Você já foi para a Serra Catarinense? Essa região de Santa Catarina possui atrações maravilhosas e é uma excelente opção para curtir diversos lugares em um único fim de semana, num feriado prolongado ou durante suas férias. O Luiz e a Soraya, aqui da Vai Pro Mundo, fizeram um roteiro muito bacana por lá, passando por Urubici, Urussanga e Bom Retiro. 

Como viagens boas têm que ser compartilhadas para mais pessoas fazerem o mesmo, eles contam para você como foi a experiência. Confira abaixo!

Vale da Neve em São Joaquim

Viajar pela Serra Catarinense foi uma aventura única e inesquecível. No primeiro dia, você pode sair de Curitiba e se hospedar em Nova Veneza, Urussanga ou Criciúma, seguindo viagem para a Serra do Rio do Rastro no dia seguinte. 

Dia 2: Serra do Rio do Rastro, Nova Veneza, Bom Jardim da Serra e Urussanga

Além de uma estrada com muitas curvas, a Serra do Rio do Rastro conta com vinícolas e atrações como o Mirante da Serra do Rio do Rastro e outras paisagens impressionantes, incluindo cânions de tirar o fôlego. 

Durante o segundo dia de passeios, além de visitar a Serra do Rio do Rastro, Nova Veneza e Bom Jardim da Serra, é possível conhecer a Vigna Mazon, localizada em Urussanga. Voltada para o atendimento familiar, essa vinícola maximiza recursos naturais, culturais e históricos da propriedade. Isso inclui a produção e comercialização de alimentos e bebidas, assim como serviços de hospedagem e organização de eventos. 

Dia 3: Bom Jardim da Serra e São Joaquim

No terceiro dia de viagem, você pode conhecer o Cânion da Ronda, que fica ao lado da Serra do Rio do Rastro. Situado em Bom Jardim da Serra, o lugar tem mirantes que permitem a contemplação das belezas naturais da região, como o Rio do Rastro, por exemplo. Esse ponto turístico é composto de duas unidades: o Mirante Cânion da Ronda, no Parque Eólico; e o Mirante Cânion da Ronda, nas margens da rodovia SC-390.

Também no Bom Jardim da Serra, o Cânion das Laranjeiras pode ser acessado pela Fazendo Rincão da Palha. Trata-se de um dos monumentos mais estonteantes da natureza, graças à sua magnitude incrível. Ele fica dentro do Parque Nacional de São Joaquim. Como é uma propriedade particular, o local requer autorização para que visitantes possam acessar a área. 

Falando em São Joaquim, outra dica é o São Joaquim Park Hotel, ideal para desfrutar dos pontos turísticos da cidade, como o Boulevard, as praças e as áreas destinadas ao comércio, onde dá para comprar aquela lembrancinha da região.

Dia 4: vinícolas de São Joaquim

Ao passar por São Joaquim, nós paramos em suas vinícolas, onde existem delícias irresistíveis. Villaggio Bassetti, por exemplo, que oferece vinhos nobres e cultiva a paixão que a família Pioli Bassetti herdou pela bebida. 

Outro ponto de parada é a Villa Francioni, cujos rótulos da Linha Villa Francioni, Joaquim e Aparados são reconhecidos mundialmente. Além de estar em um lugar com uma paisagem linda, esta vinícola marcada pela sofisticação da vinicultura internacional possui uma Galeria de Arte que já recebeu obras de artistas renomados, desde Juarez Machado até Camille Claudel. 

Também é possível observar a produção de vinho e degustar a bebida na Vinícola Leone di Venezia. Situada em São Joaquim, a vinícola conta com plantios iniciados em 2008, com mudas que foram importadas da Itália. Trata-se de uma atração que maximiza os recursos naturais da região e utiliza equipamentos italianos com uma tecnologia moderna para a elaboração dos vinhos, mantendo a tradição. 

