O Vale do Douro é um dos tesouros escondidos de Portugal. Quem vai para lá pode esperar uma paisagem estonteante, passeios por vinícolas com muita história, degustação de vinhos da melhor qualidade, gastronomia espetacular e, quem sabe, a experiência de se hospedar em um barril de vinho gigante. O nome da região está relacionado com o Rio Douro, o terceiro maior rio ibérico, que atrai visitantes de todo o mundo, principalmente aqueles que querem viver dias tranquilos e românticos apreciando a vista deslumbrante do lugar.

É na região do Douro, localizada ao norte de Portugal, que se encontra o Alto Douro Vinhateiro, região vinícola mais famosa e antiga do país, considerada patrimônio cultural da UNESCO por ter sido a primeira do mundo a receber regulamentação, em 1756. Continue a leitura para conferir tudo que você precisa saber sobre esse lugar maravilhoso que, com toda certeza, vai entrar para a sua lista de próximos destinos:

O que fazer no Vale do Douro?

Para começar, é importante dizer que existem diferentes maneiras de aproveitar seu passeio no Vale do Douro. Você pode escolher se hospedar na região, que conta com uma estrutura hoteleira maravilhosa, ou pode optar por um bate-volta, caso esteja hospedado em cidades próximas como Lisboa ou Porto. A melhor maneira de se locomover por lá, e conseguir conhecer pelo menos os 3 principais (Peso da Régua, Vila Real e Lamego) dos 19 municípios que compõem a região do Douro, é de carro. Já para as viagens de bate-volta, ir de trem ou de barco são boas opções.

A Rota do Vinho é uma das principais atrações turísticas da região, o que não é nenhuma surpresa, já que estamos falando de Portugal, um país muito conhecido por seus vinhos e que carrega o título de maior consumidor per capita da bebida.

Um dos passeios mais procurados acontece nas águas do próprio Rio Douro, onde é possível apreciar a vista a bordo dos famosos rabelos, barcos que eram usados antigamente para transportar garrafas de vinho até as cidades vizinhas. Outra experiência indispensável é a visita às principais vinícolas da região, como a Quinta do Crasto, Quinta da Pacheca, Quinta de Nápoles, Quinta do Vallado, Quinta do Pôpa e Quinta do Seixo, com direito a degustação dos rótulos mais famosos do Douro. Caso não consiga visitar todas essas, escolha pelo menos três delas. Você não vai se arrepender!

Se estiver com um tempo sobrando, a dica é visitar o Museu do Douro, lugar perfeito para quem se interessa em saber mais a fundo sobre história e cultura local. Nesta visita, você vai aprender sobre técnicas de cultivo da uva, de produção do vinho e a história das quintas mais famosas da região.

Vinho do Porto:

Apesar do nome, o Vinho do Porto não é produzido no Porto. Na verdade, o Vale do Douro é o único lugar que produz esse tipo de vinho português. A bebida recebe esse nome porque era para a cidade do Porto que era levada antes de ser exportada para o resto do mundo.

Existem dois aspectos que caracterizam o Vinho do Porto: a produção e o local. Durante o processo de produção, a bebida recebe a adição de uma aguardente vínica que interrompe a fermentação por conta de seu alto teor alcoólico, fazendo com que o vinho seja mais doce. Apesar de outras regiões também produzirem vinhos utilizando essa técnica, apenas os que são produzidos na região do Douro podem ser chamados de Vinhos do Porto. Portanto, se for ao Vale do Douro, mesmo com todos os outros tipos de vinho que vai encontrar por lá, dê uma atenção especial para o icônico Vinho do Porto.

Onde se hospedar no Vale do Douro:

A região do Douro conta com vários hotéis incríveis para agradar a todos os gostos, como o Six Senses e o Vila Galé, mas a dica especial para quem quer viver uma experiência imersiva e diferente do comum é reservar um bangalô no The Wine House Hotel, na Quinta da Pacheca. Além de ter a experiência de se hospedar em um bangalô super confortável com o formato de um barril de vinho, quem se hospeda nos Wine Barrels da Quinta da Pacheca já acorda com uma vista maravilhosa das vinhas.

Tudo que você precisa saber sobre o Vale do Douro:

Convidamos o especialista Alexandre Teixeira, que é jornalista, sommelier em formação e apaixonado por vinhos portugueses, para nos contar um pouco sobre sua experiência com o Vale do Douro. No vídeo, ele fala sobre os vinhos que são produzidos na região e dá recomendações especiais das suas vinícolas, rótulos e restaurantes preferidos, para você conhecer o que há de melhor por lá quando for para Portugal. Confira o vídeo completo aqui:

Visite a região do Douro em Portugal:

Se você ficou com vontade de conhecer essa região incrível de Portugal, fale com a gente! Com base nas suas preferências, vamos montar um roteiro que é a sua cara e cuidar de cada detalhe para você poder aproveitar sua viagem sem preocupação nenhuma.

 

Faz as malas, deixa que a gente cuida da parte complicada e vai pra Portugal. Vai tranquilo!