Eles são fonte segura de consulta do turista ao se escolher o destino de uma viagem. Mas para além disso, o agente de viagem é o profissional que se preparou não apenas para sugerir um roteiro, mas para indicar os passos certos e seguros para realização de sonhos.
O viajante do século XXI não se contenta mais com informações simples e padronizadas, como as que estão disponíveis na internet. Ele deseja mais. Deseja que, a exemplo de outros serviços, o atendimento possa ser o mais próximo à sua realidade. Deseja que o agente esteja pronto para compreender seus anseios.
“O agente tem que entender as viagens e conhecer profundamente os destinos, ter certeza que o cliente chegou bem, voltou, e que os planos foram bem sucedidos. O trabalho vai muito além de indicar uma rota. Passa, primordialmente, por entender o que vai agregar valor a experiência do cliente”, explica Paulo Vieira, sócio-proprietário e agente de viagens da Vai Pro Mundo.
O agente de viagens é parte integrante de uma empresa privada, que trabalha como intermediária entre seus clientes e determinados prestadores de serviços turísticos, como empresas aéreas, hotéis, cruzeiros, dentre outros, em um esforço coletivo de satisfazer os desejos do viajante.
O objetivo primário de seu trabalho é a promoção do sonho de conhecer um lugar, viver uma experiência. O objetivo secundário do trabalho, não menos importante, é a venda de produtos e serviços relacionados a esse sonho, a um preço e condições especialmente atrativas em relação às que se poderia conseguir em contato direto com esses provedores.
Com o acesso à informação promovido pela internet, os roteiros – que incluem o que fazer, aonde chegar, qual os horários e até as melhores estações do ano para conhecer determinados destinos -, estão espalhadas de forma difusa e com pouca confiabilidade pela rede. É nesse cenário que o agente de viagens assume seu papel vital, o de esclarecer dúvidas e orientar os viajantes com informações qualificadas.
“Além de entender dos pormenores do destino, o agente também dispõe de ótimos contatos com operadores, presta atendimento personalizado e possui uma carta na manga para surpreender o cliente, sempre que preciso”, ressalta Emerson Alano, sócio-proprietário e agente de viagens da Vai Pro Mundo
O agente também atua na contratação e reserva da hospedagem e do meio de transporte mais apropriado para o viajante fazer passeios e consumir serviços turísticos durante a viagem sem nenhuma preocupação.
O Brasil vai pro mundo com agente
Quem nunca planejou uma viagem com um agente, contando com toda a estrutura de uma agência, pode até pensar que esse serviço está em alguma desvantagem em relação às oportunidades dadas como únicas na internet, em face da venda direta de operadoras, pacotes e passagens aéreas, no entanto, isso pode ser um engano.
Embora muita gente não saiba, dados oficiais do Ministério do Turismo do Brasil revelam que os agentes de viagem respondem pelas vendas de 70% das passagens aéreas nacionais e 85% dos lugares nos voos internacionais que saem do Brasil. Números bastante expressivos em um setor que ainda tem horizontes a serem explorados e que foi pouco afetado com a recessão econômica no país.
E a participação desses profissionais não para por aí, 75% das vendas dos cruzeiros marítimos e fluviais também são realizadas por agentes de viagem, assim como 90% dos pacotes turísticos. Os agentes também são os responsáveis por 60% das reservas de hotel e 28% das locações de veículos. Dados que refletem com clareza o bem-estar na relação agente-cliente.
“O sucesso nesse negócio está acima da comercialização de produtos em nível de satisfação ao cliente. Quando se tem qualidade, bom atendimento e estratégias de serviços diferenciadas, a interação entre cliente e agente é perfeita, com felicidade garantida para o viajante e para o setor como um todo”, conclui Paulo.
No cadastro de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) há atualmente 18.978 agências de viagem regulamentadas em todo o Brasil. O cadastro garante que os profissionais dessas empresas atuem legalmente e mais do que isso, possam fazer com toda a segurança seu trabalho sem igual de tornar sonhos possíveis.