Alguns cuidados essenciais para ter na hora de viajar devem ser pensados bem antes, na fase de planejamento da sua viagem. Como o momento requer isolamento social em função da pandemia do novo Coronavírus, é possível se planejar com bastante calma junto de seu agente. Além disso, você pode se preparar para saber como evitar e se recuperar do jet lag quando você voltar a viajar para lugares distantes. 

Quem já fez viagens longas sabe muito bem que elas costumam gerar efeitos bastante desagradáveis, principalmente se realizadas quando está muito quente. No hemisfério norte, o verão começa no fim de junho, então se você planeja ir para algum país desse hemisfério até o fim de setembro, a sua atenção deve ser redobrada. 

Claro que viagens longas para lugares do hemisfério sul também podem gerar desconforto e outros efeitos colaterais. Por isso, é importante saber o que fazer quando isso acontecer. 

O que é o jet lag

Este problema consiste, basicamente, numa desordem temporária de sono por causa de alguma mudança repentina. Isso acontece muito em viagens longas porque o organismo está acostumado com determinado fuso horário e. Quando você chega a um destino onde o fuso é completamente diferente, ocorre uma espécie de “confusão” biológica.

O jet lag causa sintomas como:

  • Dores de cabeça;
  • Insônia;
  • Cansaço;
  • Variações de humor;
  • Dores pelo corpo;
  • Irritações de pele;
  • Dificuldade de concentração e memória.

Dicas importantes para viagens longas

Depois de um longo e estressante período dentro de um avião, a última coisa desejada é sofrer as consequências dessa jornada. Pelo contrário, você quer justamente relaxar e aproveitar sua viagem ou o retorno dela. Para que isso seja possível, é importante já se preparar para colocar em prática algumas dicas importantes. Confira:

1. Mantenha-se ativo durante a viagem

Procure sempre se movimentar durante a sua viagem. Você pode fazer isso caminhando pelos corredores do avião e passeando pelo terminal do aeroporto entre as escalas. Se não for possível, faça alongamentos no próprio assento para movimentar os membros, principalmente as mãos e pés, o que já ajuda bastante. Essa prática também evita desconfortos e problemas de circulação.

2. Beba água

A água é um elemento extremamente fundamental para a saúde e o bem-estar, podendo evitar e aliviar desconfortos. Por isso, leve uma garrafinha de água quando puder, hidratando-se com frequência. 

3. Tenha uma alimentação nutritiva

Hábitos saudáveis são de extrema importância para evitar o jet lag e outros desconfortos em viagens longas. Logo, é fundamental colocar isso em prática tanto antes quanto durante a viagem. Além da ingestão de água, coma frutas, evite consumir muitos doces e carboidratos, e reduza o consumo de cafeína. 

4. Procure tirar um cochilo

Viagens longas são extremamente cansativas, não é mesmo? Por mais que o espaço disponível seja reduzido e o conforto também, um cochilo pode acabar sendo bastante útil para melhorar a qualidade da sua viagem e evitar a exaustão.

Procure ficar o mais confortável possível e tente dormir de acordo com o horário local do seu destino, para já ir se acostumando. Caso tenha dificuldades para relaxar e dormir, pode ser interessante tomar algum medicamento calmante, mas sempre com a orientação médica.

5. Aproveite a luz do sol

Tomar sol auxilia na produção de vitamina D e serotonina, que contribuem para a saúde, bom humor e para um sono de qualidade. Além disso, a luz solar ajuda na recuperação em viagens longas. Portanto, não se esqueça de pegar aquele solzinho assim que chegar. 

Quando o momento de viajar chegar, você estará mais do que preparado ao seguir nossas dicas. Vamos planejar sua próxima experiência em outro destino com a Vai Para o Mundo? Clique aqui e fale com um de nossos agentes.