Portugal é rico em história, cultura e tradições. Sua variedade de paisagens, praias paradisíacas e cidades charmosas faz com que os turistas se apaixonem pelo país. Além das atrações turísticas mais conhecidas, Portugal também esconde fatos curiosos e fascinantes que podem surpreender os visitantes.

Neste texto, apresentaremos 5 curiosidades sobre Portugal, como uma biblioteca singular, que vão encantar os turistas e tornar a viagem ainda mais interessante e inesquecível: vem explorar essas curiosidades que tornam o país um destino turístico único.

01. Portugal é um dos países mais antigos da Europa:

A origem de Portugal remonta ao século XII e está ligada ao Condado Portucalense, uma região que fazia parte do Reino de Leão e Castela e se tornou independente em 1139, sob o reinado de Afonso Henriques. A partir daí, Portugal passou a expandir o seu território através da conquista de novas terras, como a região de Évora, em 1165, e o Algarve, em 1249.

Durante o século XV, o país tornou-se uma potência marítima, liderando as grandes navegações que permitiram a chegada a novos mundos e a abertura de rotas comerciais com a África, Ásia e América. Com a expansão territorial e as riquezas resultantes, Portugal tornou-se uma das maiores potências mundiais durante o século XVI, estabelecendo um vasto império colonial.

No entanto, no século XVII, começou a perder o seu poder econômico e militar, e foi obrigado a ceder a maioria das suas colônias a outros países europeus. Apesar disso, Portugal manteve a sua independência e a sua cultura única, que combina influências celtas, romanas, árabes e africanas.

02. A livraria mais antiga do mundo está localizada em Portugal:

A Livraria Bertrand, situada na Rua Garret (no coração do Chiado, pólo intelectual de Lisboa), foi fundada em 1732 e permanece aberta até hoje. Com mais de 290 anos, o estabelecimento é reconhecido pelo Guinness World Records como a livraria mais antiga do mundo em atividade. É um belo edifício histórico, com uma fachada em estilo neoclássico e um interior impressionante.

Além de livros, a livraria também oferece uma ampla variedade de artigos de papelaria e outros produtos relacionados com literatura. A loja mantém uma boa seleção de obras de autores portugueses e estrangeiros, bem como uma coleção de livros raros e edições limitadas.

Ao longo dos anos, a Livraria Bertrand tem sido um ponto de encontro para escritores e intelectuais, e continua um destino popular para turistas que procuram uma experiência única de compra de livros num ambiente historicamente significativo. Trata-se de um tesouro cultural e um exemplo de como a tradição e a inovação podem coexistir harmoniosamente numa empresa.

03. Portugal também possui uma das universidades mais antigas do mundo:

Fundada em 1290 pelo Rei Dinis I, a universidade localizada na cidade de Coimbra é a mais antiga em operação contínua no país e uma das mais antigas do continente. Durante os séculos XIV e XV, ela atraía estudantes e professores de toda a Europa, que iam estudar e ensinar nas áreas de Teologia, Direito, Medicina e Filosofia.

Ao longo dos séculos, a universidade passou por várias mudanças e reformas, mas manteve a sua posição como uma das principais instituições de ensino superior em Portugal. O campus, Património Mundial da UNESCO desde 2013 graças à sua história rica e arquitetura impressionante, inclui edifícios históricos como a Biblioteca Joanina, um exemplo notável do estilo barroco português, e a Capela de São Miguel, um edifício gótico do século XIV.

Atualmente, a Universidade de Coimbra tem cerca de 20.000 estudantes matriculados em variados programas de graduação e pós-graduação.

04. A ponte mais comprida da Europa é portuguesa:

Com seus 17,2 km de comprimento, a Ponte Vasco da Gama é a mais longa ponte da Europa e uma das mais longas do mundo. Ela foi inaugurada em 1998 e atravessa o Rio Tejo, ligando as cidades de Lisboa e Montijo. É composta por um tabuleiro rodoviário com duas faixas de tráfego em cada sentido, além de uma linha ferroviária.

Sua construção levou três anos e meio e envolveu cerca de três mil trabalhadores, sendo um marco significante para Portugal, pois permitiu a conexão de várias rodovias e facilitou o acesso ao Aeroporto Internacional de Lisboa. Além disso, ela ajudou a aliviar o tráfego intenso na Ponte 25 de Abril, outra importante estrutura que liga as duas margens do Rio Tejo.

Nomeada em homenagem ao navegador português Vasco da Gama, o primeiro europeu a chegar à Índia por via marítima, em 1498, a Ponte Vasco da Gama é hoje um importante símbolo da arquitetura e da engenharia moderna em Portugal. Ela é também um destino turístico relevante, recebendo muitos visitantes que desfrutam da vista panorâmica do Rio Tejo e de Lisboa.

05. Portugal é um dos principais paraísos do surf:

Portugal é considerado um verdadeiro paraíso para o surf por várias razões. A primeira delas é a sua localização geográfica, na costa atlântica da Europa. Essa posição faz com que Portugal seja constantemente banhado por ondas fortes e regulares, ideais para a prática do esporte.

Além disso, o país é generoso em sua quantidade de praias, oferecendo desde pequenas enseadas escondidas até praias mais extensas, que podem receber muitos surfistas ao mesmo tempo. Há também uma variedade de ondas, o que atende desde surfistas de níveis iniciantes até profissionais.

A temperatura da água é relativamente quente durante a maior parte do ano, especialmente na região do Algarve, no sul de Portugal. Isso permite que os surfistas pratiquem o esporte com mais conforto, sem precisar usar trajes de neoprene muito espessos.

Como a cultura do surf é muito forte por lá, encontram-se muitas escolas e lojas especializadas em todo o país. Há também vários eventos de surf ao longo do ano, incluindo campeonatos internacionais que atraem os melhores surfistas do mundo. É lá, inclusive, que a onda mais alta do mundo foi surfada.

Algumas das praias mais populares para o esporte incluem Supertubos, em Peniche, que é conhecida por suas ondas tubulares de alta qualidade; Praia do Norte, na cidade de Nazaré, onde se pode encontrar algumas das maiores ondas do mundo; e Costa de Caparica, perto de Lisboa, uma das praias mais acessíveis e frequentadas pelos surfistas.

Conclusão:

Apesar de ser um país mais antigo e repleto de marcos históricos, Portugal não deixa de ser moderno e desenvolvido, com uma economia forte e paisagens naturais deslumbrantes, o que o torna um destino turístico popular na Europa. Além disso, ele preserva um rico patrimônio cultural e sua história e cultura são fascinantes: desde monumentos e castelos antigos até a culinária deliciosa, há muito para explorar e descobrir nesse país encantador.

Para quem deseja visitar Portugal, a agência de viagens Vai Pro Mundo pode ser uma excelente opção para ajudar a criar um roteiro completo e personalizado, que leve em conta os interesses e preferências de cada viajante. Com a nossa ajuda, é possível conhecer tanto os principais pontos turísticos quanto os lugares menos conhecidos, e experimentar a verdadeira essência portuguesa.

Por isso, se você está planejando uma viagem para Portugal, não deixe de entrar em contato com a Vai Pro Mundo. Com a ajuda de especialistas em viagens, você poderá desfrutar de uma experiência única e inesquecível em um lugar tão encantador.