O PodProMundo foi criado para viajantes que buscam inspiração e dicas exclusivas para suas próximas jornadas. É um bate-papo descontraído entre apaixonados por viagens, onde os viajantes compartilham suas experiências em diferentes destinos com recomendações gastronômicas, passeios imperdíveis, sugestões de hospedagem e apresentam a sua forma de explorar cada lugar. Em nosso primeiro episódio, recebemos o Leandro Krassuski, que nos contou como foi conhecer a Sardenha, revelando os encantos e surpresas desse fascinante destino no Mediterrâneo. Confira o episódio de estreia!
Sardenha, por Leandro Krassuski
O Leandro tinha um casamento na Europa e uns dias livres para aproveitar a viagem. Com isso, ele e alguns amigos, que também iam para o casamento, decidiram conhecer a Sardenha, principalmente a Costa Esmeralda. E foi assim que sua experiência nessa ilha do Mediterrâneo, com uma história incrível que remonta há mais de 4.000 anos e que já foi habitado por diferentes povos, começou.
Eles iniciaram a jornada aterrissando em Ólbia, uma cidade charmosa com cerca de 60 mil habitantes que é ponto de partida para os principais passeios pela Costa Esmeralda, uma faixa de 80 km de costa deslumbrante com formações geológicas que criaram diversas enseadas e pequenas praias, além de estar próxima de algumas ilhas menores, como a de Maddalena e Tavolara.
Explorando a Sardenha de carro e de barco
Como o grupo gostaria de explorar a ilha de barco, eles foram primeiro até Palau de carro. Para o Leandro, dirigir pela Sardenha foi super tranquilo, com ruas bem sinalizadas e trânsito organizado, além das vistas incríveis nas estradas e da oportunidade de conhecer um pouco mais da arquitetura, que ainda apresenta sua influência romana e bizantina.
Em Palau, o objetivo era alugar os barcos para que pudessem aproveitar a Costa Esmeralda, apreciando as praias, pequenas comunas e ilhas da região. Uma curiosidade da Sardenha é que lá você pode alugar barcos de passeio com motores de até 40 HP sem precisar ter habilitação náutica.
A Costa Esmeralda e suas belezas
O grupo era grande, com cerca de 20 pessoas, e o ideal foi alugar mais de um barco. O Leandro, que possui habilitação para pilotar, optou por um barco maior, o que permitiu acomodar mais gente com conforto e segurança e possibilitou passeios mais longos para conhecer ilhas e praias da região, como Cala Coticcio, uma das praias mais deslumbrantes da costa, com águas cristalinas perfeitas para a prática de snorkel. Para o Leandro e seus amigos, esse foi um dos momentos mais especiais da viagem, quando todos puderam aproveitar o dia juntos, curtindo as belezas da costa e o mar.
As ilhas
A Costa Esmeralda é conhecida por abrigar diversas pequenas ilhas, como Molara, Tavolara, Soffi e Maddalena, a maior delas, situada no arquipélago Di Maddalena, pertinho da marina de Palau. Por lá, eles viveram dias incríveis, desfrutando da beleza da costa leste da Sardenha, da gastronomia sarda, com forte tradição agro-pastoral e grande presença de frutos do mar, e claro, do mar impressionante da região.
Quer saber mais sobre a jornada do Leandro pela Sardenha? Acesse nosso canal no YouTube e confira como foi esse bate-papo na íntegra!
Inscreva-se e ative as notificações para ficar por dentro das novidades da Vai Pro Mundo e saber quando lançarmos os próximos episódios do PodProMundo.