Sabe aquele amigo que dispensa apresentações, mas que ao mesmo tempo você não consegue perder uma oportunidade de elogiar? É assim que nos sentimos sobre a Grécia. Afinal, estamos falando do país que é considerado berço da civilização ocidental, que teve contribuições imensuráveis para a história, cultura, filosofia, arte e arquitetura o ocidente do mundo e, de quebra, ainda conta com paisagens encantadoras e belezas naturais de cair o queixo.

A Grécia esbanja beleza em cada um de seus cantos, desde a parte continental do país até as mais de 6 mil ilhas que fazem parte de seu território. Dessas ilhas, apenas cerca de 277 são habitadas, e é sobre elas que queremos falar hoje. Continue a leitura para conferir tudo que você precisa saber sobre as ilhas gregas e como planejar uma viagem inesquecível para a Grécia.

As principais ilhas gregas

Nós já contamos em uma outra matéria aqui no blog que as ilhas gregas são divididas em 7 grupos: Ilhas Egeias do Norte, Ilhas Espórades, Ilhas Argo-Sarônicas, Ilhas Cíclades, Ilhas de Dodecaneso, Ilhas Jônicas e a Ilha de Creta. São muitas ilhas incríveis para explorar e você provavelmente levaria anos para conhecer cada uma delas, mas nós separamos algumas das principais para te mostrar um pouco dos cenários que te aguardam por lá:

Mykonos (Ilhas Cíclades)

Mykonos é uma das ilhas mais famosas da Grécia, principalmente para quem não dispensa uma festa animada. Integrando as Ilhas Cíclades, esse é o lugar ideal para quem quer aproveitar aquela típica paisagem grega, com mar azul ao fundo, areias brancas, ruas estreitas, moinhos de vento, casinhas brancas e igrejas de telhado azul. Além da beleza encantadora do lugar e das festas super animadas, o que faz com que Mykonos seja uma das ilhas conhecidas e visitadas da Grécia é a proximidade com a capital Atenas. Se for para lá, não deixe de visitar a praia de Psarou, caminhar em frente aos moinhos de vento, assistir ao pôr do sol na Little Venice e explorar a rica vida noturna do lugar.

 

 

Alonissos (Ilhas Espórades)

Ao contrário de quem vai para Mykonos, quem escolhe visitar Alonissos, na região das Ilhas Espórades, busca a paz e o sossego de um paraíso natural. Os passeios de barco pelas águas cristalinas e a visitação ao Parque Marinho Nacional de Alonissos e Espórades do Norte, maior reserva marinha de proteção da Europa, onde é possível observar animais como golfinhos, tartarugas e focas em seu habitat natural, são as principais atividades da ilha. Além dos animais, o parque marinho também conta com um museu subaquático para visitar algumas relíquias submarinas que estão a cerca de 24 metros de profundidade.

Hydra (Ilhas Argo-Sarônicas)

Ir para Hydra é como voltar no tempo. A ilha, situada na região Argo-Sarônica, é livre de carros, então para explorar seu território você precisa preparar os pés para caminhar ou fazer o passeio montado em um burro. As ruas de paralelepípedo e as construções antigas formam uma paisagem encantadora e tranquila. Quem vai para lá não pode deixar de conhecer o Mosteiro do Profeta Elias e as praias Bisti e Vlychos.

Corfu (Ilhas Jônicas)

Corfu é uma ilha da região Jônica que fica a mais de 500 km de distância de Atenas. Mas acredite, percorrer essa distância de barco é um esforço que vale muito a pena. A cidade tem fortes influências italianas, francesas e britânicas que resultaram em um visual encantador, digno de ser considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. O centro histórico é um labirinto de ruas estreitas com fortalezas imponentes e praças charmosas. O Palácio de Achilleion e a Fortaleza de Corfu são paradas obrigatórias de quem visita a ilha, além, é claro, de praias lindas como Paleokastritsa e Sidari, que justificam muito bem o apelido “Ilha de Esmeralda” dado para Corfu.

Existe uma forte tradição vitivinícola em Corfu e a nossa dica é incluir no seu roteiro a visita a pelo menos uma vinícola local para aprender sobre a produção de vinhos da ilha, desfrutar de degustações e conhecer sobre a história desses vinhedos.

Samos (Ilhas Egeias do Norte)

Assim como Corfu, Samos é uma ilha com tradição na produção de vinhos. Por isso, se for para essa ilha do Mar Egeu Norte, não deixe de conhecer as principais vinícolas e provar os vinhos da região, especialmente a denominação Moscato de Samos. Além dos bons vinhos, Samos oferece uma experiência cultural incrível em locais como as ruínas históricas do Templo de Hera e a charmosa Vila de Pythagorion. E, como você já deve ter percebido que as praias paradisíacas são marca registrada das ilhas gregas, não podemos deixar de indicar a incrível Praia de Tsamadou, que é parada obrigatória para quem quer aproveitar um dia de tranquilidade e conexão com a natureza em Samos.

Rodes (Ilhas do Dodecaneso)

Rodes, a maior ilha do Dodecaneso, é um tesouro histórico e um destino turístico bastante popular. Localizada a cerca de 500 km de distância de Atenas, a ilha é conhecida por ter abrigado uma das 7 maravilhas da antiguidade, uma estátua impressionante de 32 metros de altura chamada Colosso de Rodes, que já foi destruída por um terremoto no ano 226 a.C. Uma das principais atrações de Rodes é sua cidade medieval, um cenário que faz qualquer um se sentir em um filme e foi nomeado Patrimônio Mundial da UNESCO por ser a mais extensa e preservada cidade fortificada de toda a Europa. Para ter uma experiência completa, você pode aproveitar um jantar típico em uma taverna tradicional de Rodes após seu passeio pela cidade medieval.

 

 

Creta

A maior ilha da Grécia e 5ª maior do Mar Mediterrâneo se chama Creta. Ela é tão grande que foi dividida em 4 províncias: Chania, Rethymno, Heraklion e Lassithi. É em Creta que está o labirinto que, segundo a mitologia grega, foi construído para prender o Minotauro. A visita ao Palácio de Knossos, onde o labirinto está localizado, é uma das mais procuradas pelos turistas que vão para lá, assim como a Garganta de Samaria e a impressionante praia de Balos. Se for para lá, aproveite também para visitar um olival e conhecer um pouco mais sobre a tradicional produção de azeite de oliva da ilha.

Ilhas Gregas: roteiro de viagem

A verdade é que a Grécia tem muitos tesouros escondidos para explorar e, apesar de isso ser uma grande qualidade desse destino, é também uma característica que pode assustar quem quer ir para lá mas não sabe nem por onde começar a planejar. Pensando nisso, montamos um roteiro que consideramos ideal para uma primeira experiência no país.

Nosso roteiro começa com Atenas e parte para a ilha de Santorini, um dos destinos mais românticos do mundo, onde você pode explorar aldeias pitorescas, visitar galerias de arte, aproveitar as praias e saborear a gastronomia local em restaurantes com vistas impressionantes. Depois, a viagem segue em Mykonos, um destino jovem, alegre e descontraído. Além do aéreo, hospedagem e transporte entre as ilhas, nosso roteiro também inclui tickets para passeios históricos em Atenas e, é claro, nosso atendimento exclusivo que faz toda a diferença na sua viagem.

Entre em contato com a gente para saber mais detalhes ou solicitar um roteiro personalizado e viver experiências únicas ao redor do mundo. Afinal, nós acreditamos que o melhor jeito de viajar é o seu.