Uma visita à Grécia é o passeio dos sonhos da vida de muitos viajantes. Quando se pensa em viagens, as ilhas gregas geralmente são as primeiras imagens que vem à mente. Mas é preciso ter cuidado porque a Grécia é viciante! Se você já experimentou passar as férias por lá, dificilmente você se encantará fácil por outro lugar.

A Grécia é famosa por suas condições climáticas perfeitas, nem tropical, nem ártico, um destino fantástico em todas as estações. Você vai amar a paisagem virgem, a cor exótica do mar, a luz brilhante do sol. Cada lugar na Grécia tem um estilo autêntico, tanto nas ilhas quanto no continente. Pode levar anos para explorar todas as ilhas gregas, mas apenas um olhar para amá-las.

Mesmo no menor pedaço de terra na Grécia, você encontrará uma conexão com o passado. Em todo o país e também nas ilhas existem locais antigos que remetem a vários períodos históricos desde ruínas de antigos templos gregos a mosteiros bizantinos e mansões neoclássicas.

O arquipélago grego ocupa 7.500 km do litoral total de 16.000 km do país, oferecendo uma paisagem altamente diversificada: praias com muitos quilômetros de extensão, baías e enseadas abrigadas, praias arenosas com dunas, praias de cascalho, cavernas costeiras com rochas íngremes e cores escuras, areia típica de solo vulcânico e zonas úmidas costeiras.

A maioria das ilhas gregas estão no Mar Egeu e são divididas em sete grupos. Saiba mais sobre cada um a seguir.

As ilhas do Egeu do Norte

Agios Efstratios, Thasos, Ikaria, Lesbos, Limnos, Inouses, Samos, Samotrácia, Chios, Psara

Ilha de Samos

A principal ilha do grupo Egeu do Norte é a Ilha de Ikaria. De acordo com a tradição mitológica, Ícaro, ignorando o conselho de seu pai, Dédalo, voou muito alto em direção ao sol; suas penas de cera derreteram e ele caiu e se afogou no mar. Hoje, além de praias ensolaradas, em Ikaria você pode descobrir sítios arqueológicos, monumentos naturais, assentamentos tradicionais, fontes termais conhecidas desde a antiguidade e diversas espécies de fauna e flora. Uma grande variedade de festas religiosas e eventos esportivos também são organizados na ilha ao longo do ano.

Outro destaque desse grupo é Samos. A ilha é extensa e há várias regiões e praias para explorar. Na ilha encontra-se tons mais esverdeados, relevos e mais natureza que em outras ilhas da Grécia. Tsamadou Beach, Gagou Beach, Lemonakia Beach, Kokkari e Potokaki Beach são as principais praias da ilha.

Os Espórades

Alonissos, Skiathos, Skopelos, Skyros

Ilha de Skiathos

Também no Mar Egeu, o grupo Espórades é composto por 24 ilhas, mas apenas quatro delas são habitadas. A ilha de Skiathos é uma das principais. Skiathos possui percursos terrestres com diversas belezas escondidas e é considerada um dos principais refúgios selvagens do planeta.

Usando a imaginação é possível seguir os passos de grandes escritores, como Alexander Papadiamantis, enquanto caminha por densas florestas e olivais! Os entusiastas da natureza devem seguir uma rota encantadora através da famosa floresta Koukounariés e ao redor do Lago Strofilia (4,2 km de comprimento). Outra opção é um passeio pela Península de Kanapitsa.

Ilhas Argo-Sarônicas

Egina, Póros e Hydra

Ilha de Egina

As Ilhas Argo-Sarônicas ou Ilhas Sarónicas também estão localizadas no Mar Egeu, sendo composto por 7 ilhas principais e cerca de 30 ilhotas.

