Toda a beleza da costa californiana que todos adoram, combinada com um ambiente descontraído e atrações que atendem diversos interesses é o que você precisa conhecer

A Califórnia é um dos estados mais legais da costa oeste americana, talvez até do país todo. Não por acaso, todo mundo que visita o golden state adora. Por lá, os viajantes encontram praticamente tudo o que se espera de uma boa trip: pontos turísticos icônicos; belas praias e paisagens naturais; picos de surfe; esportes radicais; entretenimento; vida noturna vibrante; e opções gastronômicas variadas. A receita perfeita para aproveitar a vida.

Embora seja uma região extensa, com diversas cidades famosas, normalmente é para Los Angeles e São Francisco que a maioria dos turistas vão. Certamente, são dois destinos que vale a pena conhecer. Porém, desta vez queremos dividir uma dica de lugar que apesar de ser tão interessante quanto, acaba pouco valorizado nos planejamentos de viagens. Estamos falando de San Diego, localizado no extremo sul do mapa e um verdadeiro tesouro escondido, tamanho seu potencial e infraestrutura para receber e impressionar.

Fique certo de que não estamos falando isso à toa, muito pelo contrário. Fomos conferir de perto para só então dividir a experiência na terra de famosos, como a atriz Cameron Diaz, e onde se formou a banda de rock Blink-182 (sabia dessas?). A ideia é poder chegar aqui e te contar o que esperar de fato: sabe aquele clima ameno e divertido que vemos nos filmes californianos? É disso que estamos falando!

Em resumo, uma viagem que ao carimbar o passaporte vai empolgar por cada momento vivido e deixar as melhores recordações. Quer descobrir por que San Diego precisa estar no seu próximo roteiro? A gente conta tudo a seguir!

Como chegar a San Diego

Apesar de não ter voos diretos, chegar a San Diego partindo do Brasil até que é bem simples. Em primeiro lugar, será preciso ir para São Paulo ou Rio de Janeiro e embarcar sabendo que fará pelo menos duas escalas no percurso, que podem ser em Houston, Atlanta, Dallas e Nova York. No total, são aproximadamente 15 horas de viagem.

Recentemente, uma aeronave da LATAM decolou do aeroporto de Guarulhos e pousou em Los Angeles, inaugurando as novas operações diretas da companhia aérea à costa oeste dos EUA. Quem quiser primeiro conhecer a capital mundial do entretenimento tem a opção de alugar um carro lá e cair na estrada até San Diego. No caminho, que leva cerca de 2h30, é possível fazer paradas interessantes, como em Laguna Beach – point preferido de diversas celebridades, como por exemplo Justin Bieber e sua esposa, Hailey Baldwin.

O que fazer em San Diego

Coronado Island

A 10 km do centro de San Diego, fica a charmosa Ilha de Coronado que, na realidade, é uma península, por estar conectada ao continente. O acesso pode ser feito tanto de carro, passando pela movimentada Coronado Bridge (ponte que liga as duas cidades), como de barco, em ferries que atravessam a baía.

Nela, fica um dos pontos turísticos mais famosos e icônicos dali, o Hotel Del Coronado, do qual não precisa ser hóspede para conhecer, pois os bares e restaurantes são abertos ao público. Mas caso queira se hospedar em um dos quartos “pé na areia”, basta desembolsar cerca de 700 dólares por dia. Além de curtir aquele happy hour bebendo um drink e assistindo a um dos mais belos espetáculos do pôr-do-sol, passear de bicicleta alugada enquanto aprecia a arquitetura vitoriana do The Del e a bela vista do entorno são uma ótima pedida. Aliás, lá no Instagram da Vai Pro Mundo temos imagens incríveis que dão uma amostra do local que é sinônimo de férias.

Embora pequeno, o município de Coronado oferece à população diversos parques para que se possa aproveitar um pouco de suas belezas naturais. Dentre os mais conhecidos, estão o Bayview Park, ótimo para fotografar a baía; o Coronado Skate Park, atração especial para os amantes do skate; e o Coronado Cays Park, propício para a prática de esportes como o golf.

Agora, uma informação importante que merece total atenção: é proibido consumir bebidas alcoólicas nas ruas e praias de Coronado Island. Portanto, não caia na besteira de fazer isso, a multa pode chegar a 250 dólares (mais de mil reais na cotação atual). Vale lembrar que em San Diego, assim como nos EUA em geral, água é oferecida gratuitamente nos restaurantes. Ou seja, pode ser uma boa maneira de economizar um pouco ao longo da estadia.

USS Midway Museum

Claro que um rolê cultural não pode faltar, e San Diego simplesmente proporciona a oportunidade única de conhecer um porta-aviões e seus compartimentos. E não qualquer um, mas o que foi inaugurado na Segunda Guerra Mundial e teve seu auge na Guerra do Vietnã, o USS Midway Museum. Posteriormente, foi utilizado em outras ocasiões que impactaram não só os EUA como o mundo todo, até ser aposentado 38 anos depois.

