A Espanha é vibrante, alegre e rica em história e influências culturais. Das belezas naturais de Ibiza, Maiorca e Ilhas Baleares, passando por cenários que parecem ter saído de contos de fadas em Toledo, Granada e Córdoba até a arquitetura impressionante de Barcelona, Madri e Sevilha, o país impressiona e apaixona turistas do mundo inteiro, incluindo os brasileiros.

Não é à toa que a Espanha é o segundo país mais visitado do mundo, perdendo apenas para a França. Quem vai pra lá pode esperar viver experiências únicas em um país múltiplo, de pessoas alegres e receptivas, gastronomia que é referência para cozinheiros em diversos países, alguns dos melhores times de futebol do mundo e uma cultura inspiradora. Apesar do estereótipo que vemos por aqui, a Espanha é muito mais do que flamenco e touradas. Cada região do país tem suas próprias influências culturais, costumes, paisagens e até idiomas diferentes.

Arquitetura espanhola

A arquitetura espanhola é uma das mais impressionantes do mundo. A mistura de estilos antigos e modernos, como as arquiteturas gótica, barroca, renascentista e modernista, é fruto da rica herança cultural do país. A Catedral de Sevilha, a Alhambra, em Granada, a Sagrada Família, em Barcelona, o Museu Guggenheim Bilbao e o Mosteiro de San Juan de los Reyes, em Toledo, são algumas das obras-primas da arquitetura que você pode, e deve, visitar em sua viagem para a Espanha.

Antoni Gaudí e Santiago Calatrava

Antoni Gaudí e Santiago Calatrava são dois dos principais arquitetos responsáveis por projetar cenários que servem como cartões-postais de diferentes cidades espanholas. Com estilos bastante diferentes entre eles, Gaudí e Calatrava são personalidades muito importantes dentro e fora da Espanha.

Gaudí nasceu no ano de 1852 em Reus. Em 1878 se formou na Escola de Arquitetura de Barcelona, e alguns anos depois se tornou um dos mais importantes representantes do modernismo na Catalunha. Considerado como louco por muitas pessoas em seu tempo, ele sempre foi conhecido por projetos ousados e inovadores, inspirados nas formas da natureza. A Casa Batlló, a Casa Milà e o Parque Güell são alguns dos projetos dele que você pode conhecer quando visitar Barcelona, assim como a ainda inacabada Sagrada Familia, que é praticamente parada obrigatória na cidade. Gaudí faleceu em 1926, mas continua sendo uma forte inspiração para arquitetos do mundo inteiro.

Santiago Calatrava é um arquiteto e engenheiro espanhol de renome no cenário mundial, nascido em Valência no ano de 1951. Ele é bastante conhecido por projetos grandiosos como pontes, estádios, edifícios e museus, tanto em seu próprio país, como a Ponte do Alamillo, em Sevilha, a Torre de Montjuïc, em Barcelona, e o Museu das Ciências Príncipe Felipe, em Valência, quanto em outros lugares, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Estádio Olímpico de Atenas e a Estação World Trade Center, em Nova York. Calatrava é considerado um tesouro nacional, já que seus projetos ajudaram a atrair investimentos e fomentar o turismo na Espanha.

Os principais artistas espanhóis

A Espanha é também a terra natal de alguns dos maiores pintores e artistas plásticos do mundo, como Pablo Picasso (autor de Guernica, de 1973), Francisco de Goya (autor de A maja nua, de 1780), Salvador Dalí (autor de A Persistência da Memória, de 1931), Diego Velázquez (autor de As Meninas, de 1656), Francisco de Zurbarán (autor de Cristo en la Cruz, de 1626) e Joan Miró (autor de Carnaval do Arlequim, de 1925).

Com toda essa riqueza cultural e artística do país, não é de se espantar que alguns dos principais museus da Europa estejam na Espanha. Se for pra lá, não deixe de visitar o Museu Reina Sofía, em Madri, atual casa da Guernica, de Picasso, e de várias outras obras de pintores espanhóis como Dalí e Miró. Além deste, existem muitos outros museus que vale a pena visitar, como o Museu do Prado, em Madri, o Museu Guggenheim Bilbao, o Museu Picasso, em Barcelona, e o Museu de Belas Artes de Valência, entre outros.

Roteiro de viagem para a Espanha

Nossa dica de roteiro para quem quer mergulhar na história e cultura da Espanha, focando principalmente na arte e arquitetura do país, inclui as cidades de Madri, Sevilla, Valência e Barcelona. Comece por Madri, onde é possível visitar o Museu Reina Sofía para ver bem de perto a Guernica, além do Museu Thyssen-Bornemisza, da Gran Vía, conhecida como a Broadway Madrilena por conta dos teatros e shows que acontecem nessa avenida, e a Catedral de la Almuneda.

De Madri, você pode seguir para Sevilha, onde recomendamos visitar as Setas de Sevilha, uma estrutura gigantesca em madeira que é considerada a maior do mundo inteiro, a Plaza de España, o Real Alcázar de Sevilha, um palácio esplendoroso que foi até cenário da série Game of Thrones, e a Ponte de Alamillo, projetada por Calatrava. O trajeto entre as cidades pode ser feito de algumas maneiras, mas a que mais recomendamos é em um ônibus turístico com um guia.

Depois de conhecer Sevilha, siga para Valência, onde é indispensável visitar a Cidade das Artes e das Ciências e o Museu das Ciências Príncipe Felipe, que ficam no mesmo complexo. No caminho de Sevilha para Valência, você pode conhecer também as cidades de Córdoba e Granada, duas cidades com cenários incríveis que vão fazer você se sentir dentro de um conto de fadas.

Saindo de Valência, sua próxima parada será Barcelona, onde você finalmente terá a oportunidade de conhecer as obras impressionantes de Gaudí, especialmente a icônica Sagrada Familia, projeto arquitetônico que é utilizado para representar a Espanha visualmente em diversas situações mundo afora.

Gostou da nossa sugestão de roteiro e ficou com vontade de ir? Vale a pena reforçar que essa é apenas uma sugestão, mas sabemos bem que o melhor roteiro é aquele pensado especialmente para você de acordo com as suas preferências, e é por isso que somos especialistas em roteiros personalizados. Então entra em contato com a gente, conta para onde quer ir, e deixa que cuidamos de cada detalhe para você poder aproveitar sem se preocupar com nada.