Nem sempre temos tempo e disposição para fazer uma viagem longa, mas sabia que você tem a possibilidade de apostar numa escapada rápida? Seja num fim de semana ou feriado prolongado, as viagens de carro são uma ótima opção para conhecer outros destinos próximos.

Embora muitos viajantes prefiram contar com um roteiro pré-estabelecido, viajar de carro nos possibilita não apenas curtir o destino final, mas também, todo o trajeto que leva até ele. 

Por isso, se você e sua família querem apostar nessa ideia, separamos 5 lugares da região sul para explorar: 

1. Estrada da Graciosa, PR

Saindo de Curitiba até o portal da cidade de Quatro Barras, você tem acesso ao início da Estrada da Graciosa. O trajeto tem apenas 33 quilômetros e boa parte do percurso é formado por paralelepípedos!

Além disso, boa parte do trecho conta com a presença ilustre da Mata Atlântica, com vários riachos, flores e quiosques com churrasqueiras. Sendo assim, o passeio pode ser feito num único dia, com paradas no mirante para tirar fotografias. No final, aprecie a cidade de Morretes para provar o famoso barreado e, em seguida, estenda até Antonina, uma cidadezinha histórica encantadora.

2. Rota dos Tropeiros, PR

Numa distância de apenas 157 quilômetros de Curitiba, você confere um roteiro incrível pelas cidades paranaenses que floresceram com o Tropeirismo no século 18. A rota é formada por 16 cidades, mas os destaques vão para os seguintes municípios: Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Carambeí e Tibagi.

Certamente que de uma cidade para outra requer um pouquinho mais de chão para seguir, mas acredite: vale cada km rodado. Feirinhas, centros históricos belíssimos, parque com sítios arqueológicos e muitos restaurantes de gastronomia alemã e holandesa cruzarão seu caminho.

3. Serra do Rio do Rastro – SC

Chegar até aqui leva em média 7 horas. Então, esteja disposto, viu? A estrada cênica da Serra do Rio do Rasto liga os municípios de Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, e possui apenas 35 quilômetros de extensão. Apesar de “pequena”, ela conta com 250 curvas com pontos que batem a uma altitude de 1500 m acima do nível do mar. Mirantes, montanhas e vistas deslumbrantes não faltarão na sua viagem.

4 Rota Romântica, RS

Em primeiro lugar, responda essa pergunta: você gosta de viajar em boa companhia? Se sim, este local é perfeito! 

Isso porque, só pelo nome a gente já deduz que o clima de romance está presente durante todo o percurso. A estrada é cercada por vilarejos, casas enxaimel, floreiras e mata verde por todos os lados. O itinerário abrange 350 quilômetros que passam por 14 municípios, como: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Gramado, Canela, entre outros. Embora belíssima no verão, no inverno ela se transforma e te convida a para num café colonial para experimentar diversas delícias regionais.

5. Vale dos Vinhedos, RS

Não dispensa um vinho e um clima rural? Então, você vai se apaixonar pelo Vale dos Vinhedos! Recheado de história, muitas colinas e forte identidade dos imigrantes italianos, o vale é um dos mais visitados da Serra Gaúcha.

Tem que ter pique para botar o pé na estrada, pois são cerca de 9 horas saindo de Curitiba. Neste roteiro você confere as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Todas elas são bastante históricas, mas o que chama a atenção mesmo é a variedade de vinhos que cada uma oferece. Nesta viagem você conhece o charme das vinícolas mais famosas do Brasil, aprecia queijos para lá de extraordinários, visita fábricas de doces, assim como de chocolates e produtos coloniais. Ou seja, um roteiro enogastronômico espetacular!

Separe a playlist e bote o pé na estrada!

Uma boa seleção musical não pode faltar, né? Então, separe a sua e curta uma viagem de carro em grande estilo com a Vai Pro Mundo!

Você só precisa escolher, porque o resto, pode deixar com a gente. Partiu?