Visitar a capital francesa é inesquecível a qualquer momento, mas saber o que esperar em termos de clima e atrações garante um programa de viagem sem contratempos, e é isso que a Vai Pro Mundo tem para te oferecer

As estações do ano em Paris não costumam surpreender seus visitantes, pois são bem definidas, o que é ótimo para programar um pacote de viagem personalizado. Aqui na Vai Pro Mundo, somos especialistas em criar roteiros que unem o incrível prazer de viajar ao conforto de ter as expectativas atendidas. Levando em conta tudo isso, nossos clientes que já estiveram na cidade luz garantem que é paixão à primeira vista e retorno para casa com a sensação de quero mais.

Há quem diga que andar pelas ruas é se encantar a cada esquina diante de uma rica história que atravessa séculos. Opções não faltam: dos passeios culturais à atmosfera de romance, da boêmia à alta costura. Você já escolheu quando quer viajar para ver de perto tantos contrastes? O destino, considerado um sonho por muitos, pode ser aproveitado com o charme e a temperatura de cada época.

Nós te ajudamos a fazer uma escolha consciente para trazer as recordações mais memoráveis na bagagem.

Estações do ano e temperatura em Paris:

Atualmente, os parisienses vivenciam o outono. Caso você já tenha se planejado para estar na França por agora, um festival de cores lhe aguarda (veja mais adiante). Mas se ainda está esperando para explorar o país de clima temperado no inverno, verão ou primavera, saiba que cada estação do ano em Paris pressupõe suas peculiaridades, encantos e, a julgar pelo gosto de cada um, seus contratempos.

Além das diferentes paisagens e tipos de roupas, a previsão do tempo costuma alterar a rotina de quem vive por lá. Sendo assim, preparar-se para essa integração cultural e meteorológica fará diferença na aventura. De qualquer maneira, seja qual for sua estação do ano preferida, estará rumo a um local cosmopolita repleto de arte, boa gastronomia e as vitrines mais desejadas do planeta.

A seguir, preparamos um breve guia com dicas e o que esperar de cada estação do ano em Paris.

Primavera em Paris – 21 de Março a 20 de Junho:

Obviamente que Paris pode ser visitada o ano todo, porém viajantes experientes dizem que maio pode ser considerado o melhor dos meses. No auge da primavera, as temperaturas estão amenas e agradáveis, de 10 a 20°C a depender do momento do dia. No entanto, assim como em Curitiba, ao sair cedo para um passeio convém ter sempre um guarda-chuva à mão. Já sob o sol da hora do almoço, seu suéter estará nos braços ou ombros. Nada que um trench coat não resolva!

Com os termômetros esquentando e livres dos casacos pesados, gorros, luvas e cachecóis, moradores e turistas (esses ainda em menor número), começam a se agitar novamente. O clima agradável – com direito a cerejeiras floridas, céu azul e sol até mais tarde (próximo das 22h) – é um convite para os programas ao ar livre: piqueniques nos parques e às margens do Rio Sena, principalmente na ponta da Ilha Saint Louis e na Place des Vosges. Isso sem falar nas charmosas e convidativas calçadas dos cafés. Para quem quiser sair um pouco do circuito turístico tradicional, a sugestão é o Parque Buttes Chaumont. Alguns dos locais citados e outros jardins possuem atividades e atrações específicas para crianças.

Nessa época, também acontece o passeio noturno de bicicleta, atração que permitirá conhecer Paris por um ângulo diferente. Em aproximadamente 3 horas de pedalada, os participantes apreciam os principais monumentos iluminados até estarem diante da Torre Eiffel e seu show de luzes para um brinde com champagne. O período coincide com a Noite dos Museus – e o Louvre é um deles –, evento que fica aberto ao público das seis à meia-noite e com entrada gratuita. A oferta cultural segue pulsante e generosa, com exposições, balés e óperas de qualidade.

Verão em Paris – 21 de Junho a 20 de Setembro:

Ah, o verão parisiense! Aguardado pelos locais com ansiedade por coincidir com as férias, o calor, os dias mais longos e a vida ao ar livre. Sem dúvidas, um convite ao lazer que é bem aproveitado pelos turistas que viajam para lá de junho a setembro. Com tudo girando em função do sol, não fica difícil organizar roteiros para as melhores lembranças da viagem, seja solo ou em família.

Os terraços dos cafés (chamados de rooftop bars) estão bombando e as espreguiçadeiras da “praia” na margem do Rio Sena, a Paris Plage, sendo disputadas. Passeios de barco saem dali a todo instante. Andar de bicicleta continua sendo uma ótima opção, assim como os parques para deitar na grama, ler um livro, tomar um sorvete ou simplesmente admirar a paisagem. A agitação dos festivais de música dos mais variados estilos, cinemas e concertos ganham as ruas em apresentações interessantes e sem custo. Para quem estiver na companhia dos filhos, vale reservar um ou dois dias para visitar a unidade europeia da Disney, que fica a cerca de 30 km de Paris. Outra opção também ali pertinho da capital, em Giverny, são a casa e os jardins do pintor francês Claude Monet.

