Saiba quais são os pontos turísticos icônicos e os passeios clássicos que todo turista deve fazer ao visitar a cidade

Falar sobre Nova York é sempre um deleite aqui na Vai Pro Mundo. Afinal, trata-se de um local cosmopolita que reúne arte, cultura, gastronomia e paisagens de tirar o fôlego. Sem falar nos pontos turísticos icônicos e passeios clássicos que fazem valer cada segundo da viagem. Com toda a certeza, é um destino que pode ser visitado nas quatro estações e que tem muito a oferecer, seja para quem vai estudar, trabalhar ou simplesmente curtir a Big Apple.

Entre as muitas coisas que saltam aos olhos em NY, sem dúvida a hospitalidade é uma delas. Os visitantes, que chegam ávidos por conhecer ou redescobrir seus encantos, costumam ser muito bem recepcionados. Não por acaso, recebeu 56,4 milhões de pessoas em 2022, sendo 8,9 milhões estrangeiras.

Desse total, quase meio milhão de brasileiros. Somos o quarto maior grupo de turistas que passam anualmente por lá. Agora chegou sua vez de também desembarcar na cidade que nunca dorme, apelidada assim graças ao ritmo de experiências pulsantes que acontecem 24h. Sabia que ela também é chamada de Concret Jungle (selva de concreto)?

Quer dicas para explorá-la ao máximo? Se liga na lista a seguir e aproveite!

Pontos turísticos clássicos de Nova York

Diante de tantas atrações fantásticas, para todos os gostos e estilos, quem visita Nova York pela primeira vez deve ter em mente que os cartões postais de um dos maiores centros urbanos do mundo não são cultuados à toa. Portanto, devem estar no roteiro. Listamos os principais a seguir. Ah, e caso esteja buscando opções alternativas de passeios em NY, é só clicar aqui.

 

 

 

 

Central Park

O refúgio dos nova-iorquinos é, certamente, um dos pontos mais famosos de NY. E o melhor, gratuito. Localizado em Manhattan, o parque possui extensa área verde que fica toda coberta de neve no inverno e repleta de árvores coloridas na meia-estação. Ocupa desde a 59th Street até a 110th Street, bem como da Fifth Avenue à 8th Avenue. Justamente por ser enorme, vale reservar um dia todo para conhecê-lo com tempo e calma.

Não se preocupe com a época do ano, pois o charme é garantido de janeiro a dezembro. Lá encontramos áreas que homenageiam grandes artistas da história, como John Lennon e Shakespeare. Também há uma estátua de bronze do filme Alice no País das Maravilhas e o Bethesda Terrace, onde os personagens Blair e Chuck, da série Gossip Girl, se casaram.

Estátua da Liberdade

Considerada um símbolo da cidade, e até mesmo dos Estados Unidos, a Estátua da Liberdade é parada obrigatória. Localizada em uma ilha no meio do Hudson River, a Liberty Island foi um presente dos franceses para os americanos para comemorar a aliança entre os dois países na Revolução Americana. Desde então, representa liberdade, justiça e democracia. Com 93 metros de altura, o monumento proporciona vista panorâmica da cidade e foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco.

 

 

 

Top of the Rock

O Top of the Rock, como é conhecido o terraço do Rockefeller Center, é imperdível. No alto do GE Building, o mais alto do complexo de edifícios que fica no coração de Manhattan, a visita inclui a beleza do Central Park. Ao fim do dia, o pôr-do-sol proporciona um belo espetáculo visual em tons alaranjados que se refletem nos prédios ao redor. Com estrutura moderna, a subida é rápida e conta com gravação em inglês sobre detalhes da construção.

 

 

 

Empire State Building

Quem não conhece a icônica cena do filme King Kong, de 1933? Após ser capturado e levado para NY, o gorila se solta e sobe até o topo de onde? Sim, do Empire State Building! Projetado na década de 1930, tem quase 400 metros de altura e 102 andares, sendo dois deles (86 e 102) utilizados como um dos melhores observatórios da cidade, oferecendo inúmeros ângulos a partir do terraço. Não esqueça de levar um casaco, pois o vento é forte e, dependendo da época, faz bastante frio. Uma experiência incomparável que só não deve agradar quem tem medo de altura.

 

 

Museu e Memorial do 11 de Setembro

No local onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center (WTC) foram construídos um museu e um memorial em homenagem às vítimas. Apesar de ser difícil conter a emoção, o espaço é lindo e vale a pena conhecer. Duas piscinas com queda d’água infinita representam as lágrimas dos amigos e familiares de quem não sobreviveu à tragédia. Um lugar marcante, sobretudo, para quem lembra dos ataques.
Vale frisar que enquanto o memorial fica em uma praça pública, o museu é uma atração cobrada à parte. Suas mostras incluem pedaços de concreto pertencentes aos prédios que desabaram e até mesmo um carro de bombeiros utilizado no resgate. Além disso, há uma coletânea de objetos pessoais, vídeos e outros materiais. Em várias galerias, o museu mostra o antes e depois dos atentados.

One World Trade Center e One World Observatory

Um dos mais novos arranha-céus de NY, o One World Trade Center fica próximo ao Memorial do 11 de Setembro e é uma construção imponente no horizonte. No topo do edifício, um dos mais altos do mundo com 541 metros de altura, está o One World Observatory. A subida já começa emocionante, pois você é levado ao 100º andar em um elevador digital panorâmico. Pensa que acabou? Chegando lá é possível subir mais dois andares e se deparar com várias perspectivas de NY, incluindo ver a Estátua da Liberdade de cima.