Considerado uma obra-prima da modernidade, conta um pouco da história americana a partir dessa perspectiva bélica e, com toda a certeza, tem atrativos que compensam cada dólar do ingresso. Durante o tour, além de ver diversas aeronaves de perto, os visitantes podem atravessar escotilhas, entrar em cabines e remontar acontecimentos históricos que impressionam.

Anualmente, cerca de 1 milhão de pessoas passam pelo espaço dividido em quatro áreas principais, a fim de organizar as exibições de acordo com sua importância, período histórico e atratividade. O navio é realmente gigantesco: para se ter uma ideia da largura, é apenas 20 metros menor do que a altura da Torre Eiffel, em Paris, e pesa 74 mil toneladas. Logo na entrada, são distribuídos audioguias em inglês e espanhol, com algumas histórias contadas pelos próprios marinheiros. Sem pressa, leva umas 3 horas para conhecer todo o museu.

La Jolla

Quem quiser comprar uma casa em La Jolla (pronuncia-se “la-rói-a”, ou simplesmente “a joia”, em português) precisa saber que os imóveis que são vendidos por lá possuem um dos m2 mais caros dos EUA. Caso queira fazer como a maioria dos reles mortais, que desejam apenas curtir alguns dias de descanso e diversão, a experiência é acessível e, a comunidade local, receptiva. Como lá se encontram muitas escolas de idiomas, não estranhe a presença de estudantes estrangeiros, inclusive brasileiros, interessados na fluência em inglês.

Todavia, são as praias que merecem destaque. Ao longo de 11 km, é possível conhecer quatro balneários repletos de paisagens compostas por falésias, rochedos, arrecifes e, claro, faixas de areia. O diferencial está no fato de, ao invés de se deparar com guarda-sóis enfileirados, contar com a presença de focas, leões marinhos, pelicanos e diversos outros animais.

Tida por muitos como a praia mais bonita de La Jolla, Windansea é o ponto de encontro de surfistas e bodyboarders. O The Windansea Surf Shack, uma espécie de cabana rústica construída perto da praia, em 1946, vai render lindas fotos. Desde então, a atração já foi destruída pelas águas do mar e refeita diversas vezes. Já a La Jolla Cove se destaca por causa do píer, do gramado Scripps Park e do contato próximo com os leões marinhos que vivem por ali.

Em La Jolla Shores fica o Scripps Oceanography, um dos maiores e mais antigos centros de pesquisa em Ciências do Oceano e da Terra do mundo. Também ali, as ondas da Black Sand Beach, entre as mais fortes do sul da Califórnia por causa de um cânion submarino, atraem quem entende de surfe e adrenalina. Se não for o seu caso, será mais seguro explorar esse pedaço do litoral acompanhado de um guia (ou de um bom GPS, no mínimo).

A esta altura, a fome vai bater e você perceberá o quanto a gastronomia local é influenciada pela culinária mexicana. Como fica bem na divisa com o México, mais precisamente com a cidade Tijuana, há muitas opções de pratos criados pelos vizinhos latinos. Todas as terças-feiras, San Diego organiza a chamada Taco Tuesday – nome totalmente apropriado. Deixar de provar os deliciosos tacos de peixe (sempre frescos) será um sacrilégio, então anote a dica para não esquecer.

Legoland

Um parque de diversões feito de Lego? San Diego tem! A Legoland Califórnia é toda inspirada no brinquedo que encanta crianças há muitas gerações. Localizada em Carlsbad, reúne mais de 60 atrações para os pequenos de até 12 anos, embora muitos adultos se divirtam tanto quanto.

Um verdadeiro universo construído com as icônicas pecinhas coloridas e que, sem dúvidas, vale a visita. Para criar esse ambiente, estão espalhadas por todo o parque diversas maquetes e esculturas feitas exclusivamente com as peças, como das cidades de Los Angeles, Nova York, Las Vegas e San Francisco, um carro Volvo em tamanho real e até um espaço do cinema com algumas das principais cenas de batalha do universo Star Wars. Tudo feito de Lego!

Old Town San Diego State Historic Park

Com a tarde livre, o melhor passeio é voltar aos tempos de velho oeste e se sentir em um filme de época indo ao Old Town San Diego State Historic Park. Bem no meio da cidade, no ponto que ainda preserva a arquitetura dos anos 1800 (quando a Califórnia ainda nem pertencia toda aos Estados Unidos), um misto de nostalgia e encanto toma conta de quem passa pelo local. Além de atrações turísticas, como antigos museus, são mais de trinta restaurantes – a maioria de culinária mexicana – e lojinhas com souvenirs a perder de vista.

 

 

Partiu San Diego? No vídeo abaixo você confere os melhores momentos da viagem que o Paulo fez para lá recentemente. Clique, assista e se inspire!