Normalmente, as temperaturas registram 30°C, nada muito extremo. No entanto, não raro acontecem as chamadas canicules, ondas de calor que duram em torno de sete dias e batem os 35°C. O detalhe um tanto inconveniente é que a capital francesa não está tão preparada para essa elevação, sendo poucos os locais que possuem ar-condicionado.

No mais, por coincidir com as férias de agosto dos franceses, pode acontecer daquele restaurante charmoso que foi indicado estar fechado, e o mesmo vale para a padaria conhecida por ter o melhor macaron. Vale ficar atento ao fato do período ser considerado baixa temporada turística.

Outono em Paris – 21 de Setembro a 20 de Dezembro

Um espetáculo de folhas douradas. Assim podemos resumir o outono em Paris, quando as temperaturas, apesar de mais baixas, ainda estão distantes do esperado no inverno. As cores exuberantes das árvores, que vão do amarelo claro ao vermelho escuro, combinam perfeitamente com a aura de meia-estação, ou demi-saison, e com a rentrée, que é o fim das férias escolares. Uma nova temporada cultural surge fresquinha para os amantes da arte, enquanto a gastronomia celebra o prazer de comer bem. Tudo para que a melancolia pelo fim do verão e início do frio não espante a euforia.

A natureza está dando seu show e as fotos farão sucesso nas redes sociais. Da mesma maneira, os melhores vinhos e os cardápios de chefs renomados proporcionam um deleite. Além de saborear frutos do mar e degustar rótulos que se harmonizam aos pratos, é possível visitar a Fête des Vendanges de Montmartre, uma festa típica e tradicional em torno da colheita das uvas do vinhedo que existe na região.

Anualmente, há duas décadas, a Nuit Blanche é um grande evento de arte e cultura, gratuito e aberto a todos, que acontece durante a noite e madrugada do primeiro sábado de outubro. As apresentações não são apenas nos museus e monumentos parisienses, mas principalmente nas ruas e espaços públicos.

No fim de novembro, Paris já começa a se enfeitar para o Natal. A enorme árvore que é montada no interior da Galeries Lafayette é um dos grandes acontecimentos, juntamente com a roda gigante da Praça da Concórdia. As iluminações natalinas das principais avenidas da cidade, como a Champs Élysées e a Montaigne, o boulevard Haussmann, a Rue Royale e a Place Vendôme, são também um espetáculo que merece ser visto.

Inverno em Paris – 21 de Dezembro a 20 de Março:

Eis que chega a estação do ano na qual os dias, além de gelados, são mais curtos. O pôr-do-sol no inverno não significa que os passeios acabaram, já que a cidade luz não tem o charmoso apelido por acaso. A ausência de luminosidade solar é compensada pela deslumbrante iluminação artificial vista em toda parte logo que anoitece, sobretudo nas vitrines das lojas, pontos turísticos e decorações de Natal.

Cultural por excelência, a época é aquecida por uma vasta programação no intuito de preencher o entretenimento, agora mais conveniente em lugares fechados por causa das baixas temperaturas – de 0 a 10°C. Se nevar, prepare-se para uma vista ainda mais esplêndida, especialmente dos telhados brancos que lembram pinturas. Para os mais radicais, nos arredores da cidade há algumas estações de esqui. E para quem bem agasalhado prefere estar ao ar livre, o rinque de patinação é excelente pedida.

Falando em estar aquecido, se espelhar no savoir faire dos parisienses é acertar no look sem radicalismo. Isso porque eles são craques em unir praticidade com elegância em seu lifestyle. Vale a pena apostar nas roupas com tecidos tecnológicos que guardam o calor. Por baixo dos casacos pesados, camadas de peças que em ambientes climatizados mantêm a harmonia do visual. É no inverno que as principais grifes costumam fazer suas liquidações, entre elas Chanel, Yves Saint Laurent e Louis Vuitton.

Visitar galerias e passagens cobertas (que passam pelos prédios, unindo ruas), bem como abusar da culinária francesa é inevitável. Chocolate quente, fondue, ratatouille, croissant, petit gâteau, madeleine, profiterole, macaron, poulet-frites e quiche lorraine, para citar apenas algumas das delícias. Para comprar presentes e lembrancinhas, de novembro a janeiro os mercados de Natal reúnem centenas de barraquinhas no estilo chalé da montanha, com produtos artesanais e comidas típicas. O mais conhecido é o que acontece no Jardim das Tulherias, na continuação do Museu do Louvre.

E para você, qual estação do ano em Paris é a mais irresistível? Conta para a gente e vem conhecer o roteiro perfeito!