Pode ser que você ainda nem saiba, mas bon bini, que quer dizer bem-vindo no dialeto caribenho, será sua saudação preferida nas próximas férias

Rodeado por um belíssimo mar azul-turquesa, capaz de deixar até os viajantes mais experientes de boca aberta, está um dos arquipélagos mais cobiçados do mundo. Já sabe para onde a Vai Pro Mundo te leva hoje? Sim, ao Caribe! Se são férias caribenhas que você quer, então elas estão a um passo – ou melhor, a um roteiro – de acontecer.

O território – localizado em três continentes diferentes – é um reduto de praias de águas mornas e cristalinas, areia branca fininha e macia, coqueiros verdejantes, dias ensolarados… Ufa! Os atrativos são tantos ao ponto de ficar difícil descrevê-los. Só vivendo essa experiência fascinante de perto para entender que qualquer coisa que se diga não irá parecer exagero.

Contudo, muito se fala sobre as ilhas do Caribe como se fossem mais do mesmo, bastando conhecer uma para saber como são as demais. A bem da verdade, elas possuem características singulares que as tornam únicas e fazem valer a visita a cada uma delas.

Se eram dicas que te faltavam, agora não faltam mais. Descubra o que as 5 ilhas mais famosas e imperdíveis do Caribe têm a oferecer. Inclusive, corra lá no Instagram da Vai Pro Mundo e saiba mais sobre os pacotes disponíveis e o investimento necessário para transformar o sonho em realidade.

Prepara-se para fortes emoções, pois se o paraíso existe, ele certamente fica no Caribe!

Aruba

De casais apaixonados em lua-de-mel a famílias inteiras curtindo um descanso, Aruba pode ser considerada a ilha mais democrática do Caribe. O deslumbramento começa antes mesmo de pousar, com a vista proporcionada pela janela do avião. O destino ostenta praias serenas, quase sem ondas, que não exigem visto para os brasileiros desfrutarem.

Em suma, os furacões costumam passar longe, os caixas eletrônicos contam com saques em dólar e a capital, Oranjestad, possui um centrinho comercial irresistível. Não por acaso, é conhecida como a “ilha feliz”. Não estranhe se encontrar flamingos e iguanas passeando tranquilamente, pois eles estão em seu habitat natural – vale lembrar que os “intrusos” somos nós.

Apesar de geograficamente estar ao norte da Venezuela, é notória a influência européia, sobretudo Holandesa – com direito a moinho e tudo. Embora a língua oficial seja justamente o holandês, graças à forte presença do turismo norte-americano se fala inglês e espanhol por lá. No dia a dia, é comum ver os locais conversando em papiamento, nome inusitado do dialeto da região. Um convite para conhecer mais sobre a cultura local e interagir com os simpáticos nativos de sorrisos largos.

No tour, os passeios que não podem faltar incluem conhecer o Parque Arikok, com suas lindas paisagens e piscinas naturais; fazer snorkel em Baby Beach (que já foi considerada a praia mais bonita do planeta) ou mergulhar entre peixinhos em Boca Catalina; curtir o pôr-do-sol no Farol Califórnia, que fica num ponto estratégico da cidade; e marcar presença em Eagle Beach, onde as atividades náuticas e a vista altamente instagramável predominam. Em Palm Beach, repleta de resorts ao longo da orla, a típica dupla sombra e água fresca garante a tranquilidade do dia, enquanto a noite reserva bons bares e restaurantes, bem como testar a sorte nos cassinos.

Curaçao

Assim como sua ilustre vizinha Aruba, a ilha de Curaçao está localizada no Reino dos Países Baixos. Mesmo a moeda oficial sendo o florim das antilhas holandesas, o dólar é aceito em toda a ilha. O idioma oficial também é o papiamento, uma mistura de línguas em que a principal base é o espanhol, mas inglês e holandês são amplamente falados.

Muitos turistas a elegem como preferida por ser autêntica e muito bem preservada. Conta com lugares incríveis fora da rota tradicionalmente visitada, a exemplo da bucólica Cas Abou. Outra joia do litoral é a descontraída e familiar Kokomo, perfeita para quem estiver com crianças. Como é de se esperar, o clima é quente e o céu é ensolarado praticamente o ano inteiro. Uma curiosidade peculiar é o fato de certas praias serem pagas, detalhe compensado pela ausência de hotéis luxuosos que, por consequência, presumem um entorno mais calmo.

Quem ama mergulhar poderá realizar a atividade ao lado dos melhores instrutores e diante de um dos visuais mais bonitos. Todavia, a localidade oferece opções para quem busca níveis de aventura mais altos: trilhas, escaladas, rapel e circuitos para ciclistas são bastante comuns em Curaçao. Escale os picos mais altos do Monte Christoffel ou vá aonde o vento o levar na Baía de Sint Joris.

No além-mar, a arquitetura inspirada em Amsterdã com toque caribenho se faz ainda mais presente. Uma verdadeira explosão de cores proporcionada pelas encantadoras casinhas coloridas da capital, Willemstad. A área histórica da cidade e seu porto, com claras influências holandesas, estão na lista de patrimônios mundiais da Unesco.

