Aos apaixonados por vinhos, ou mesmo para os curiosos sobre arte da vinicultura: visitar as vinícolas do Uruguai com certeza será uma ótima experiência! Passear pelos vinhedos, descobrir uma enorme variedade de vinhos diretamente das mãos de seus produtores irá surpreendê-lo com histórias inesquecíveis. Combinar turismo com vinhos é descobrir novos caminhos para se explorar no destino. Conhecer a gastronomia e os vinhos do Uruguai é a melhor maneira de vivenciar sua cultura e suas tradições!

Mas por que toscana uruguaia? Ao falar em toscana, lembramos dos maiores prazeres da vida: comer e beber bem, viajar e deliciar-se com o bom viver. Essa é a sensação do visitante pelas vinícolas uruguaias! Você poderá degustar diferentes tipos de vinhos, dos brancos frutados e jovens aos vermelhos mais intensos, harmonizados aos melhores pratos da culinária local e internacional. As vinícolas oferecem propostas variadas que vão desde visitas guiadas ou por conta própria, revelando os detalhes mais íntimos da elaboração de um produto tão nobre.

Com mais de 200 vinícolas, o Uruguai é a nova joia do mundo dos vinhos! 

Tradição e inovação

O cultivo no país tem origem na tradição das famílias, muitas das quais descendentes de italianos e espanhóis, de cultivar uvas e fazer seu próprio vinho em casa. Alguns vinhedos têm mais de cem anos e são geridos atualmente pelos produtores da quarta e quinta geração. Alguns dos mais novos são de propriedade de estrangeiros que se apaixonaram pelo Uruguai, como Leslie Fellows, da Califórnia, uma das proprietárias da vinícola Adega Artesana.

Desde os anos 2000, a vinificação foi profissionalizada sob a tutela de renomados vinicultores, coincidindo com uma nova geração de enólogos locais que adquiriram suas credenciais vitivinícolas no Uruguai e se especializaram no exterior. Estes jovens produtores de vinho são ousados, trazendo novos estilos, experimentando novas misturas e conseguindo grandes resultados.

Durante anos, mais notavelmente na última década, os vinhos do Uruguai estão ganhando medalhas de ouro e prata em competições internacionais e rivalizando com a Argentina, país sul-americano mais reconhecido nesse universo. No mapa abaixo podemos visualizar  as regiões vinícolas do Uruguai. Entre elas, a maior e principal região é a que engloba Montevidéu. A seguir, leia mais sobre as principais áreas produtoras.

Montevidéu e Canelones

Mais da metade de todo o vinho uruguaio é produzido em um raio de 50 quilômetros da capital. Quase todas são pequenas ocupações familiares que existem há diversas gerações.
Tempo de condução: 10-40 minutos de Montevidéu.

Carmelo, Colônia, no oeste do Uruguai

Colônia é uma província do sudoeste mais conhecida pela cidade histórica de Colônia do Sacramento. As vinícolas de Carmelo ficam próximas à cidade de Carmelo e quase todas dedicadas à produção de boutiques.
Tempo de viagem: 3h de Montevidéu; 1h de Colônia.

Para entender melhor: vinho de boutique é um termo usado para designar rótulos com produção limitada, de alta qualidade, e quase sempre artesanal. São vinhos diferenciados, produzidos em espaços e escalas pequenas. Similar à expressão vinho de garagem.

Maldonado

Maldonado, com suas brisas costeiras e temperaturas mais baixas, tornou-se o novo ponto quente dos vinhos uruguaios. No caminho para Maldonado, vindo de Montevidéu, você passará pela Atlântida, uma pequena região vinícola que compartilha as mesmas características climáticas.
Tempo de viagem: 1h25 de Montevidéu; 30 min a partir de Punta del Este.

Vinícolas próximas à capital

A maior parte do vinho do Uruguai é produzido em vinhedos nos arredores de Montevidéu e da província vizinha de Canelones. O vinhedo mais próximo fica a apenas 12 minutos de carro do centro da cidade. Nessas regiões estão localizadas mais 100 vinícolas.

Algumas delas são: Pizzorno Family States, Bodega Bouza, Establecimiento Juanicó, H. Stagnari, Bodega Garzón, Alto de la Ballena, Narbona, Irurtia, entre diversas outras. Como falamos, são mais de 100, então basta escolher aquela que mais lhe desperte interesse!

Uruguayan Tuscany

As vinícolas de Carmelo são uma ótima oportunidade para degustar alguns dos melhores vinhos do Uruguai! A experiência envolve conhecer as vinícolas com os próprios donos, em um cenário que tem sido chamado de “Uruguayan Tuscany” pelo New York Times.

Qualidade de vida e bons vinhos

O país que já é reconhecido pela qualidade de vida, vem ganhando destaque no enoturismo. Por isso, a Associação de Turismo Enólogo do Uruguai lançou uma experiência chamada Los Caminos del Vino. Trata-se de um roteiro especial que compreende as regiões de Canelones, Montevidéu e Maldonado.

Além disso, você não precisa sair da capital para experimentar os melhores vinhos uruguaias! Os wine bars são uma ótima opção para quem não tem muito tempo para explorar as vinícolas do país. Existem vários na capital uruguaia, principalmente na região do Porto. As equipes desses bares especializados irão adorar receber sua visita! Prepare-se para fazer com que você tenha uma ótima experiência com os vinhos uruguaios!

 

Conheça o Uruguai e sua tradição em vinhos com a Vai Pro Mundo! Faça um roteiro exclusivo pelas vinícolas do país e descubra novos sabores e as belezas uruguaias. Contate nossos agentes de viagem e Vai Pro Uruguai!