Conhecer o sudeste asiático é uma viagem que, além de ser acessível, reúne praias paradisíacas, tradições milenares e visitas a vulcões.

A experiência de conhecer a Indonésia é uma viagem que a Vai Pro Mundo indica que seus clientes façam pelo menos uma vez na vida. O motivo é o fato do incrível destino reunir uma enorme variedade de atrativos, a começar pelo fato de ser formado por 17 mil ilhas vulcânicas, número que pode aumentar dependendo da maré – sem falar na biodiversidade e paisagens estonteantes.

Além disso, é uma oportunidade única para quem busca imergir em uma cultura bem diferente da ocidental. Quem já esteve por lá relata o despertar de um espírito aventureiro que muitos nem sabiam que tinham. Para completar, a conexão quase imediata se dá graças à recepção do povo simpático, educado e acolhedor. Em outras palavras, é a chance real de sair da rotina e se surpreender durante as férias.

Ainda que fique do outro lado do planeta, ir para o sudeste asiático tem uma série de vantagens. É provável que a própria distância seja uma delas, uma vez que estar tão longe de casa pode ser uma jornada exploratória e de autoconhecimento imperdível. A trip também não é das mais caras, considerando tudo que tem a oferecer. Por outro lado, exige uma preparação que na Vai Pro Mundo conhecemos bem.

O que esperar de uma viagem à Indonésia:

Como desbravar todo o arquipélago é praticamente impossível, a maioria dos turistas opta pela maior ilha, Bali, considerada um reduto do surfe. Há opções para quem deseja curtir praias de mares azuis e areia branquinha, como as de Canggu, Seminyak, Sanur e Uluwatu, além de locais para explorar florestas e campos de arroz, como Ubud. Mas o roteiro não precisa parar em Bali, pois Lombok, Gili Islands e Nusa Penida reservam surpresas aos visitantes (veja mais a seguir). Diante de um país tão rico em opções, caberá ao turista escolher o que priorizar.
Conhecer os famosos vulcões da região, bem como explorar florestas tropicais e cachoeiras, faz parte do passeio da mesma forma que a atmosfera religiosa, que se revela na visita a templos ancestrais e rituais sagrados, sobretudo do hinduísmo. Não por acaso, para onde se olhe há imensas esculturas de pedra representando Shiva, Vishnu, Ganesha e outros deuses hindus. Finalmente, desbravar a culinária irá proporcionar sabores exóticos que dificilmente poderiam ser provados em outro lugar, como o Kopi Luwak: um café feito, acredite ou não, com grãos de café extraídos das fezes da civeta, animal que lembra um guaxinim.

Como se preparar para conhecer o sudeste asiático:

Até o dia do embarque rumo à Indonésia, certas providências precisam ser tomadas. No check-list estão passaporte, vacinas (incluindo febre amarela e o esquema completo da Covid-19) e visto (no caso de Bali e permanências que ultrapassem 30 dias), que atualmente custa U$ 35. Logo no desembarque, o passageiro faz o pagamento da taxa e é redirecionado à imigração, onde será feita a verificação do formulário de saúde chamado EHAC (preenchido no embarque) via QR code.

Para que brasileiros fiquem no país mais de um mês sem maiores preocupações com a imigração, é possível obter a autorização condicional de forma on-line. A solicitação do visto eletrônico, chamado E-VOA, pode ser feita tanto já em solo indonésio como antecipadamente, e requer o cumprimento de exigências simples que resolvemos aqui na Vai Pro Mundo. Estamos sempre atualizados sobre as alterações nesse processo via embaixadas e órgãos oficiais de turismo.

Outra questão que gostamos de reforçar é sobre contratar um seguro viagem. Sem dúvidas, uma decisão acertada a fim de evitar contratempos, tanto envolvendo questões de saúde como atrasos e cancelamentos de voos e extravios de malas. Para que tudo flua da melhor maneira, passamos essas e demais orientações relevantes assim que o cliente demonstra interesse e cuidamos de tudo para ele.

Quanto tempo de viagem até Bali:

Ainda que esteja acostumado a voar, as longas horas até a Indonésia podem ser um tanto cansativas. No entanto, o desgaste é compensado pela possibilidade de fazer escala em Dubai, nos Emirados Árabes, aproveitando a parada mesmo que por pouco tempo. Após 14h do Rio de Janeiro ou São Paulo até a cidade dos enormes arranha-céus, cerca de 9h depois chega-se ao aeroporto de Bali, em Denpasar. Há quem prefira passar primeiro pela capital indonésia, Jacarta, o que aumenta em cerca de 2h o tempo de voo até Bali.

