Foi-se o tempo em que os brasileiros esperavam pelo inverno europeu ou norte-americano para se divertir na neve. Quer dizer, foi-se o pensamento de que inverno bom só em outro continente. Muitos países vizinhos ao Brasil têm atrações incríveis, especialmente, durante a estação mais fria do ano. E um excelente exemplo é o Chile.

O país andino tem despontado como um dos destinos mais requisitados pelos turistas brasileiros, principalmente, durante o inverno. Só em 2018, o Serviço Nacional de Turismo do Chile divulgou que o país recebeu mais de 580 mil brasileiros. Número recorde, 8,1% maior do que no ano anterior.

O motivo para tanto sucesso? É simples! O Chile é um país diverso, de extremos geográficos. Não há turista que não se surpreenda com as belezas presentes entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes. A paisagem árida do deserto do Atacama, ao norte, contrasta com o cenário gélido da Patagônia Chilena.

Santiago, por sua vez, é uma metrópole moderna e cosmopolita, dona de uma beleza estonteante graças ao cenário privilegiado dos Andes ao fundo. Menos urbanas, as áreas das vinícolas chilenas suscitam um romantismo com aroma dos vinhos classificados entre os melhores do mundo!

Ou seja, viajar para o Chile é descobrir belezas incríveis, cenários deslumbrantes dignos de uma viagem inesquecível! Se você está pensando em viajar para o Chile no período de junho até meados de setembro (inverno), continue a leitura.  Elaboramos uma lista com 7 lugares que você precisa conhecer durante o inverno chileno. Confira:

Santiago do Chile

Começando por uma das capitais mais charmosas de toda América do Sul. Santiago consegue harmonizar o ar europeu aos ritmos e histórias latinas. Os diversos cerros espalhados proporcionam uma visão única da cidade e dos Andes, mas não se compara à visão panorâmica do Sky Costanera, a maior (literalmente) atração da cidade. A torre, anexa ao shopping de mesmo nome, proporciona uma vista 360° a partir do mirante presente no 62º andar. Há outras maneiras de apreciar a paisagem. Uma delas é através do teleférico que percorre 4,8 km por Santiago, com três paradas.

Na Plaza de las Armas, o marco zero da cidade, o viajante pode tanto contemplar a arquitetura colonial quanto visitar os diversos museus ao redor. Assim como o Mercado Central de Santiago. Um passeio pelo bairro Providencia mostra toda a veia boêmia e artística de Santiago. Aliás, no Bella Vista, parte do Providencia, visitar La Chascona é imergir na história de uma das figuras mais importantes do país: o poeta Pablo Neruda.

Estações de esqui

Se tratando de inverno, as estações de esqui do Chile são um prato cheio para turistas do mundo inteiro! Quem visita Santiago tem inúmeras opções de estações próximas, perfeitas para um bate-volta da capital chilena. As mais visitadas são:

  • Valle Nevado: é a queridinha dos brasileiros. Fica a 70 km de Santiago e tem estrutura completa, incluindo resort, restaurantes, hotéis, cafés, escolinhas, entre outros.
  • La Parva: a 50 km da capital, essa estação é badalada entre a elite chilena. Com pistas perfeitas e excelente infraestrutura, lembra aquelas cidades montanhescas na Suíça. A estação conta, inclusive, com pistas para “ski noturno”.
  • El Colorado: mais próxima de Santiago, a estação está a 3.330 metros de altitude e conta com pistas de esqui para todos os níveis. Fica a 40 km da cidade.
  • Farellones: faz parte do complexo de El Colorado, mas aqui a proposta é mais para um parque de diversão na neve do que estação de esqui. Com esquibunda, tirolesa, fat bike, tubing, teleférico e outras atrações, é o local perfeito para quem quer brincar na neve!

Road Trip Carretera Austral

Essa é a estrada que conecta o Chile de norte a sul! Se você é do tipo de viajante que acredita que a viagem vale tanto quando o destino, esse passeio é a sua cara. Ao cruzar o país de ponta a ponta, o viajante tem a dimensão das belezas chilenas. São mais de 1000 km de paisagens impressionantes! Incluindo florestas, vulcões, geleiras, rios e fiordes.

Deserto de Atacama

Se você acha o Deserto do Atacama um cenário de outro mundo, é porque ainda não o viu no inverno!  O deserto mais árido do mundo tem uma área imensa, abrigando diversos tipos de paisagens e animais selvagens. Imagine os picos coberto de neve, como o vulcão Licancabur, ou as lagunas cercadas pela neve. Além do Valle de la Muerte, Valle de la Luna e outros passeios indispensáveis no Atacama, as Termas de Puritama são um dos pontos mais cobiçados no inverno. Trata-se se piscinas naturais com águas quentinhas, perfeitas para relaxar em meio ao cenário mágico!

Torres del Paine

Na direção oposta ao deserto, o Parque Nacional Torres del Paine é a maior atração da Patagônia Chilena. Conhecido como a “meca” mundial do trekking, a área de mais de 220 mil hectares é repleta de trilhas que conduzem o viajante a belezas extremas! Há circuitos de até 10 dias para conhecer a maior gama de atrações naturais.

Mesclando floresta, lagos, glaciares, montanhas e cachoeiras, Torres del Paine é a porção chilena da área que, na Argentina, compreende a região de El Calafate. Há espaços para camping e alojamentos no parque. Também é possível fazer trekking de um dia ou passeios de carro pela área. Entre as atrações mais visitadas, a base das torres e o Glaciar Grey são os mais famosos.

Gastronomia chilena

Uma vez no Chile, não deixe de provar os pratos e bebidas típicas. Em Santiago, o mote com huesillos é uma bebida clássica! Vendida em todos os cantos da cidade, é feita com suco de pêssego, grãos de trigo cozidos (mote), pêssego desidratado (huesillo) e canela. Serve-se gelado e com uma colher. Outra comida típica tanto na capital quanto mais para o sul é a centolla, ou king crab. O caranguejo gigante é bastante popular, podendo ser consumido inteiro ou em pedaços.

Vinhos Chilenos

Claro que uma viagem para o Chile não pode encerrar sem degustação de uma das maravilhas do país: os vinhos! Famosos no mundo inteiro, os vinhos chilenos já são, em si, um motivo para a visita. Vinícolas premiadas como a Concha y Toro, em Pirque, a cerca de 1h30 de Santiago, e a Undurraga, em Talagante, são passeios muito procurados.

Durante o inverno, a visitação fica ainda mais deliciosa. Afinal, não tem combinação melhor do que frio e um bom vinho. Perfeito para se aquecer no inverno, o passeio pelas vinícolas inclui um tour pelas parreiras, uma visita completa pelas bodegas e, claro, a degustação dos melhores rótulos chilenos!

 

Conheça as belezas chilenas! Viagem com a Vai Pro Mundo e visite um dos melhores destinos de inverno da América do Sul. Veja nossas ofertas ou planeje seu roteiro exclusivo pelo país andino.

Converse com um de nossos consultores e Vai Pro Chile!