserto do Jalapão. E, no topo da serra, você consegue observar uma paisagem ainda mais impressionante.
-
Flutuar nas piscinas naturais
Os fervedouros encontrados no Jalapão permitem que as pessoas flutuem em piscinas naturais de água cristalina. Eles são formados a partir de lençóis freáticos, cuja atividade movimenta nosso corpo de modo que ele não afunde.
São diversas opções e cada fervedouro proporciona sensações diferentes, variando conforme a intensidade do movimento da água, cuja temperatura costuma ser morna. Os mais conhecidos são o Fervedouro do Ceiça e o Fervedouro Bela Vista.
-
Apreciar o Rio Novo
Outra atividade que você pode fazer no Jalapão é curtir a beleza do Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do planeta. Essa atração do Jalapão cruza o caminho de passeios pela região em diversos pontos. É possível apreciar o visual das cachoeiras, fazer rafting ou caiaque pelas corredeiras e aproveitar a Prainha do Rio Novo, localizada à sua margem.
E, falando em cachoeiras, não é à toa que o Jalapão é conhecido como Deserto das Águas, pois há inúmeras quedas d’água prontinhas para você se deliciar mergulhando em suas refrescantes e lindas águas. É o caso da Cachoeira da Velha e da Cachoeira do Formiga, entre outras.
Por que ir ao Jalapão com a Vai Pro Mundo?
Como o destino tem estradas de difícil acesso e várias atrações que requerem a condução de guias turísticos, o melhor a se fazer é optar por uma viagem com uma agência de viagens. Com a Vai Pro Mundo, você garante a melhor assistência em todas as etapas da sua aventura, desde o planejamento até o retorno para casa.
Você se encantou pelo destino e quer planejar sua viagem? É só chamar a gente para descobrir como ter a melhor experiência possível no Jalapão!