Por fim, o viajante deve ficar atento ao clima ao programar a viagem. Eventualmente, acontecem as chamadas monções asiáticas, fenômeno atmosférico natural que propicia a ocorrência de intensas chuvas em um período do ano e secas rigorosas em outro. Mesmo que o movimento seja maior, o ideal é planejar estar por lá de maio a outubro, quando o tempo estará mais firme e favorável para passeios.

Pontos turísticos das principais ilhas da Indonésia

Bali

Apesar de ser um local que muitos viajantes sonham conhecer e de receber milhares de turistas na alta temporada (julho e agosto), curtir Bali não pesa tanto no bolso. Tirando o custo das passagens áreas, os gastos com hospedagem e refeições costumam ser acessíveis e não será preciso desembolsar grandes fortunas para ficar em ótimos hotéis e comer em restaurantes bem recomendados.

Bali é uma ilha com cerca de 5.780 km² e 4,2 milhões de habitantes. Diferentemente do senso comum, nem um pouco pacata e desabitada. Pelo contrário, o trânsito é caótico. A locomoção por lá é feita, sobretudo, de moto. A capital de Bali é Denpasar, mas o movimento dos turistas se concentra principalmente em Kuta, que é bem urbanizada, e em Seminyak, com atmosfera mais tranquila e rústica.

Já em Ubud, considerada o coração da cultura local, entre os principais atrativos estão: a Monkey Forest, santuário e habitat natural do macaco de cauda longa balinês; os Rice Terrace, uma enorme costa panorâmica repleta de arrozais e belos cenários; e o Palácio de Ubud, bem no centro da cidade. Os mais aventureiros podem arriscar fazer rafting por rios como o Ayung, enquanto no templo Tirta Empul as águas são utilizadas pelos hindus balineses para banhos de purificação.

Os costumes religiosos e seus locais sagrados para momentos de introspecção e conexão são uma atração à parte. Destaque para o templo balinês Uluwatu, localizado em uma extremidade da ilha, na beira de um penhasco à beira-mar, com direito a pôr-do-sol e um espetáculo de dança típica local. Igualmente chamado de “templo dos macacos” por causa dos animais que vivem na área, é necessário usar uma roupa chamada sarong (disponível lá mesmo) em respeito às tradições.

O Tanah Lot é outro templo muito conhecido, construído em rochas que ficam no meio do mar. Já em se tratando de praia, a de Uluwatu é muito frequentada e procurada por surfistas. Ela fica à frente de um enorme paredão de pedras onde estão instalados hotéis, bares e restaurantes, com uma vista sensacional.

Lombok e Gili Islands:

Chamada de “nova Bali”, Lombok tem se tornado cada vez mais popular por seus bonitos e autênticos cenários naturais. Entre eles, as Gili Islands, formada pelas ilhas Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air, todas praias paradisíacas com águas quentes e transparentes. Ideais para quem busca relaxar e quer estar no paraíso para fazer acontecer.

Para ter uma ideia da atmosfera de Gili, não existem carros ou motos, apenas bicicletas e charretes. As principais atividades que elas oferecem são voltadas para o mar: ficar na praia tomando sol, fazer um passeio de barco entre as três ilhas, praticar snorkeling para ver tartarugas e corais, mergulhar, praticar stand up paddle, entre outras.

Além das ilhas, no interior de Lombok está o monte Rinjani, um vulcão ativo e que tem um lago dentro da cratera. Para os aventureiros, a chance de fazer trekking no terceiro maior vulcão da Indonésia é uma experiência de tirar o fôlego. Existe uma excursão, saindo de Lombok, com duração de um dia.

Nusa Penida

Nusa Penida é um kecamatan (que pode ser traduzido como “distrito”) da Indonésia, situada na costa sudeste de Bali, no arquipélago das Pequenas Ilhas da Sonda. Nela, revelam-se duas facetas: uma mais turística e outra quase intocada. Isso significa a oportunidade de conhecer pontos turísticos e apostar em novas aventuras ao desbravar fora do eixo tradicional.
Tours e excursões são direcionados ao sudoeste, onde está a famosa praia Kelingking. O destino é um deleite para os apaixonados pela vida marinha e praticantes de snorkeling, que podem nadar na companhia das raias mantas. No restante da ilha, lugares escondidos como o surpreendente Goa Giri Putri, templo construído dentro de uma caverna. Apesar de recepcionar os turistas com a habitual alegria do povo balinês, os moradores dessa região falam apenas o dialeto local.