Punta Cana

A leste da República Dominicana, está Punta Cana. Nela, o que mais chama a atenção é a presença de resorts all inclusive praticamente um ao lado do outro ao longo do litoral com cerca de 95 km de extensão. Não há nada igual em se tratando de conforto e praticidade, pois os complexos hoteleiros são enormes e os hóspedes, caso assim desejem, não precisam sair deles para nada. Basta “vestir” uma pulseira que as portas se abrem a todos os pedidos.

As refeições e drinks, tudo no modo open food e open bar, assim como as piscinas e todo tipo de diversão e entretenimento, se concentram nos limites do hotel escolhido. Quem tem filhos conta com atividades e brincadeiras aos cuidados de monitores do quadro de funcionários. Ou seja, é possível ficar tranquilo e relaxar no spa, só para ilustrar, enquanto os pequenos brincam em segurança. A proposta perfeita para quem deseja ficar de pernas para o ar, sem fazer questão de visitar pontos turísticos.

Tanto privilégio custa caro? A faixa de preço vai depender de alguns fatores, a começar pela acomodação escolhida. Quanto mais regalias, maior o valor. Entretanto, os valores costumam ser competitivos e um pouco abaixo dos praticados no mercado. Como a oferta na região é grande, há hospedagens para todos os bolsos. Seja como for, é importante frisar que o resort será o “destino”, então vale a pena observar cada detalhe de onde você passará a maior parte do tempo da viagem.

Já a vida fora dos resorts se resume ao mar e lindos visuais, natural em um lugar como esse. Quem lembra do filme “A Lagoa Azul”, um clássico da sessão da tarde na década de 1990? Um passeio tradicional é justamente conhecer a Isla Saona, onde as icônicas cenas foram gravadas. Quem curte aventura vai gostar do Scape Park onde há cenotes (cavidades naturais que formam poços de águas cristalinas) e tirolesas. Para uma pegada mais “caliente”, de preferência ao som de muita salsa e merengue, empresas responsáveis por passeios de barco organizam festas de tirar o fôlego.

Bahamas

As Bahamas ficam na parte do território caribenho que mais se aproxima dos Estados Unidos. Sua geografia é constituída por centenas de ilhas em meio a uma das maiores barreiras de corais do mundo, o que ajuda nos cenários deslumbrantes, como bancos de areias, praias desertas e ilhas onde é possível caminhar e fazer snorkel. A moeda corrente é o dólar bahamense, que funciona de um para um com o americano, e a comunicação flui para quem sabe falar inglês.

Nassau é a capital, na Ilha de Nova Providência, que tem agito e uma movimentação urbana. Também há o ânimo de Exumas; os barcos, pousadas e casas de veraneio de Eleuthera, assim como a rústica e deserta região de Ábaco. Outras localidades que valem a pena nas Bahamas são Paradise Island (onde fica o resort e parque aquático Atlantis), Bakers Bay (queridinho de celebridades); e Cat Island, ponto mais alto de todo o arquipélago.

San Andres

Vista de cima, durante um voo de parapente, San Andres se revela diante de um vasto mar composto por sete cores. Parece inacreditável, mas ao vivo é realmente impressionante. A ilha tem uma mistura cultural entre influências latino-americanas, inglesas e crioulas. Ela também abriga grandes recifes de corais e uma vida marinha diversificada. Localizada próxima ao Brasil e pertencente à Colômbia, se tornou um “hit” entre os turistas brasileiros especialmente pelas constantes promoções de passagens aéreas.

Aliás, a ilha colombiana é conhecida por ser um dos destinos mais econômicos do Caribe. Até mesmo por isso, costuma receber uma quantidade considerável de viajantes e, nos períodos de alta temporada (férias escolares), pode ficar cheia. Com tempo e paciência, o que é mais imperdível por lá: a volta completa na ilha, que pode ser dada em poucas horas; ir de lancha até El Acuario para fazer snorkeling e tirar fotos com as arraias; atravessar o oceano até Haynes Cay caminhando por uns cinco minutos com água pela cintura; e beber um “coco loco” em quiosques da disputada Johnny Cay.

West View não é exatamente uma praia, mas um pequeno parque, por assim dizer. Nesse local, que é excelente para snorkel, você encontrará lanchonete, tobogã, trampolim, estrutura para poder nadar entre dezenas de peixes, fazer mergulho com balão ou escafandro. Tudo isso pela bagatela de 3 mil dólares, que ainda dará direito a jogar um pedaço de pão aos peixes. Mesmo que não seja para mergulhar, não deixe de visitar o lugar, pois nele é fácil perceber os distintos tons do mar que mencionamos.

Se chegou até aqui, significa que o Caribe é mesmo a viagem inesquecível que você está procurando. Sentiu falta de alguma ilha caribenha? Então corra lá no insta da Vai Pro Mundo para ver imagens incríveis de mais um belo destino nesse paraíso, desta vez na República Dominicana. Já sabe de onde estamos falando? Dica: é a perfeita combinação da beleza inigualável do Caribe com muita paz e tranquilidade. Confira se acertou clicando aqui.

Quer um conselho de amigo (daqueles bem viajados)? Programe sua ida para uma (ou mais) ilha do arquipélago o quanto antes e conte com a Vai Pro Mundo nesta jornada. Afinal, já estivemos por lá e só temos uma coisa a dizer: vale a pena!

Acesse nosso site e faça uma cotação agora mesmo!