 

 

 

American Museum of Natural History

Um dos pontos turísticos que já foram cenário de filmes é o Museum of Natural History (Museu de História Natural). Lá, foram gravadas cenas do divertido “Uma Noite no Museu”, entre outros filmes. Localizado ao lado do Central Park, ostenta um vasto acervo onde estão expostos fósseis, objetos e demais artefatos que carregam significados e recontam a história da humanidade.
Entre as salas nas quais mais vale a pena passar o tempo estão a da biodiversidade (com centenas de animais dissecados), a de minerais e meteoritos e, especialmente, a dos dinossauros, com reproduções em tamanho natural. Sem dúvida, o tour irá impressionar tanto adultos como crianças.

 

Metropolitan Museum of Art (MET)

O Metropolitan Museum of Art (Museu Metropolitano de Arte), conhecido informalmente como The Met, é um dos museus de arte mais visitados do planeta. Em sua vasta coleção, estão obras de artistas como Van Gogh, Picasso e Monet. Ao longo do ano, também são realizadas exposições temporárias. São dois milhões de metros quadrados de galerias com artes de até cinco mil anos de existência. Um passeio cultural de respeito.

 

 

 

Museum of Modern Art (MoMA)

Quer ver a obra “Noite Estrelada”, de Van Gogh, em sua versão original? Passe no Museum of Modern Art (Museu de Arte Moderna), o MoMA. Porém, não para por aí: uma olhada geral no acervo leva, no mínimo, duas horas. Caso esteja com pouco tempo e o foco do seu roteiro não seja uma imersão mais profunda no universo das artes, basta andar pelos quarto e quinto andares para ver alguns dos quadros mais famosos da história da arte moderna.

 

 

 

High Line Park

Exclusivo para pedestres, o High Line Park consiste em uma passarela suspensa (a 8 metros do chão) que passa por três bairros da cidade – Meatpacking, Chelsea e Midtown West – e fica à beira do rio Hudson. Durante a caminhada, jardins belíssimos vão surgindo à medida que a cidade vai sendo desvendada sem necessariamente precisar estar no topo de um arranha-céu. Ou seja, uma ótima opção para mudar de ares.

 

 

 

Passeios icônicos de Nova York

Certos endereços fazem parte do cotidiano de quem vive em NY, mas provocam deslumbramento a quem não está habituado. Vale a pena visitar todos ou selecionar pelo menos alguns para não se arrepender depois.

Na Times Square, chamam a atenção os letreiros luminosos que ficam acesos dia e noite. Conhecida como esquina do mundo, é ali perto que estão concentrados os teatros que recebem os shows e musicais da Broadway. Em cartaz, peças que nunca saem de moda, como O Fantasma da Ópera e Aladdin.

Mais uma opção gratuita e imperdível é conhecer a Brooklyn Bridge, a primeira ponte suspensa construída para ligar Manhattan ao célebre bairro onde nasceram famosos artistas como Barbra Streisand, Eddie Murphy, Cyndi Lauper, Jennifer Connelly e Woody Allen. Hoje, em média 120 mil veículos cruzam a Brooklyn Bridge todos os dias, além de 4 mil pedestres e 2600 ciclistas. Atravessar a ponte – a pé, é claro – é um programa turístico clássico.

Outra opção que não custa nada e vale a pena se chama Grand Central. A estação de metrô é considerada a maior estação ferroviária do mundo, com 44 plataformas, em dois níveis, sendo 41 no superior e 26 no inferior. Mais de 700 mil usuários passam por ela diariamente. Quer esticar a visita? Há uma praça de alimentação com unidades da Magnolia Bakery, Shake Shack e mais.

Endereços Famosos de Nova York

Voltando às ruas famosas, a exemplo da Time Square, não podemos deixar de citar a Wall Street, supercharmosa com muitos prédios antigos e uma arquitetura incrível. Uma das construções abertas à visitação, o Federal Hall, serviu como sede do governo de NY e, mais tarde, como o primeiro capitólio – George Washington tomou posse ali, inclusive.

Pertinho da esquina da Broadway com a Morris St. está o Charging Bull, o famoso touro de Wall Street. Reza a lenda que tocar nas partes íntimas da estátua traz riqueza. Não estranhe se ver um aglomerado de pessoas fazendo isso e tirando fotos, o local é requisitado.

Já a Quinta Avenida, com suas lojas de luxo como Chanel, Dolce & Gabbana e Cartier, é para admirar vitrines (ou gastar, claro, mas prepare o bolso). Sua parte mais famosa vai da rua 42 até a 59, pois no trecho há ainda dois pontos culturais bem frequentados: a New York Public Library (Biblioteca Pública de Nova York) e a St. Patrick’s Cathedral (Catedral de São Patrício). Ali perto, o Bryant Park, que na época de Natal tem pista de patinação no gelo, também merece sua visita.

Clique aqui para sentir o gostinho do que é estar na capital do mundo!

Ficou com vontade de embarcar rumo à NY? Já escolheu sua companhia ou pretende se jogar nessa trip sozinho? Seja qual for sua escolha, com a Vai Pro Mundo e passaporte na mão, você chega lá.