Neste grupo a ilha de Egina é um dos destinos turísticos mais populares, pois é a ilha mais próxima de Atenas (apenas 27 km do porto de Pireu). De acordo com o mito, a ilha recebeu o nome de uma ninfa, filha do deus do rio Asopos, por quem Zeus se apaixonou e levou com ele para a ilha! A Egina é ideal para férias em família, graças às suas praias agradáveis ​​e tranquilas. É o refúgio perfeito de Atenas, e ainda uma experiência original.

Cíclades

Santorini, Mykonos, Naxos

Ilha de Santorini

Um grupo de 56 ilhas, sendo Kythnos, Naxos, Paros, Santorini e Mykonos algumas ilhas entre as mais importantes. Milos, Serifos, Sikinos, bem como as “Cíclades Menores” também integram o grupo.

Andros é a ilha mais setentrional (localizado ao Norte) do grupo, com uma grande tradição naval e praias arenosas, costas rochosas, cadeias de montanhas alternadas com planícies férteis, vegetação exuberante e riachos abundantes.

Dodecaneso

Astypalaia, Karpathos, Patmos, Rhodes, Symi, Tilos, Chalki

Ilha de Tilos

Já na extremidade leste do mar Egeu encontra-se o grupo de ilhas gregas denominado Dodecaneso. Formados por 15 ilhas e 93 ilhotas, a ilha de Tilos é a principal. Com paisagem montanhosa irregular, cordilheiras densamente arborizadas e vistas montanhosas, a ilha é repleta de vales verdejantes com espécies de flores e ervas, habitat de espécies raras de pássaros.

Estes são os ingredientes de um destino inigualável, um enorme parque ecológico protegido por tratados internacionais. Visite Meyálo Horió, a capital da ilha, com suas imponentes casas de pedra e vielas estreitas. A vista do castelo medieval (construído na localização da antiga Tilos) imponente localizado no topo da colina certamente irá tirar o fôlego.

Creta

Creta é dividida em quatro prefeituras e é a maior e mais populosa ilha grega, também localizada no mar Egeu. Quanto às prefeituras, do Oeste para o Leste, tem-se: Chania, Rethymno, Heraklion e Lasithi.

Ilha de CretaA maior e mais populosa região da ilha de Creta é Heraklion (pronuncia-se Iraklion). Aninhado entre duas imponentes cadeias de montanhas – Idi (Mt Psiloritis) a oeste e Dikti (montanhas de Lasithiotika) a leste -, Heraklion possui tesouros arqueológicos excepcionais. Significativos assentamentos costeiros, uma série de aldeias pitorescas, vastos vales com olivais e vinhas bem como a melhor infraestrutura turística de Creta. Uma combinação única de cenário urbano e riqueza natural faz da região de Heraklion um destino atraente durante todo o ano.

As ilhas Jónicas

No Mar Jônico, as ilhas de Zakynthos, Ithaca, Corfu, Cefalônia, Lefkada, Paxi e Kythira são as maiores e constituem a famosa Eptanissa (em grego significa sete ilhas; epta em grego significa sete).

Navagio Beach, em Zakynthos

Antipaxi, Ereikoussa, Kalamos, Kastos, Mathraki, Meganissi, Othoni, Skorpios, Strofades são as ilhas menores do Mar Jônico.

Zakynthos (Zante) é uma ilha verdejante dotada de vales férteis e um clima temperado. Sua diversidade de paisagens resultou em diferentes tipos de praias. Há praias arenosas em enseadas isoladas, onde as águas tranquilas são azuis na parte sudeste da ilha. No entanto, se penhascos e um mundo subaquático interessante são do seu agrado, experimente a parte oeste da ilha.

As ilhas de Gavdos (situada a sul de Creta), Elafonissos (no Golfo de Laconia) e Trizonis (no Golfo de Corinto), não constituem um grupo, mas ainda são de uma beleza natural inigualável!

Escolha a sua ilha grega preferida e planeje sua viagem com a Vai Pro Mundo! Converse com nossos agentes e aproveite suas férias em um dos lugares mais incríveis do planeta.