É tudo uma questão de repertório. Ao pensar no Marrocos, uns vão nostalgicamente lembrar do romance entre Murílio Benício e Giovanna Antonelli na novela O Clone (inshalá!), outros vão ficar um dia inteiro cantarolando As Time Goes By, a música tema do clássico Casablanca. Outros, ainda, vão imediatamente lembrar do momento inacreditável em que a seleção marroquina de futebol derrotou a Espanha na Copa do Mundo de 2022.

Mas existe um grupo de pessoas, do qual você pode fazer parte, que decidiram arrumar as malas e ir pro mundo descobrir pessoalmente todas as maravilhas que existem ao redor do globo. Essas, ao pensar no Marrocos, vão ter muita história para contar lembrando das experiências que viveram nesse país exótico e surpreendente. Mas antes de decidir arrumar as malas, te convidamos para continuar a leitura e fazer uma viagem sem sair do lugar:

Cidades imperiais do Marrocos

“O Marrocos é como uma árvore com raízes na África cujas folhas respiram o ar europeu” foi o que o Rei Hassan II, que governou o Marrocos entre 1929 e 1999, disse sobre o país. Muito além da posição geográfica, a frase do antigo rei diz muito sobre a história do Reino do Marrocos, que é fruto de uma mistura cultural envolvendo as tribos dos povos originários, os colonizadores europeus e a religião islâmica.

Antes de se tornar independente em 1956, o Marrocos teve suas terras colonizadas por portugueses, espanhóis e franceses, sendo que a França chegou até a estabelecer um protetorado no país. Acontece que antes dos europeus chegarem, o Marrocos já havia sido governado por algumas dinastias, e continuou sendo, já que a dinastia Alaouite conseguiu manter sua posição de liderança mesmo durante o período do protetorado francês.

As dinastias que governaram o Marrocos ao longo do tempo deixaram heranças culturais impressionantes para o país, principalmente na arquitetura das cidades que serviram como sede para cada uma delas. A rota turística que passa por todas essas cidades é conhecida como Circuito das Cidades Imperiais, e é nossa dica especial de roteiro para quem quer vivenciar a cultura e mergulhar na história do Marrocos, passando pelas cidades de Casablanca, Meknès, Fez, Rabat e Marrakesh.

Casablanca

Sim, estamos falando da mesma cidade que dá nome ao filme ganhador de 4 Oscars. Casablanca é muito conhecida pela imponente Mesquita Hassan II, a maior mesquita do Marrocos e uma das maiores do mundo, e também por suas praias e arquitetura moderna. A cidade, que foi fortemente colonizada pelos franceses (exatamente como vemos no filme), é moderna e reúne pessoas do mundo inteiro, exercendo um papel importante para a economia do país.

Meknès

Meknès é como se fosse a união de três cidades em uma: a parte mais nova que foi construída pelos franceses, a parte intermediária que é do século XVII e a cidadela medieval do século XIV. A cidade é cercada por 3 muralhas com portões de arquitetura impressionante, que são pontos turísticos por si só. Se for pra lá, não deixe de visitar o Mausoléu de Moulay Ismail, o sultão que governou o Marrocos no século XVII.

Fez

A cidade de Fez é conhecida no mundo árabe com a Meca do Oeste. Ela é a mais antiga das cidades imperiais do Marrocos, e é famosa por sua medina medieval, um Patrimônio Cultural da UNESCO. Dentro da medina, está um dos mercados mais antigos do país, onde é possível encontrar de tudo, desde comidas típicas até artesanatos para levar como souvenir. Um passeio bastante comum por lá é a visita ao curtume, o local onde o couro animal é limpo, curtido e tingido para a produção de diferentes itens. A Mesquita Karaouine e a Universidade al Karaouine também são pontos turísticos muito famosos em Fez.

Rabat

Rabat é a atual capital do Marrocos, muito conhecida por abrigar o Mausoléu de Mohammed V, rei que foi muito importante para a conquista da independência do país. Além da grande importância histórica, o Mausoléu está na lista dos principais pontos turísticos por conta da beleza e riqueza de detalhes dessa construção. A Torre de Hassan e a Kasbah de Odaias também são pontos turísticos imperdíveis em Rabat.

Marrakesh

Marrakesh é uma das cidades mais famosas do país e uma das mais visitadas pelos turistas. A atmosfera da cidade é vibrante, e suas ruas recheadas de construções em barro vermelho formam exatamente o cenário marroquino que está presente no imaginário de quem planeja uma viagem para lá. A medina de Marrakesh é parada obrigatória na cidade e, assim como a medina de Fez, é considerada Patrimônio Cultural da UNESCO. Alguns dos principais pontos turísticos são a icônica praça Jemaa el-Fna, os jardins de Menara e o Palácio da Bahia.

Roteiro de viagem no Marrocos

Se você ficou curioso para conhecer a beleza exuberante do Marrocos, faça as malas e vá viver as experiências incríveis do circuito das cidades imperiais. Além de fazer uma viagem no tempo visitando os pontos turísticos históricos, esse roteiro vai te proporcionar uma nova sensação a cada esquina com paisagens incríveis, o aroma das especiarias, as cores vibrantes dos mercados e a hospitalidade dos marroquinos.

Tudo que você precisa fazer é entrar em contato com a gente, fazer as malas e ir. Deixa que cuidamos da parte complicada para você aproveitar sua viagem sem preocupação!