Vários motivos tornam Portugal um destino muito apreciado pelos brasileiros. A facilidade com o idioma, os aromas e sabores familiares da gastronomia e a inegável ligação histórica unem as duas pátrias. O pequeno país da Península Ibérica concentra atrações para todos os perfis de viajantes. Há alguns anos, Portugal vem se consolidando como um dos melhores destinos da Europa e, em 2018, ganhou 36 prêmios no World Travel Awards (o Oscar do turismo). Portugal bateu todos os concorrentes e foi nomeada “Europe’s Leading Destinantion” (Destino Líder na Europa). Reconhecimento importante para um país que tem investido em turismo, com excelente infraestrutura para atender os viajantes.

A capital portuguesa é uma cidade perfeita para passear, com inúmeros atrativos históricos e culturais. Seguindo a premiação, Lisboa recebeu o título de “Europe’s Leading City Destination” (melhor destino de cidade na Europa), batendo Amsterdã, Barcelona, Paris, entre outras capitais europeias. Não é para menos, Lisboa é uma capital moderna e cosmopolita que consegue casar tradição e inovação de maneira harmônica. Para ver dicas de passeios e pontos turísticos de Lisboa, leia este post.

Dirigindo em Portugal

A não obrigatoriedade do visto para visitas que não excedam 90 dias de estadia, como em outros países da Europa, é um atrativo de Portugal. Outra vantagem lusitana é que turistas brasileiros não precisam da Permissão Internacional para Dirigir (PID) para dirigir pelo país. É possível trafegar pelas estradas portuguesas com a CNH brasileira, observando a data de validade do documento para que não vença no meio da viagem. Uma dica é estar sempre munido do passaporte ao dirigir por Portugal. Dessa maneira, a autoridade local saberá que você está em situação regular no país.

Mas independente de estar dirigindo, a locomoção em Portugal é muito fácil, principalmente, por tratar-se de um país pequeno. É possível realizar viagens entre as cidades tanto de carro, ônibus ou trem. O transporte público de Portugal é uma excelente opção para conhecer as cidades no entorno de Lisboa. Neste post, listamos 6 cidades perfeitas para fazer um bate-volta da capital portuguesa!

Sintra (30km)

Passeio clássico saindo de Lisboa, Sintra é um destino de contos de fadas. Com a paisagem repleta de montanhas e castelos, vale a pena ficar um dia admirando as belezas da cidade. O Castelo dos Mouros e o palácio da Pena são alguns dos destaques de Sintra, um lugar extremamente charmoso e romântico. Para chegar à cidade basta pegar o trem regional na Estação Lisboa Rossio (Linha de Sintra), ou embarcar nas estações Oriente, Roma-Areeiro, Entrecampos e Sete Rios, todas com ligação ao metrô. Você descerá próximo ao centro histórico de Sintra.

Estoril (27,6 km)

Apenas 25 minutos separam Lisboa de Estoril, cidade conhecida por seus cassinos e praias emblemáticas. Chamada de Riviera Portuguesa, Estoril parece viver em eternas férias, talvez por ter sido residência de veraneio da família real portuguesa. Por isso, muitas mansões fazem parte da paisagem da cidade, muitas famílias ricas seguiram o exemplo da coroa e fizeram seus pequenos palácios na região. É possível chegar de trem, partindo da estação Cais do Sodré.

Cascais (31 km)

Próxima a Estoril, Cascais é um bate-volta bastante requisitado, especialmente, durante o verão europeu. Maior e mais animada, a cidade tem muitas opções de entretenimento, começando pelo centrinho. Aproveite para provar os famosos sorvetes da tradicional Santini e conhecer a cidadela, a Marinha de Cascais e o Farol de Santa Marta. A Boca do Inferno é ponto obrigatório para visitar em Cascais. Trata-se de uma formação rochosa única às margens do oceano. É possível chegar até Cascais saindo da Estação Cais do Sodré. Se estiver de carro, vale esticar o passeio pela região costeira, incluindo Praia do Guincho, Azenhas do Mar e Cabo da Roca.

Óbidos (84 km)

Uma vila medieval encantadora, cheia de casinhas e lojinhas charmosas. O castelo e a muralha que protegiam a cidade foram restaurados, aumentando a beleza da vila. Trata-se de um lugar pequeno e turístico, meio dia é o suficiente para conhecer tudo. Se quiser esticar a viagem, vale seguir até Alcobaça, a cerca de 40 km, e conhecer o antigo Mosteiro da Batalha. É possível chegar até Óbidos a partir do terminal rodoviário Campo Grande.

Nazaré (127 km)

Conhecida pelas suas ondas gigantes, Nazaré tem muito mais a oferecer. O Sítio é o bairro mais famoso, localizado em cima de uma falésia e reduto de muita badalação. Do Miradouro do Suberco você tem uma visão magnifica da Praia do Norte e da Vila de Nazaré. Mas as praias são mesmo a maior atração da cidade! Não é à toa que o lugar é chamado de “Hawaii” português. Pode-se chegar de carro ou seguir de ônibus a partir da Rodotejo até Peniche e de lá pegar um ônibus até Nazaré.

Évora (135 km)

Roteiro perfeito para os amantes de história e vinhos, Évora transpira cultura e gastronomia. O centro histórico de Évora foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1986 e, por isso, a alcunha de “cidade-museu”. É possível caminhar por ruelas medievais, conhecer o Templo Romano de Diana e a Capela dos Ossos. Além da Catedral da Sé e o lindo Mosteiro dos Lóios. É uma cidade universitária, logo há boas opções de restaurantes, cafés e bares. Évora também é a capital do Alto Alentejo e uma bela amostra para quem não conhece a região.

Conheça as encantadoras cidades de Portugal com a Vai Pro Mundo! Nós te ajudamos a organizar um roteiro exclusivo pelo país, com as melhores condições e o selo de qualidade Vai Pro Mundo.

Converse com um de nossos agentes de viagens e Vai Pra Portugal!