Por sua vez, Vinhedos do Monte Agudo baseia-se na elaboração de vinhos de qualidade em um terroir único, com solo, temperatura e altitude que se diferenciam das outras regiões produtoras do país. Localizada em São Joaquim, esta empresa familiar iniciou na região o plantio de vinhedos com mudas originárias da França, em 2005. 

Dia 5: São Joaquim, Urubici, Bom Retiro e Campo Belo do Sul 

Vale da Neve em São Joaquim

Fechando a passagem por São Joaquim, dá para conhecer o Snow Valley, também conhecido como Vale da Neve. Ele foi inspirado pelos Parques Nacionais dos Estados Unidos e oferece aventuras em meio a estruturas criadas a partir da Araucária, árvore comum na região. Tirolesa, arvorismo e escalada são algumas das atividades disponíveis por lá. 

Em um único dia, você pode encaixar visitas à Serra do Corvo Branco, à Pedra Furada e à Cascata Véu de Noiva, atrações maravilhosas de Urubici. A Serra do Corvo Branco é chamada assim por causa do urubu-rei, ave que costumava fazer parte da região, onde se destaca uma fenda de 90 metros no rochedo. 

Já a Pedra Furada é uma formação geológica situada no Parque Nacional de São Joaquim. Além de observar a beleza da paisagem, turistas podem passear por uma trilha perto do cume do Morro da Igreja.

No caso da Cascata Véu de Noiva, há uma queda de 62 metros. No caminho até lá, é possível visualizar pássaros deslumbrantes que compõem a fauna local, como sabiás, curiós e tico-ticos. Uma característica dessa cachoeira é que não se trata de uma queda livre de água, uma vez que a água cai sobre grandes rochas. Seu nome surgiu devido à espuma formada quando a correnteza é forte, remetendo a um grande véu de noiva. 

E, sem sair de Urubici, ainda tivemos a chance de conhecer a Cachoeira do Avencal, denominada desse jeito por conta da avenca, vegetação típica da região. A cachoeira é formada por um pequeno rio, conhecido como Rio do Funil, em função de uma parede enorme em semicírculo. 

São nada menos que 100 metros de queda livre e existe a possibilidade de observar a parte lateral da cascata por meio de uma passarela de vidro sobre o penhasco, que fica no Parque Quedas do Avencal. Além disso, o Parque Cascata do Avencal inclui um mirante de onde é possível ver toda a cascata e até fazer tirolesa!

Também dá para curtir Urubici passando pelo Rancho da Montanha Urubici, que proporciona diversão e aventura com guias treinados. Além de passeios a cavalo, a grande atração são os quadriciclos, que proporcionam experiências emocionantes em meio à natureza.

Uma cidade próxima que você pode visitar é Bom Retiro. É lá que fica a Vinícola Thera, que abrange 10 hectares de vinhedos. Com mudas da Itália e da França, o local se chama assim como uma homenagem a Therezinha Borges de Freitas, esposa do empreendedor que idealizou a vinícola. Visitantes encontram variedades de vinhos brancos e espumantes que incluem Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, entre outras. 

Também em Bom Retiro, a Pousada Trinca Ferro está num ponto estratégico para oferecer a turistas o melhor das belezas da região serrana, com ótima infraestrutura, o local disponibiliza mais de 80 rótulos de vinhos e espumantes para compra, oriundos das vinícolas mais renomadas da Serra Catarinense. 

Por fim, o passeio pode terminar com chave de ouro a partir de uma visita à Vinícola Abreu Garcia Vinhos de Altitude, que se encontra em Campo Belo do Sul. O lugar foi fundado em 2006 e ocupa 10 hectares. Esta vinícola é reconhecida internacionalmente graças à qualidade de suas bebidas, especialmente os espumantes inovadores e ousados. 

Curtiu as dicas de passeios pela Serra Catarinense? Faça uma viagem para lá conosco. Clique aqui para saber mais detalhes!